São Paulo é representado por 35 árbitros no Seminário Técnico Nacional promovido pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), que acontece hoje e amanhã em Brasília. O evento reúne mais de 350 participantes entre técnicos e árbitros de todo o Brasil, sendo uma oportunidade para discutir temas relevantes para a arbitragem e as competições.
Entre os tópicos abordados, estão as atualizações do Regulamento Nacional de Competições e as novas regras de arbitragem. Na oportunidade, foi anunciado o novo Coordenador Nacional, Sen sei André Mariano, que assume o lugar do Sen sei Edison Minakawa, que deixa o comando da arbitragem nacional, deixando um grande legado, tanto nacional como Internacional.
Marrilaine Ferranti, coordenadora de arbitragem da Federação Paulista de Judô, ressaltou a importância da participação dos árbitros paulistas no seminário, que, embora não tenha o foco principal em arbitragem envolve questões para os técnicos, como procedimentos de inscrição de atletas e critérios de peso, credenciamento e outros temas.
Marilaine destacou que, apesar de a presença no seminário não ser obrigatória, ela é fundamental para aqueles que aspiram a ser convocados para competições nacionais, bem como exames de graduação na arbitragem. O evento oferece informações sobre normas e diretrizes, permitindo que os árbitros tirem dúvidas diretamente com o coordenador nacional.
Com a maior delegação de árbitros de fora do estado anfitrião, São Paulo reafirma seu compromisso com a participação na arbitragem. Ao final do seminário, os participantes levarão as informações adquiridas de volta para o estado, adquirindo mais conhecimento, padronização e atualização, contribuindo para a formação de novos árbitros, e o aprimoramento do judô paulista.