CREF4/SP amplia a parceria com a FPJudô com apoio institucional à Copa São Paulo de Judô

Dirigentes do CREF4/SP e FPJudô reunidos no Centro de Aperfeiçoamento Técnico da federação paulista © FPJCOM

Evento que abre oficialmente o calendário esportivo do judô brasileiro, a Copa São Paulo costuma reunir mais de 4 mil judocas anualmente em São Bernardo do Campo

Por FPJCOM
7 de março de 2022 / São Paulo (SP)

Considerada a maior competição de judô das Américas, a Copa São Paulo de Judô constitui um marco no cenário esportivo da modalidade por estabelecer diversos paradigmas que a diferenciam das demais competições abertas realizadas no Brasil.

Evento que abre oficialmente o calendário esportivo do judô brasileiro, a Copa São Paulo costuma reunir mais de 4 mil judocas anualmente em São Bernardo do Campo, sendo que grande maioria pertence às categorias de base, o que potencializa a importância do evento para os judocas de todo o Brasil.

Interrompida nos dois últimos anos devido à pandemia, a disputa volta agora com força total e cheia de novas atrações. Uma das mais importantes é o apoio institucional que o evento passou a receber do Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região (CREF4/SP) em função da parceria firmada entre a entidade e a Federação Paulista de Judô (FPJudô).

Alessandro Panitz Puglia, presidente da FPJudô, enfatizou a importância dessa parceria. “Esse apoio representa a possibilidade de um grande ganho para os nossos professores, formados e não formados em Educação Física, nos médio e longo prazos. Em parceria com a federação paulista, o CREF4/SP está proporcionando formação complementar aos professores que já atuam no mercado. Quando pensamos o judô na grade escolar precisamos ter consciência de que a formação pedagógica que atenda as exigências dos órgãos de ensino é imprescindível. A despeito das dificuldades que se apresentam, esta transformação certamente irá impulsionar o mercado de trabalho. Olhando para o futuro, o professor Nelson Leme teve a sensibilidade de promover esta aproximação, que está sendo decisiva tanto no crescimento profissional dos nossos faixas-pretas quanto no apoio a iniciativas como a Copa São Paulo de Judô”, afirmou o dirigente paulista.

Arnaldo Queiroz Pereira, secretário-geral da FPJudô, lembrou que a Copa São Paulo de Judô é uma competição muito importante para todos os judocas que dela participam, sob o ponto de vista estrutural.

Alessandro Puglia, Nelson Leme e Arnaldo Queiroz projetam maior cooperação entre as entidades © FPJCOM

“A Copa São Paulo marca o início do calendário 2022, que vai ser um ano histórico com certeza, por ser o retorno após a pandemia, reafirmando a dimensão da FPJudô no judô brasileiro. E para coroar esta retomada este ano nós temos o CREF4/SP como parceiro, representado pelo presidente Nelson Leme, que está ajudando a desenvolver e melhorar a governança, a qualidade dos professores e principalmente a qualidade do ensino do judô em nosso Estado. São duas instituições gigantes e que se ajudam por meio do diálogo e da coordenação de atividades, por meio do trabalho em parceria. Nada melhor do que duas entidades do tamanho que elas têm para desenvolver projetos conjuntos. Parabenizo os professores Alessandro Puglia e Nelson Leme pela grande iniciativa, da qual tenho orgulho de fazer parte”, disse Queiroz.

Nelson Leme da Silva Junior, – CREF 000200-G/SP -, presidente do CREF4/SP entende que a Copa São Paulo de Judô é a maior referência esportiva da principal modalidade olímpica do País.

“É assim que vejo essa importante competição que é realizada com excelência pela Federação Paulista de Judô. Analisando o certame sob o ponto de vista técnico, por ser o primeiro grande evento da temporada a Copa São Paulo oferece a oportunidade de os técnicos e demais membros das comissões técnicas das principais equipes do País corrigirem rumos e reverem o planejamento desenvolvido para os atletas que, durante a temporada enfrentarão competições nacionais e internacionais. Atletas e técnicos podem avaliar nesse evento o trabalho feito para o ciclo, uma vez que é a primeira grande oportunidade de competir na temporada.”

Para o presidente do CREF4/SP outro fator primordial da competição é proporcionar o desenvolvimento da base. “Este é, em minha opinião, o fator de maior preponderância desta competição. Fomentar a base é impulsionar o desenvolvimento técnico e estrutural de qualquer modalidade esportiva.”

E concluiu: “Quero já me antecipar e parabenizar a FPJudô na pessoa do seu presidente e todos os stakeholders envolvidos nesse projeto. Organizar logisticamente um evento com 12 áreas de competição não é para qualquer entidade, mas para aquelas que possuem tradição do judô forjado na cultura nipônica que a federação paulista tem, ou seja, na busca constante pelo perfeccionismo. É com base nesta pujança que o CREF4/SP apoia institucionalmente este importante evento”.

Programação Copa São Paulo

12 de março – Copa São Paulo Aspirante
13 de março – Copa São Paulo Veteranos e Kata
18 a 20 de março – Copa São Paulo da Divisão Especial sub 15 – sub 18 – sub 21 – sênior e sub 13 do Aspirante

A competição inicia todos os dias às 8:30 horas e acontece no Ginásio Poliesportivo de São Bernardo do Campo, Adib Moysés Dib, localizado na Avenida Kennedy, 1155 São Bernardo do Campo (SP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fique por dentro de eventos e notícias locais das Delegacias Regionais

Nossos Parceiros

Logo Parceiros

Nossos Apoiadores

Logo Apoiadores

Nosso Instagram @fpjudo