Desafio de Veteranos reúne 4566 judocas em treinos simultâneos

Quatro mil, quinhentos e sessenta e seis atletas treinando ao simultaneamente em várias cidades do Brasil e do mundo. Quem poderia acreditar que uma façanha dessas pudesse ser realizada? Mas aconteceu neste sábado, 02 de fevereiro de 2019. Organizado pela Judô Veteranos Brasil, com apoio das federações estaduais e da Confederação Brasileira de Judô, o Desafio Internacional Judo Veteranos Brasil conseguiu reunir esse número expressivo de judocas em treinos coletivos simultâneos em várias cidades. Presentes e ativos neste desafio 25 estados e 15 países.

A primeira edição, que foi realizada em 2018, contou com a participação de 23 estados e Angola, totalizando 2292 judocas veteranos realizando o treinamento simultâneo. Com esses números o evento poderia ser candidato ao Guiness Book, o livros dos recordes, mas a organização acabou desistindo. Mas este ano, os organizadores vão buscar entrar no famoso livro.

Ano passado, a gente acabou não indo atrás. