Associação Kamakura de Judô vence o Campeonato Paulista Aspirante Sub 9 e Sub 11

As famílias dos judocas lotaram o Ginásio de Esportes Nélson Rüegger de Araras © FPJCOM

Equipe de São José dos Campos dividiu o pódio com as associações Judô Campinas, Namie de Judô, Marcos Mercadante e Projeto Olhar do Futuro.  

Por Paulo Pinto / FPJCOM
21 de outubro de 2022 / São Paulo (SP)

Com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e da Prefeitura de Araras a Federação Paulista de Judô (FPJudô) realizou nos dias 15 e 16 a fase final do Campeonato Paulista Aspirante 2022. A disputa do domingo (16) envolveu apenas os judocas das classes sub 9 e sub 11. No total 1.484 atletas de 90 agremiações disputaram medalhas e vagas para o Meeting Interestadual Interclubes, programado para os dias 11 a 13 de novembro em Brusque, Santa Catarina.

Pequenos judocas perfilados no shiai-jô © FPJCOM

Realizada no Ginásio de Esportes Nélson Rüegger, em Araras, a cerimônia de abertura reuniu autoridades políticas e esportivas, entre as quais Alessandro Panitz Puglia, presidente da FPJudô; Sidnei Paris, delegado da 8ª DR Oeste, anfitrião do evento; Arnaldo Luiz de Queiróz Pereira, secretário-geral da FPJudô; Sérgio Barrocas Lex, vice-presidente da FPJudô; Marco Aurélio Uchida, coordenador técnico da FPJudô; Marilaine Ferranti Antonialli, coordenadora adjunta de arbitragem da FPJudô; Alberto Silva Bittencourt, delegado da 11ª DR Litoral; Celso de Almeida Leite, delegado da 15ª DR Grande Campinas; Takeshi Yokoti, delegado da 16ª DR Sul Itapeva e coordenador estadual de arbitragem; e o professor Carlos Eduardo Honorato, vice-campeão olímpico nos Jogos de Sydney 2000.

O nível técnico da competição surpreendeu muitos professores que foram a Araras © FPJCOM

Abrilhantaram a cerimônia de abertura e completaram a mesa de honra os professores kodanshas Marcos Mercadante (Araras), Sérgio Ferrante (Guaíra), Gerardo Oscar Birbier (Lindoia), Pedro Edson Neri de Paiva (Santos), Edson Silva Barbosa (Registro), Júlio César Jacopi (São Bernardo do Campo), Maurílio Cesário (Pirassununga), João David de Andrade (Osasco), Edinho Alcarde Everaldo (Piracicaba) e Ademir Nora (Amparo).

Carlos Eduardo Honorato e Alessandro Panitz Puglia © FPJCOM

Alessandro Panitz Puglia iniciou seu pronunciamento agradecendo o apoio recebido de dois professores kodanshas ararenses que viabilizaram a realização da competição na simpática e acolhedora cidade de Araras. Um deles é o professor Marcos Elias Mercadante, empresário do setor de fitness e um dos principais fomentadores da prática do judô no município, e o outro é Sidnei Paris, delegado 8ª DR Oeste da FPJudô, um dos mais destacados no Estado.

A primeira competição aspirante no pós-pandemia surpreendeu na quantidade e na qualidade apresentada © FPJCOM

Considerando que a disputa deste domingo era voltada para as classes sub 9 e sub 11, o dirigente lembrou que no dia anterior foi comemorado o Dia do Professor. “Ao meu lado está o medalhista olímpico Carlos Eduardo Honorato, que hoje é professor de judô no Clube Paineiras do Morumby. Quero mais uma vez comemorar a data de ontem com uma salva de palmas para um professor que no passado defendeu o Brasil e foi vice-campeão olímpico. Hoje ele é um excelente professor da modalidade e nos enche de orgulho”, disse Puglia.

Pequenos judocas perfilados no shiai-jô © FPJCOM

O presidente da FPJudô ainda pediu aplausos para todos os professores que estavam no Ginásio de Esportes Nélson Rüegger e foi amplamente atendido e encerrou parabenizando os pais que mesmo com todas as dificuldades foram a Araras prestigiar e apoiar seus filhos numa iniciativa esportiva. “Nossos jovens são o futuro do nosso País e dinheiro nenhum suplantará a vivência socioeducativa que todos terão nos tatamis, seja qual for o resultado. Parabéns e uma boa competição para todos vocês.”

Na sequência, os coordenadores de arbitragem da FPJudô Takeshi Yokoti e Marilaine Ferranti convocaram os 28 árbitros que atuavam na competição e os 21 candidatos a promoção para se perfilarem diante do shiai-jô durante o rei inicial, comandado pelo árbitro FIJ A Kendi Yamamoto, coordenador de arbitragem da 1ª DR Capital.

Árbitros que atuaram na competição e dirigentes © FPJCOM

Kamakura, a campeã

Das 72 equipes paulistas que disputaram medalhas e vagas para o Meeting Interestadual, as cinco primeiras colocadas foram: Associação Kamakura de Judô, Associação Namie de Judô, Projeto Olhar do Futuro/ADPM-Reg, Associação Marcos Mercadante de Judô e Associação de Judô Campinas.

Comandada pelo experiente professor Flávio Nunes da Silva, auxiliado pelos professores Guilherme Silva, Tatiana Venâncio e Talita Libório, a Associação Kamakura de Judô, de São José dos Campos, sagrou-se campeã geral do Campeonato Paulista Aspirante 2022 após disputar sete finais e conquistar oito medalhas, sendo três de ouro, quatro de prata e uma de bronze, totalizando 28 pontos.

