Copa São Paulo de Judô – Tradição e muita disputa no maior evento interclube das Américas.

 

A Federação Paulista de Judô realizou nos dias 18 e 19 de março, em São Bernardo do Campo, a Copa São Paulo de Judô 2017.

É uma competição aberta para todos os estados brasileiros e uma tradição do judô, com nível técnico elevado e participação dos melhores judocas do país em várias faixas etárias.

A Copa São Paulo de Judô foi criada em 2007, sendo que as duas primeiras edições foram realizadas na cidade de Praia Grande.

Depois a competição foi transferida para a cidade de São Paulo (2009), sendo realizada no ginásio do Corinthians. Nos anos seguintes a Copa São Paulo foi realizada na cidade de São Bernardo do Campo, no ginásio municipal “Adib Moysés Dib” (2010, 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015).

Em 2016 a competição foi realizada em São Paulo no ginásio José de Almeida, no Ibirapuera, contando pela primeira vez em sua história com a presença do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. Por meio de um decreto que ele assinou em 04 de maio de 2015, a Copa São Paulo de Judô foi incluída como evento oficial no calendário estadual de esportes.

 

A edição de 2017 voltou para São Bernardo do Campo, no ginásio municipal Adib Moysés Dib. Foram dois mil seiscentos e quarenta atletas de duzentas e setenta agremiações oriundas de São Paulo e mais dezessete estados do Brasil: Amapá – AP, Amazonas – AM, Bahia – BA, Distrito Federal – DF, Espírito Santo – ES, Goiás – GO, Maranhão – MA, Mato Grosso – MT, Minas Gerais – MG, Paraná – PR, Piauí – PI, Rio de Janeiro – RJ, Rio Grande do Norte – RN, Rio Grande do Sul – RS, Santa Catarina – SC, Sergipe – SE e Tocantins – TO.

A Copa São Paulo foi idealizada para abrir o calendário esportivo do judô do Estado com um mega evento. Deu muito certo, a cada ano o número de inscritos aumenta e hoje é considerado o maior evento inter clubes da America Latina.

A competição premiou com medalhas os campeões, vice-campeões e os dois terceiros colocados (no judô não há disputa de terceiros e quartos lugares). E para as 10 melhores agremiações na contagem geral de pontos foram oferecidos troféus alusivos ao evento.

No sábado, 18, competiram as classes Sub 11, sub 13 e sênior. Já no domingo, 19, as disputas foram encerradas com as classes sub 15, sub 18 e sub 21. Nos dois dias de competição o ginásio ficou lotado.

Outra tradição da Copa São Paulo foi a apresentação de taikô, tambores japoneses. O Taiko engloba uma variedade de instrumentos japoneses de percussão. No Japão, o termo refere-se a qualquer tipo de tambor, mas fora do Japão, o termo é geralmente usado para se referir a qualquer um dos vários tambores japoneses chamados de wadaiko e a forma de apresentação o taiko é chamado de kumi-daiko “coleção de tambores”.

Na cerimônia de abertura, presença do Presidente da F.P.Judô, Alessandro Panitz Puglia, que recepcionou e deu as boas vindas a todos os participantes.

Prestigiaram o evento também o Prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, o Presidente de Honra da F.P.Judô Francisco de Carvalho Filho, o Presidente da Confederação Brasileira de Judô Silvio Acácio Borges, o Vice-Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro Paulo Wanderley Teixeira, o Coordenador Técnico da F.P.Judô e Delegado da 1ª e 10ª Delegacias Regionais,, Joji kimura, o presidente do Kodokan no Brasil, Takanori Sekine, os medalhistas Olímpicos Rogério Sampaio, que também é o Delegado da 11ª Delegacia Regional,, Carlos Honorato, Henrique Guimarães e Luiz Onmura, o Delegado Adjunto da 2ª Delegacia Regional. Marcio André, Delegados Regionais Argeu Mauricio de Oliveira Neto (3ª DR), Raul de Mello Senra Bisneto (4ª DR), Wilmar Terumiti Shiraga (5ª DR), Osmar A. Feltrin (6ª DR), Jiro Aoyama (7ª DR), Sidnei Paris (8ª DR), Julio Cesar Jacopi (9ª DR), Cleber do Carmo (12ª DR), André Gustavo Costa Gonçalves (13ª DR), Celso de Almeida Leite (15ª DR) e Takeshi Yokoti (16ª DR)  e os kodanshas de todo o estado de São Paulo, além de autoridades e professores de outros estados. O mestre de cerimônias do evento foi o Vice-Presidente da F.P.Judô, José Jantália.

Para atender a grande demanda de participantes, a F.P.Judô montou uma estrutura com doze áreas. Um evento grande exigiu também adequações em seu sistema de controle de súmulas, que é interligada com as balanças de pesagem e que foi modificada para atender súmulas em categorias que chegaram a ter 74 atletas participando.

Ao findar a competição após dois dias intensos e vibrantes foi computada a classificação geral com a premiação das dez melhores equipes da Copa São Paulo de Judô 2017, sendo a grande campeã a equipe do  E.C. Pinheiros, de São Paulo, seguido pela Sogipa de Porto Alegre, Instituto Reação do Rio de Janeiro, São João Tênis Clube/APAJA de Atibaia, Associação Marcos Mercadante de Araras, A.D.São Caetano, Associação Namie de Mogi das Cruzes, Clube Paineiras do Morumby de São Paulo, Associação Brasileira “A Hebraica” de São Paulo e Associação Adrearmas de São Vicente.

Em 2017, a Federação Paulista de Judô conta com os patrocínios dos Kimonos Adidas e Kimonos Shihan.

Clique aqui e confira fotos do primeiro dia de competição

Clique aqui e confira fotos do segundo dia de competição

Clique aqui e confira os resultados completos

Everton Monteiro – Assessor de Imprensa da F.P.Judô

 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fique por dentro de eventos e notícias locais das Delegacias Regionais

Nossos Parceiros

Logo Parceiros