2ª DRJ Vale do Paraíba abre temporada de 2021 com reunião online

Cláudio Calasans Camargo, delegado regional

Encontro virtual reuniu 40 participantes e abordou o calendário e o detalhamento dos principais eventos desta temporada

No dia 3 de janeiro, a 2ª DRJ Vale do Paraíba da Federação Paulista de Judô (FPJudô) deu início às atividades de 2021 com a primeira reunião online da temporada. Quarenta participantes, entre eles o presidente da FPJudô, Francisco de Carvalho, e o vice-presidente, Alessandro Panitz Puglia, discutiram o calendário e a realização dos próximos eventos.

No encontro foi repassado aos filiados o conteúdo apresentado e orientado na reunião dos delegados regionais. Além disso, realizou-se uma prévia do que se pretende realizar na região em termos de cursos de capacitação profissional e técnica online e possíveis atividades presenciais, tanto técnicas quanto esportivas, no segundo semestre, caso as condições permitam.

Professores no encontro

A entrega oficial de faixas pretas aos aprovados no exame de 2020 provavelmente ocorrerá presencialmente em março. Antes disso, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) deve enviar os certificados à FPJudô e o governo do Estado precisa autorizar as atividades presenciais. O credenciamento técnico deste ano vai ocorrer na modalidade online e não será cobrada taxa de participação.

A FPJudô está analisando uma situação diferenciada, com descontos nas anuidades dos atletas para o ano de 2021, e em breve divulgará sua decisão. Enquanto isso, a delegacia regional não deve recolher as taxas federativas. As transferências no período free, que vai até o dia 28 de fevereiro, durante o qual atletas e aspirantes ficam isentos da taxa e os da divisão especial, mesmo com títulos, só pagam a taxa mínima de transferência, também têm a cobrança suspensa.

As entidades federadas com pendência na documentação obrigatória da FPJudô – referente à ata da eleição e posse da atual diretoria em exercício e estatuto registrados em cartório – estão sendo notificadas e precisam enviá-la com a máxima urgência para o diretor do departamento jurídico da FPJudô, Júlio Yokoyama.

Para as graduações san-dan e acima, os candidatos ao exame em 2021 executarão o kata obrigatório como tori e uke e serão liberados das demais apresentações técnicas. Além disso, a FPJudô pretende realizar no segundo semestre eventos técnicos e esportivos presenciais, com as devidas medidas de segurança, desde que as fases de flexibilização e orientações das autoridades governamentais e sanitárias permitam.

Já estão disponíveis para retirada com a secretária da 2ª DRJ, os certificados provisórios emitidos pela FPJudô, dos judocas promovidos no último exame de graduação, bem como as máscaras doadas pela Shihan Kimonos.

Márcio André Filho, delegado adjunto

Representante da 2ª DRJ Vale do Paraíba na reunião dos delegados realizada em São Bernardo do Campo, o professor e delegado adjunto, Márcio André Filho avaliou que a reunião dos delegados destacou vários pontos da excelente administração realizada pelo presidente e professor kodansha, Francisco de Carvalho Filho, com o importante apoio dos professores Alessandro Panitz Puglia (vice-presidente), Joji Kimura (diretor técnico) e Júlio Yokoyama (presidente do TJD).

“Na reunião dos delegados foram apresentados vários pontos, como os planejamento e execução dos projetos inéditos desenvolvidos pela Federação Paulista Judô em 2020, em decorrência das adversidades causadas pela pandemia. E também foi feita a projeção da volta dos eventos presenciais e a retomada do nosso calendário nesta temporada. Foi uma grande satisfação poder representar a 2ª DRJ no encontro e reencontrar os amigos delegados e dirigentes, após um ano inteiro sem atividade presencial”, disse o dirigente.

