Neste sábado, a Primeira Delegacia da Capital realizou um encontro de Kodanshas no Centro de Aperfeiçoamento Técnico (CAT) da Barra Funda, organizado pela Federação Paulista de Judô (FPJ). A reunião contou com a participação de cerca de 40 Kodanshas da capital paulista.

Entre os presentes estavam o presidente da FPJ, Henrique Guimarães, o delegado regional da Capital, Alex Russo, os senseis Sérgio Baldijão e Rafael Juquita, e os medalhistas olímpicos Rafael Silva e Douglas Vieira. O assessor especial da Presidência, Hissato Yamamoto, também compareceu.

Henrique Guimarães destacou o papel do evento para a comunidade de judô, afirmando: “Este encontro é fundamental para fortalecer nossos laços e promover o desenvolvimento do judô na região.” Ele também mencionou o trabalho da Federação na criação da Comissão das Mulheres: “Estamos comprometidos com uma abordagem inclusiva, garantindo que todos tenham voz dentro da nossa instituição.”

O medalhista olímpico Rafael Silva, conhecido como Baby, também comentou sobre o evento: “Eu acho que é uma iniciativa muito boa da Primeira Delegacia de promover esse encontro de Kodanshas. Acho que teve muitos temas importantes de judô que foram discutidos aqui. Eu espero que o que foi discutido se torne em ações práticas. E acho que mais encontros como esse só trazem coisas boas para o judô. A gente pode pontuar o que precisa melhorar e trazer soluções práticas. Não só tentar melhorar o que está acontecendo agora no judô, mas projetar como queremos que o judô esteja daqui a 10 anos. Então, esse tipo de encontro traz bastante coisa boa. E, mais uma vez, é muito importante que a gente converta tudo o que foi falado aqui em soluções práticas.”
O encontro facilitou o intercâmbio de experiências e ideias entre os mestres de judô, contribuindo para o desenvolvimento do esporte na região.