Larissa Pimenta, do Esporte Clube Pinheiros, conquista bronze em Paris 2024. Foto: Wander Roberto/COB
Em sua segunda participação olímpica, Larissa Pimenta fez história ao trazer para o Brasil a décima oitava medalha de bronze do país nos Jogos Olímpicos.
A atleta, que treina e compete pelo Esporte Clube Pinheiros, brilhou ao conquistar a segunda medalha para o judô brasileiro em Paris 2024.
Nascida em São Vicente, Larissa alcançou o pódio, na categoria até 52kg, após uma vitória emocionante sobre a italiana Odette Giuffrida, atual campeã mundial, na disputa pela medalha de bronze.
Seu caminho até a conquista foi marcado por lutas memoráveis. Na estreia, superou Djamila Silva, de Cabo Verde, com um ippon decisivo. Nas oitavas, derrotou a britânica Chelsie Giles por waza-ari. Apesar da derrota nas quartas de final para a francesa Amandine Buchard por waza-ari, Larissa mostrou sua determinação ao vencer a alemã Mascha Ballhaus na repescagem, com um ippon no Golden Score.
Em declaração ao site da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Larissa compartilhou sua emoção e gratidão pelo feito alcançado:
“Hoje foi um dia muito especial para mim. Desde a primeira luta, já sentia que estava diferente. Não entendia como, nem por que, mas me sentia assim. Durante a preparação, minha melhor estratégia foi viver um dia de cada vez e, desde a primeira luta, não pensava em nada e só dizia para mim mesma que merecia. Consegui. Ainda não acredito, mas consegui.”
A Federação Paulista de Judô parabeniza Larissa Pimenta e todos os responsáveis que de algum modo contribuíram para desenvolvimento da atleta até a tão sonhada medalha olímpica.
Larissa Pimenta é bronze em Paris 2024 – imagem: ijf.org
Larissa Pimenta é bronze em Paris 2024 – imagem: ijf.org