Orientados pelo renomado técnico Paulino Tohoru Namie, os judocas da Associação Namie de Judô foram vice-campeões, conquistando oito medalhas (três de ouro, uma de prata e quatro de bronze), no total de 22 pontos. A equipe de Mogi das Cruzes conta ainda com a colaboração dos professores e auxiliares técnicos Jefferson Takeshi Redondo, Carlos Modesto, Giovanna Monteiro e Rafael Nunes..

Uma das principais equipes do Estado de São Paulo, quando o tema é resultado, o Projeto Olhar Futuro/ADPM-Regional São José dos Campos obteve a terceira colocação, conquistando cinco medalhas (duas de ouro e três de prata), totalizando 19 pontos. Comandado pelo sensei Jefferson Luiz dos Santos, o time é conduzido por professores experientes, como Jefferson Luiz dos Santos (4° dan), coordenador-geral; Antônio Marcos Rosa Monteiro (3° dan), técnico da base; Nicolas Felipe de Almeida dos Santos (3° dan), técnico do alto rendimento; Fabiana Carvalho (1° dan), técnica da base; Ana Paula da Cunha (1° dan), técnica da base; Alexandre Sandro Morais (2° dan), técnico da base; Anderson Neves, técnico da base; Victor Dias (1° dan), técnico da base; e Eneas Shreck, técnico de ne-waza.

A professora Yasmin Rodrigues, da Associação de Judô Campinas é uma representante da nova geração de professores e técnicos do Estado de São Paulo © FPJCOM

Os judocas da Associação Marcos Mercadante de Judô destacaram-se na quarta colocação geral conquistando sete medalhas. Comandados pelo professor kodansha (6º dan) e pelo coordenador Marco Elias Mercadante, os judocas de Araras disputaram três finais e conquistaram duas medalhas de ouro, uma de prata e quatro de bronze, que totalizaram 17 pontos. Completam o corpo técnico e docente arararense os professores Alexandre Santos, Kleybe Souza, Nathália Mercadante, Matheus Mercadante e Sabrina Araújo. Os professores auxiliares são: Ana Júlia Maceno, Fernando Simonetti, Pedro Weibel e Thiago Ferreira. A Associação Marcos Mercadante desenvolve o projeto Kimono de Ouro, com as modalidades de judô e jiu-jitsu. O projeto escolar atende 640 crianças.

A quinta colocada é mais uma representante do judô campineiro, federada na 15ª DR Grande Campinas, a Associação de Judô Campinas, cujo o professor responsável é Pedro Cruz. Após disputar quatro finais, assegurou a quinta colocação conquistando sete medalhas, sendo uma de ouro, três de prata e duas de bronze, totalizando 16 pontos. A responsável pelo treinamento e ensino da base é auxiliar técnica faixa-preta Yasmim Rodrigues.

Time vencedor

Fundada em 2017 e uma das mais novas agremiações entre as equipes filiadas à Federação Paulista do Judô, a Associação Kamakura de Judô de São José dos Campos avança a passos largos rumo ao topo do ranking paulista de clubes e associações. Mostrando muita alegria o sensei Flávio Nunes, comandante da equipe, falou sobre a importância de conquistar títulos e projetar-se no cenário esportivo paulista.

“É muito gratificante ver nossos alunos ocupando cada vez mais espaço nos pódios em nosso Estado e também no País e saber que o nosso trabalho está sendo recompensado. No tocante à competitividade, é extremamente confortante saber que hoje figuramos entre as grandes equipes do Estado. Podem estar certos de que estas vitórias nos impelem a seguir em frente e em busca de resultados cada vez mais expressivos.”

O professor Kleybe Souza, da Associação Marcos Mercadante de Judô Araras é mais um representante da nova geração de professores e técnicos do Estado de São Paulo © FPJCOM

Clique AQUI e veja a classificação individual e geral do Campeonato Paulista Aspirante de Araras nas classes sub 9 e sub 11.

Clique AQUI e acesse a pasta de fotos deste evento no Flickr da Federação Paulista de Judô.

Fundada em 17 de abril de 1958, a Federação Paulista de Judô tem apoio da Ajinomoto do Brasil, Original Tatamis, Shihan Kimonos, MKS/Adidas e Budokan Kimonos. Por meio das suas 16 delegacias regionais a entidade congrega mais de 10 mil praticantes federados e está presente em 242 municípios do Estado de São Paulo. Anualmente a FPJudô credencia cerca de 1.500 técnicos e 950 árbitros, que atuam em competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais. O Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Bernardo do Campo são apoiadores másteres da entidade.

A professora Suellen Massae Sato Chibana com a judoca Mariane Aya Miyaki, medalha de bronze no superligeiro do sub 9 © FPJCOM

sensei ni-dan Suzana Maria Rosa de Oliveira de Buri (SP) © FPJCOM

A sensei Yasmin Rodrigues, da Associação de Judô Campinas com seu aluno Miguel Mendes, vice-campeão sub 9 meio-pesado © FPJCOM

O pequeno Sidnei Yukio Shiki Paris, com a mãe Ana Paula Shiki Paris e o pai Sidnei Paris Júnior © FPJCOM

A equipe da Associação Kamakura de Judô de São José dos Campos em Araras © FPJCOM

Compartilhar
Fique por dentro de eventos e notícias locais das Delegacias Regionais

Nossos Parceiros

Logo Parceiros