Professores kodanshas no encontro

Dez professores kodanshas marcaram presença na reunião online da 2º DRJ Vale do Paraíba:

Francisco de Carvalho Filho, presidente da FPJudô; Alessandro Panitz Puglia, vice-presidente da FPJudô; Michiharu Sogabe, Secretaria de Esportes de São José dos Campos; Amadeu Antônio Lopes Esteves, Tênis Clube de São José dos Campos; Harley Barbosa Gonçalves do Amaral, Tebar Praia Clube; Leandro Alves Pereira, FADENP e SEGVAP; Nélson Antônio Claudino, Ginásio de Esportes Residencial Cooperi/Guaratinguetá; Arnaldo Gentil Menani, Associação Yamazaki de Judô; Jair Nunes de Siqueira, Jacareí; e Cláudio Calasans Camargo, Academia Calasans Camargo.

Professores no encontro

Membros da delegacia

A reunião virtual da 2ª DRJ Vale do Paraíba contou com a participação do Cláudio Calasans Camargo, delegado regional; Márcio André Filho, delegado adjunto, coordenador da pesagem, informática e marketing; Leandro Alves Pereira, coordenador de arbitragem; Maurício Bruno Bento, coordenador adjunto de arbitragem; Arthur de Melo Reis Zumbano, coordenador de oficiais técnicos; Karina Missono André, coordenadora da pesagem feminina; Fernando Tavolaro de Castro, coordenador de equipamentos de arbitragem em eventos; e Harley Barbosa Gonçalves do Amaral, presidente da comissão disciplinar.

Professores que participaram do encontro

André Luiz da Silva, Associação Kamakura de Judô SJ dos Campos; Alex Rafael Paulino Viana, Escola Bushidô Cruzeiro; Airam Rodrigues da Cunha, Secretaria de Esportes e Recreação de Jacareí; Bruno Alves de Araújo, Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida de SJ dos Campos; Carlos Eduardo de Miranda Guedes, Instituto Cultural de Artes Marciais Kidokkyo de Cruzeiro; Cláudio Alexandre, São José dos Campos; Cláudio César de Oliveira Pereira, ADPM de SJ dos Campos; Fernanda Cristina Fontes Torres, SESI de Cruzeiro; Daniel da Silva Monteiro, SEST/SENAT Projeto Polo Olímpico de Taubaté; Mário Ikejiri, Taubaté; Jason Paulina dos Santos, Judô Thalita Tomaz de Taubaté; Jorge Parpinelli, Hajime Academia de SJ  dos Campos; Alberto Koiti Sogabe, Secretaria de Esportes de Taubaté e EAFI Escola de Atletas e Formação Integral de Taubaté; Isabela Castro Muniz, Academia Calasans Camargo de SJ dos Campos; Luciano da Conceição, Secretaria de Esportes de Lorena; Luciano Makoto Borges Hirakawa, Associação Hirakawa de Judô e Colégio; Marcelo Barbosa Moreira, São José dos Campos; Márcio Afonso Pereira, São Bento do Sapucaí; Murani Gomes, Caçapava; Milton Minoru, São José dos Campos; Nélson Shimizu Yamazaki, Associação Yamazaki de Judô, Clube Recreativo Orion e Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida de SJ dos Campos; Vanderson José dos Santos, CAIC Dom Pedro de SJ dos Campos; Rogério Luiz Ribeiro dos Santos, Escola Valter Fortunato de SJ dos Campos; Rogival Lopes de Mattos Filho, Kihon Kodokan Judô/Guaratinguetá; Sandro Marcelo dos Santos, Instituto Athlon de Desenvolvimento Esportivo e Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida de SJ dos Campos; Thalita TaísTomaz, Judô Thalita Tomaz de Taubaté; e William Rodrigo Corrêa, Associação Kamakura de Judô de SJ dos Campos.

Delegacias Regionais
9 de fevereiro de 2021
Por ISABELA LEMOS I Fotos ARQUIVO
Curitiba – PR

Compartilhar
Fique por dentro de eventos e notícias locais das Delegacias Regionais

Nossos Parceiros

Logo Parceiros