Comissão de Graduação da F.P.Judô realizou reunião de adequação do Curso de Fundamentos Técnicos

Em 19 de janeiro, sexta-feira,  no CREC Vila Marlene em São Bernardo do Campo, a Comissão de Graduação e o Departamento Técnico ambos, Departamentos da Federação Paulista de Judô, reuniram-se para adequar o Módulo de Fundamentos Técnico em conformidade com as técnicas reconhecidas pelo Instituto Kodokan do Japão.

A adequação do Módulo de Fundamentos, em suma, será a substituição do Gokyo pelo sistema contendo todas as técnicas do Nague Waza.

Participaram da reunião o Presidente da Federação Paulista de Judô, Prof. Alessandro Panitz Puglia, o Gestor Técnico da Federação Paulista de Judô, Prof. Roberto Joji Chiba Kimura, o Representante da Comissão de Graduação da Confederação Brasileira de Judô, Prof. Michiharu Sogabe, o Diretor de Módulos da Federação Paulista de Judô, Prof. Luís Alberto dos Santos e os seguintes Membros da Comissão de Graduação da Federação Paulista de Judô: Prof. Dante Kanayama – oitavo dan, Prof. Odair Borges – oitavo dan, Prof. Rioti Uchida – sétimo dan, Prof. Yoshiyuki Shimotsu – sétimo dan e os seguintes Membros do Departamento Técnico da Federação Paulista de Judô: Prof. Marco Aurélio Uchida – terceiro dan, Prof. Fernando Ikeda Tagusari – terceiro dan e Prof. Rafael Amaro – segundo dan.

O Prof. Luís Alberto dos Santos, requerente da reunião, relata a importância do estudo dos golpes extra Gokyo, motivo este que justifica a adequação por ele proposta, acreditando que desta forma, a Federação Paulista de Judô estaria em consonância com o Instituto Kodokan.

O Prof. Alessandro sugeriu o agendamento de uma data para o estudo das variações, este estudo terá como público alvo os Professores e principalmente os Palestrantes do Módulo de Fundamento Técnico nas demais Delegacias Regionais da Federação Paulista de Judô.

A continuidade da reunião foi realizada no dojô com a apresentação prática dos golpes já presentes no Módulo de Fundamentos Técnicos.

Técnicas de Nague Waza: Te Waza, Koshi Waza, Ashi Waza, Ma Sutemi Waza, yoko Sutemi Waza e Kaeshi Waza.

Técnicas de Katame Waza: Osae Komi Waza, Shime Waza e Kansetsu Waza.

Técnicas de Renraku Renka Waza

Técnicas de Kaeshi Waza

Então, Buscando adequar o Módulo de Fundamentos Técnicos em conformidade com as técnicas de Judô reconhecidas pelo Instituto Kodokan – Japão, a Comissão de Graduação adotará o sistema que abrange todas as técnicas do Nage Waza reconhecidas pelo Instituto Kodokan.  As técnicas de Katame Waza tida como oficiais pelo Instituto Kodokan foram incorporadas as já ministradas no Módulo de Fundamentos Técnicos.  As alterações serão vigentes para o Módulo de Fundamentos Técnicos do ano de 2018, no entanto as técnicas exigidas para o Exame de Graduação de 2018 serão correspondentes ao Módulo de Fundamentos Técnicos do ano de 2017. A alteração no Exame de Graduação somente entrará em vigor em 2019.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fique por dentro de eventos e notícias locais das Delegacias Regionais

Nossos Parceiros

Logo Parceiros

Nossos Apoiadores

Logo Apoiadores

Nosso Instagram @fpjudo