O Campeonato Mundial de Veteranos 2024, realizado em Las Vegas, reuniu cerca de 1.200 atletas de diversas partes do mundo, e o Brasil teve uma forte representação, com mais de 80 competidores. Destacando-se nesse cenário, atletas paulistas conquistaram resultados expressivos.
Silvio Uehara, da categoria M7 (66kg), foi campeão. Outro paulista que fez jus à tradição do estado foi Acácio Junior, da categoria M7 (até 90kg), que garantiu a medalha de vice-campeão. Além dos dois primeiros colocados, outros atletas de São Paulo também tiveram um bom desempenho no campeonato. Jefferson Delgado M6 (até 81kg) e João Veloza M7 (até 73kg) conquistaram a terceira colocação em suas respectivas categorias.
Veloza, 63 anos, contou sua trajetória no campeonato: “Já participei de outros campeonatos mundiais, onde fiquei em terceiro lugar três vezes e ganhei o primeiro lugar uma vez, em Cancún. No ano passado, também terminei em terceiro. Para este ano, me preparei o ano todo com o objetivo de ser campeão. No entanto, duas semanas antes da competição, desenvolvi uma tendinite no cotovelo e precisei parar de treinar nas duas últimas semanas para ter condições de lutar. Eu não queria desperdiçar todo o sacrifício feito ao longo do ano, então entrei na competição e fiz a primeira luta. Na segunda luta, já comecei a sentir dor, e na semifinal, perdi porque não consegui usar o braço direito. Na disputa pelo terceiro lugar, decidi lutar mesmo com dor. No final, voltei para casa com a medalha de bronze.” Declarou o atleta paulista.
Já Caio Brígida (até 81kg) e Lucas Godoy (até 73kg) também se destacaram, ambos campeões na categoria M1.
O novo coordenador de kata da Federação Paulista de Judô, Rioti Uchida, irá participar do campeonato como delegado da Confederação Pan-Americana de Judô (CPJ) com a função de supervisão. Uchida reafirmou a importância do intercâmbio de informações e da padronização das técnicas que esse tipo de torneio permite.
O sucesso dos atletas paulistas no Campeonato Mundial de Veteranos reforça a importância do judô de São Paulo como um celeiro de talentos no cenário esportivo nacional e internacional. A Federação Paulista de Judô parabeniza seus atletas e técnicos.