Caio Kanayama e Leonardo Yamada fazem curso de Kata no Instituto Kodokan do Japão

Os professores Caio Kanayama e Leonardo Yamada estão no Japão fazendo curso de Kata no Instituto Kodokan. São seis dias de duração, onde terão aulas dos oito Katas mais praticados no judô: Nague No Kata, Katame No Kata, Ju No Kata, Kime No Kata, Kodokan Goshin Jutsu, Itsutsu No Kata e Koshiki No Kata.

Professores do Kodokan 8º, 9º e 10º Dan estão ministrando os cursos. Kanayama participa deste curso pela terceira vez. Yamada participa pela segunda vez. A dupla viajou para o Japão com o apoio da F.P.Judô.

No próximo domingo a dupla realizará uma apresentação para os professores do Kodokan para receber a certificação deles. Participam judocas do mundo inteiro. No total tem 280 participantes. México, Argentina, China, EUA, Alemanha, França, Holanda ente outros.

“Participar desse curso é um sonho para todo praticante de judô pois é uma oportunidade de beber da fonte. Aqui nos sentimos no Olimpo. É uma carga enorme de informação que precisaremos de tempo para digerir e colocar em prática. Estamos filmando, fotografando e fazendo anotações para encaminhar aos professores do Brasil. Assim como nos encontros às sextas-feiras na Vila Sonia ou nas quartas-feiras no CAT estamos sempre aprendendo. O judô é um caminho inesgotável de conhecimento e isso é o que nos instiga a buscar cada vez mais conhecimento para nos aperfeiçoarmos. Outro aprendizado que estamos levando daqui é a conduta dos senseis, grandes exemplo dos professores de humildade que nos respondem tudo que perguntamos com muito prazer” contou Caio Kanayama.

“Isso nos faz lembrar uma frase que li no livro que conta a história do Judô Suguizaki no Brasil: Quanto mais granado o cacho de arroz, mais curvado fica o pé. ou seja, o indivíduo quanto mais cresce mais humilde deve ser, para valorizar sua conquista. Frase está na página 30 do livro” finalizou Kanayama.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fique por dentro de eventos e notícias locais das Delegacias Regionais

Nossos Parceiros

Logo Parceiros

Nossos Apoiadores

Logo Apoiadores

Nosso Instagram @fpjudo