Cônsul-geral do Japão, Sr. Shimizu Toru, e Henrique Guimarães. Presidente da Federação Paulista de Judô
Na última segunda-feira, a comitiva da Federação Paulista de Judô foi recebida pelo Cônsul-geral do Japão, SHIMIZU Toru, em um encontro que simboliza a força das relações entre Brasil e Japão.
O evento, realizado na residência oficial do cônsul, contou com a presença do presidente da Federação Paulista de Judô, Henrique Guimarães, do vice-presidente Hatiro Ogawa e do renomado Chiaki Ishii, primeiro medalhista brasileiro em Olimpíadas.
A visita também teve a presença do secretário geral da entidade, Arnaldo Queiroz e do ex-presidente Alessandro Puglia que prestaram assessoria durante a visita.
Durante a visita, Henrique Guimarães expressou seu entusiasmo por participar das festividades que marcarão os 130 anos de amizade entre os dois países.
“É uma honra para a Federação Paulista de Judô estar envolvida nas celebrações deste marco tão significativo”, afirmou o presidente, ressaltando a importância da colaboração entre as entidades.
O encontro teve como objetivo reafirmar as parcerias estabelecidas entre a Federação Paulista de Judô e o Consulado, além de discutir as celebrações que ocorrerão em 2025, ano em que Brasil e Japão celebrarão 130 anos de relações diplomáticas e a assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação.
Este tratado foi fundamental para possibilitar a imigração japonesa ao Brasil, contribuindo para o intercâmbio cultural e social entre as nações.
A reunião foi a primeira entre o novo presidente da federação e o cônsul-geral, marcando o início de uma nova fase de cooperação e intercâmbio entre a entidade e o país precursor do judô com foco no fortalecimento das relações e na promoção do judô como um importante elo esportivo e cultural.