Cônsul geral do Japão de São Paulo recebe Alessandro Puglia e Hirotaka Okada

Na noite de terça-feira (6 de março), Yasushi Noguchi, cônsul geral do Japão, promoveu recepção inédita para uma comitiva formada por professores judocas do Brasil e do Japão.

O encontro marcou a vinda do professor Hirotaka Okada ao Brasil e contou com a presença dos cônsules Takuo Sato e Yosuke Nakatomi; Alessandro Puglia, presidente da Federação Paulista de Judô (FPJudô); Takanori Sekine, presidente do Instituto Kodokan do Brasil (IKB); e o professor kodansha Roberto Mityo Harada.

Destacando a tradição esportiva que une o Japão e o Brasil, Yasushi Noguchi deu as boas-vindas ao conterrâneo que é detentor de um currículo extremamente expressivo.

“O judô tem a tradição de aproximar ainda mais o Japão ao Brasil, e esta aproximação fez com que o Brasil se tornasse uma potência mundial da modalidade. É com grande orgulho que recebemos esta comitiva formada por proeminentes judocas e desejo que o sensei Okada presenteie os judocas paulistas com seu vasto conhecimento técnico e pedagógico da Arte do Caminho da Suavidade”, ensejou o cônsul geral do Japão em São Paulo.

Currículo expressivo

Nascido em 22 de fevereiro de 1967 em Gifu, região central do Japão, Hirotaka Okada foi medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Barcelona (1992). Bicampeão mundial em 1987 e 1991, Okada venceu os Jogos da Ásia de Pequim (1990) e o Goodwill Games realizado em Seattle (1990).

Além de ser árbitro internacional, o kodansha (8º dan) é professor associado da Faculdade de Educação Física da Universidade de Tsukuba, mestre especialista em treinamento de judô, técnico da equipe principal de judô da Universidade de Tsukuba, professor da equipe infantil da cidade de Tsukuba e veio ao Brasil para falar sobre a importância do judô nas escolas.

Na avaliação de Alessandro Puglia, a turnê do professor Okada atende ao antigo projeto da FPJudô que prevê maior dedicação e investimento na difusão da modalidade por meio de sua inclusão na grade do ensino fundamental da rede pública.

“Há muitos anos desenvolvemos esforços no sentido de incluir o ensino do judô no currículo escolar das redes municipal e estadual de ensino fundamental. Acredito que a vinda do sensei Okada a São Paulo nos aproxima deste objetivo”, disse o presidente da FPJudô.

Takanori Sekine destacou que a vinda do professor Hirotaka Okada ao Brasil integra o projeto de aperfeiçoamento técnico dos professores brasileiros desenvolvido pelo Instituto Kodokan do Brasil.

“Trabalhamos muito para trazer o mestre Okada ao Brasil, e o nosso objetivo era fazer com que os professores paulistas – que são grandes formadores de opinião – lancem um novo olhar na questão pedagógica de nossa modalidade. Se quisermos dar maior contribuição social, o judô e a educação têm de andar de mãos dadas e estabelecer novos objetivos”, recomendou o presidente do IKB.

Agenda extensa

Em São Paulo, Hirotaka Okada cumprirá uma agenda bastante movimentada que passará por vários municípios. Na terça-feira, na capital, Okada visitou a sede da FPJudô, o Instituto Kodokan do Brasil e o Museu de Imigração Japonesa, além de ser recebido pelo cônsul geral do Japão.

Nesta quarta-feira a comitiva foi ao Vale do Paraíba, onde sensei Okada fez sua primeira palestra sobre o judô em São José dos Campos, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Emmanuel Antônio dos Santos. No período da tarde o medalhista olímpico realizará palestras para professores de toda a região.

Na quinta-feira a comitiva visitará um dos principais nascedouros do judô paulista, a cidade de Mogi das Cruzes, onde visitará projetos sociais e realizará treino no Judô Mogi Clube para os professores da área central e regiões vizinhas.

Na sexta-feira o grupo visitará Praia Grande, onde realizará um treinamento específico para professores de judô que atuam na área de educação do município.

No sábado haverá o principal evento da primeira turnê do sensei Hirotaka Okada em São Paulo, o workshop para orientação dos professores referente ao ensino do judô nas escolas, no Centro de Excelência do Ibirapuera, na Arena Olímpica do Judô no Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, que deve contemplar 300 professores filiados à FPJudô. No encontro o bicampeão mundial também realizará treinamento específico de tachi-waza e ne-waza.

No domingo a comitiva vai a Bastos para o último compromisso de Okada, onde visitará a prefeitura e escolas do ensino fundamental e fará o último treino no Brasil, no tradicional dojô da Associação de Judô de Bastos, dirigido pelo sensei Uishiro Umakakeba.

Por: Paulo Roberto Pinto – Revista Budô

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fique por dentro de eventos e notícias locais das Delegacias Regionais

Nossos Parceiros

Logo Parceiros