Leandro Guilheiro (imagem FPJudô) e Rafael Silva (imagem IJF)
A Federação Paulista de Judô celebra a inclusão de dois importantes representantes do judô paulista na Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (COB), para o ciclo até os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. O ex-atleta, medalhista olímpico e atual técnico do ECP, Leandro Guilheiro, e o medalhista olímpico Rafael Silva, também conhecido como “Baby”, foram escolhidos para compor a Comissão, que busca garantir a voz dos atletas nas decisões do COB.
Na inicio de setembro , o COB anunciou a seleção dos atletas que farão parte da Comissão, conhecida como CACOB. A votação contou com a participação de 357 atletas, que tiveram a oportunidade de escolher entre 42 candidatos. No total, foram eleitos 11 mulheres com Fernanda Nunes, do remo, sendo a mais votada, e 10 homens, representando a nova geração de atletas que participaram das edições mais recentes dos Jogos Olímpicos. Além disso, outros três atletas, sendo uma mulher e dois homens, foram eleitos entre aqueles que competiram em edições anteriores aos Jogos do Rio, em 2016.
Leandro Guilheiro, com uma carreira marcada por conquistas e duas medalhas de bronze nos Jogos de Atenas 2004 e Pequim 2008, traz para a Comissão sua vasta experiência como atleta e treinador, contribuindo para a preparação e desenvolvimento dos novos talentos do judô. Rafael Silva, por sua vez, é um dos grandes nomes do judô brasileiro, tendo conquistado as medalhas de bronze nos Jogos Olímpicos de 2012, 2016 e 2024 se tornado uma referência para as novas gerações.
A presença desses dois atletas na CACOB é um marco importante para o judô paulista e para o esporte nacional, pois assegura que as vozes dos atletas sejam ouvidas e que suas necessidades e anseios sejam considerados no planejamento e nas ações do COB. A Federação Paulista de Judô parabeniza Leandro e Rafael pela conquista e deseja muito sucesso em suas novas funções, que certamente contribuirão para o fortalecimento do esporte no Brasil.