Campeão do peso ligeiro, João Paulo Correia do Club Athletico Paulistano é um dos judocas mais completos da atual geração © fpjcom
Com apoio da Federação Paulista de Judô (FPJudô) e do Clube Esportivo da Penha, a 1ª DR Capital realizou a fase inter-regional do Campeonato Paulista 2023. A competição, que abrange disputas nas classes sub 13 e sub 15 da divisão aspirante e na classe sênior da divisão especial, realizou-se no primoroso ginásio principal do Clube Esportivo da Penha, um dos principais palcos do judô paulista na atualidade.
A cerimônia de abertura reuniu autoridades políticas e esportivas e os principais integrantes da diretoria administrativa do Esporte Clube da Penha. Entre outros, compareceram Luiz Carlos Picone de Araújo, presidente; Armando Aldrighi Júnior, vice-presidente; Afonso Celso Lenzi, vice-presidente de Esportes; Nélson Molina Júnior, vice-presidente de Finanças; e Bruno Luiz Picone de Araújo, diretor de Esportes, além do professor Gilberto Tadeu de Freitas, vereador de Mairiporã (União Brasil).
José Jantália, cerimonialista da FPJudô, anunciou os integrantes da 1ª DR Capital presentes no evento, entre os quais o delegado Hissato Yamamoto; Thais Sayuri e Roger Uchida, coordenadores de oficiais técnicos; Kendi Yamamoto, coordenador de arbitragem; Eduardo Kitadai, coordenador adjunto de arbitragem; Rodney Guilherme, tesoureiro; e Rioiti Uchida, coordenador de módulos.
A FPJudô esteve representada por Fernando Ikeda Tagusari, chefe de governança; Alex Russo, coordenador da classe veteranos; Osvaldo Hatiro Ogawa, ex-presidente da FPJudô, representando o presidente atual, Alessandro Puglia; e os professores kodanshas Antônio Honorato de Jesus, Belmiro Boaventura da Silva, Alcides Camargo, Ricardo Katchnorian e Milton Ribeiro Correa, além do cirurgião ortopedista Daniel Dell’Aquila, ex-atleta da seleção brasileira de judô.
Em seu discurso na cerimônia de abertura, Luiz Carlos Picone de Araújo enfatizou a importância do judô como ferramenta de socialização e inclusão.
“Parabenizo os pais que aqui estão por contemplarem seus filhos com uma prática tão inspiradora como o judô, que no contexto sócioeducativo revela sua força transformadora. Em escolas e projetos sociais ele contribui para a formação integral dos jovens, fornecendo ferramentas para lidar com a pressão, tomar decisões conscientes e trabalhar em equipe. Valores como autocontrole e empatia são instilados, gerando cidadãos mais conscientes e responsáveis. É com base nestes princípios que a nossa diretoria tem sempre o prazer de abrir as portas do Clube Esportivo da Penha para os eventos da Federação Paulista de Judô. Em nome da nossa diretoria dou boas-vindas a todos, desejando bom evento e que aproveitem este dia de lazer com seus filhos, amigos e parentes.”
Hissato Yamamoto agradeceu a presença dos representantes das equipes inscritas na competição, dos árbitros que comandaram as disputas, atletas e seus familiares. O delegado da capital encerrou fazendo um agradecimento à diretoria do Clube Esportivo da Penha, que sempre cede suas instalações com enorme cordialidade.
“Em nome da diretoria executiva da FPJudô agradeço aos colegas dirigentes do CEP, que mais uma vez disponibilizaram o acolhedor e confortável ginásio principal da instituição. Arena que nos proporcionou uma plataforma de excelência, permitindo que judocas competissem num ambiente verdadeiramente agradável e inspirador. Durante todo o dia as instalações receberam manutenção, oferecendo maior conforto aos atletas e pessoas que vieram ao Clube da Penha.”
Devido à tradição e à força que fundamentam o judô na cidade de São Paulo, sempre houve uma competição que congregasse exclusivamente as agremiações paulistanas, e o sensei Fernando Ikeda fez um breve relato sobre os formatos já adotados pelas competições da capital.
“Antes a capital era dividida por zonas e havia uma fase zonal seguida do campeonato paulistano, realizado exclusivamente com os classificados do torneio zonal. Eram as duas fases classificatórias para o campeonato paulista, disputado com os judocas das demais delegacias regionais”, explicou Ikeda.
“Posteriormente, com a extinção das zonas, houve um período em que tínhamos o Campeonato Paulistano seguido da Copa Cidade de São Paulo.”
Ikeda detalhou que, na época, o professor Roberto Joji Kimura era o coordenador técnico da FPJudô e padronizou os nomes das fases em todas as delegacias, nomeando-as de fases regional e inter-regional.
“Hoje, a capital detém a maior quantidade de atletas federados na divisão especial, bem como os principais clubes e associações do Estado. Esta quantidade, associada à qualidade dos dos nossos professores e atletas, permite a realização desta fase somente com atletas da capital”, concluiu o dirigente.
Nas quatro áreas de combate lutaram 387 judocas de 40 agremiações, entre as quais algumas das maiores instituições clubísticas do judô do Brasil: Esporte Clube Pinheiros, Clube Paineiras do Morumby, Club Athletico Paulistano, Associação Desportiva Centro Olímpico, Sociedade Esportiva Palmeiras, Associação de Judô Chibana, São Paulo Futebol Clube, Associação Brasileira A Hebraica de São Paulo, Clube Esportivo da Penha, Associação de Judô Vila Sônia, Sport Club Corinthians Paulista, Pirituba Futebol Clube, Círculo Militar de São Paulo, Clube Atlético Ypiranga, Associação de Judô Alto da Lapa, Associação de Judô Hinodê, Ipê Clube e Clube Espéria.
Após um dia inteiro de disputas foram definidos os 118 judocas das classes sub 13 e sub 15 da divisão aspirante e os da classe sênior da divisão especial que disputarão a fase final dos campeonatos paulistas com os atletas classificados das 15 delegacias regionais.
Clique AQUI e confira a classificação individual da fase inter-regional da 1ª DR Capital do Campeonato Paulista 2023.
Clique AQUI e confira a classificação por associações da fase inter-regional da 1ª DR Capital do Campeonato Paulista 2023.
Clique AQUI e confira a pasta de fotos da fase inter-regional da 1ª DR Capital do Campeonato Paulista 2023.