Chiaki Ishii recebe Ordem do Sol Nascente, Raios de Prata, do Governo Japonês

Nesta quinta feira, 06 de dezembro, no Consulado do Japão, o professor Chiaki Ishii recebeu a honraria “Ordem do Sol Nascente, Raios de Prata”, do Governo Japonês, através do Cônsul Geral do Japão no Brasil, Sr. Yasushi Nogushi.

Ishii foi acompanhado pela esposa Dona Keiko, pelas filhas Tânia e Vânia Ishii, pelo presidente da F.P.Judô Alessandro Puglia e pelo presidente do Kodokan do Brasil professor Takanori Sekine.

Ordem do Sol Nascente

A Ordem do Sol Nascente é uma ordem japonesa, estabelecida em 1875 pelo Imperador Meiji. Criada pelo Conselho de Estado, foi a primeira condecoração nacional entregue pelo governo japonês e uma das mais antigas ordens ainda em atividade no mundo. É inferior somente à Ordem do Crisântemo, sendo portanto a segunda mais prestigiada ordem honorífica japonesa. É entregue em nome do Imperador àqueles que prestaram “longos e meritórios serviços ao país”; destinada a civis e militares, japoneses e estrangeiros.

Chiaki Ishii

Chiaki Ishii nasceu no Japão, vindo de uma linhagem de judocas japoneses (seu avô foi graduado 6° dan pelo próprio Jigoro Kano, fundador do judô). Após a seletiva japonesa para a Olímpiada de 1964, na qual foi derrotado por Isao Okano, Ishii emigrou para o Brasil. Aqui, após se naturalizar, conquistou diversos títulos nacionais, sul-americanos, pan-americanos e, finalmente, obteve para o Brasil as tão sonhadas e, até aquele momento, inéditas medalhas no Campeonato Mundial (1971) e na Olímpiada (1972). Após a realização desses feitos, Ishii concentrou seu conhecimento e sua energia na fundação e no ensino do judô na Associação de Judô Ishii, Os principais judocas brasileiros se formaram ou por lá passaram para aprimorar sua estratégia, técnica e tática de competição, o que permitiu ao Brasil conquistar muitas outras medalhas nos campeonatos internacionais. Em novembro de 2016, então com 75 anos, participou do Campeonato Mundial de Veteranos, realizado em Fort Lauderdale, onde sagrou-se campeão.

Entre tantas conquistas de alunos, Ishii, casado com dona Keiko, tem especial orgulho daquelas obtidas por suas três filhas: Tânia, Luíza e Vânia, todas faixas-preta de judô, pelo genro Michael Swain (medalhista olímpico representando os Estados Unidos) e agora pela sua neta, Sophia Swain, Ishii é faixa vermelha 9° dan.

Assessoria de Imprensa da F.P.Judô

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fique por dentro de eventos e notícias locais das Delegacias Regionais

Nossos Parceiros

Logo Parceiros

Nossos Apoiadores

Logo Apoiadores

Nosso Instagram @fpjudo