A Copa São Paulo de Kata 2024 foi disputada por 90 duplas © fpjcom
Com o apoio da Prefeitura e da Secretaria de Esporte e Lazer de São Bernardo do Campo, a Federação Paulista de Judô (FPJudô) realizou no dia 24 de março a terceira e última competição da segunda fase da Copa São Paulo de Judô 2024, com as disputas de kata.
Como ocorre tradicionalmente, a competição realizou-se no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, em São Bernardo do Campo, e a cerimônia de abertura reuniu autoridades esportivas e renomados professores kodanshas do Estado. Esta edição da Copa São Paulo de Kata contou com a participação de 90 duplas, que disputaram medalhas nas modalidades de nage-no-kata, ju-no-kata, katame-no-kata, kime no kata e kodokan goshin jutsu.
A Associação de Judô Alto da Lapa venceu três das quatro últimas edições da Copa São Paulo de Kata, subindo no degrau mais alto do pódio em 2019, 2023e 2024. Em 2020 e 2021 não houve a Copa São Paulo em função da pandemia de convid-19.
A equipe comandada pelo professor kodansha hachi-dan (8º dan) Rioiti Uchida, um dos maiores campeões e conhecedores da prática do kata na América do Sul, é de longe a maior vencedora da Copa São Paulo de Kata, fruto da qualidade dos judocas orientados pelo sensei do Alto da Lapa.
Multicampeão mundial de kata, Rioiti Uchida acumula cerca de 40 anos dedicados ao judô. Nascido em Tapiraí (SP), Uchida trabalhou desde a infância em lavouras de chá e teve como mestre o célebre Chiaki Ichii. Uchida acredita que a maior vitória que se pode alcançar no esporte é a superação. Conquista que vai muito além da rivalidade esportiva.
A Associação de Judô Alta da Lapa chegou à primeira colocação conquistando 14 medalhas, sendo oito de ouro, três de prata e três de bronze. A Associação de Judô Vila Sônia foi a vice-campeã totalizando nove medalhas: três ouros, quatro pratas e dois bronzes. Já o Clube Ser Jacareí assegurou o terceiro lugar obtendo três medalhas de ouro.
A Associação de Judô Alta da Lapa existe há cerca de duas décadas, mas como extensão da grade curricular do Externado Mickey, escola de ensino fundamental com mais de 50 anos de existência. Sua história remonta ao ano de 1969, quando a escola foi fundada por José Fernandez Diaz, o sensei Pepe, e sua esposa, Maria Carmelita, que resolveram colocar entre as disciplinas ministradas pelo externato um esporte olímpico. A escolha do judô, que começou a ser ensinado no ano seguinte, se deu pelo caráter educativo do esporte criado por Jigoro Kano.
Tamanha peculiaridade com propósito pedagógico tão amplo só poderia resultar no surgimento da Associação de Judô Alto da Lapa, escola de judô mais laureada em mundiais de kata da América do Sul, fazendo uma justa homenagem ao professor kodansha de origem japonesa Yoshio Kihara, que em 1956 desembarcou no Brasil com a missão a ele delegada pelo Instituto Kodokan de disseminar a prática do kata no Brasil.
Entre as 99 duplas que competiram nesta edição de 2024 da Copa São Paulo de Kata as campeãs das 22 modalidade em disputa foram:
Maristela Helechyj e Taisa Moris – Vila Sônia – ju-no-kata dangai feminino
Dorival Júnior e Gabriel Gomes – Alto da Lapa – ju-no-kata dangai masculino
Lívia Silva e Gabriel Gomes – Alto da Lapa – ju-no-kata dangai misto
Mariana Hayakawa e Nádia Hori – Vila Sônia – ju-no-kata yudan feminino
Taluan Nogueira e Carlos Pereira – Tiago Camilo – ju-no-kata yudan masculino
Roberto Pereira e Nádia Hori – Vila Sônia – ju-no-kata yudan misto
Roberta Mendes e Laura Araújo – Projeto Budô – katame-no-kata dangai feminino
Wilmar de Sena e João Martins – Ser Jacareí – katame-no-kata dangai masculino
Gabriel Gomes e Lívia Silva – Alto da Lapa – katame-no-kata dangai misto
Isabelle Lima e Isabela Hirakawa – Yamazaki Judô – katame-no-kata yudan feminino
Wagner Uchida e Roger Uchida – Alto da Lapa – katame-no-kata yudan masculino
Henrique Costa e Gabriela Costa – Namie de Judô – katame-no-kata yudan misto
Sidney Fukayama e Airam Cunha – Ser Jacareí – kime-no-kata yudan masculino
Roger Uchida e Wagner Uchida – Alto da Lapa – kodokan goshin jutsu yudan
Miguel Assis e Jennifer Souza – Ser Jacareí – nage-no-kata dangai asp. adulto
Camila Pereira e Jasmim Silva – C.E. Penha – nage-no-kata dangai asp. sub 15
Júlia Silva e Gabriela Silva – Judô Giberti – nage-no-kata dangai feminino
Renato Silva e Gabriel Ferreira Miquelim – Corinthians – nage-no-kata dangai masculino
Lívia Silva e Gabriel Gomes – Alto da Lapa – nage-no-kata dangai misto
Isabelle Lima e Isabela Hirakawa – Yamazaki Judô – nage-no-kata yudan feminino
Wagner Uchida e Paulo Ferreira – Alto da Lapa – nage-no-kata yudan masculino
Aline Sukino e Felipe Anversa – Alto da Lapa – nage-no-kata yudan misto
Clique AQUI e acesse a pasta de fotos da Copa São Paulo de Kata 2024 no Flickr da Federação Paulista de Judô.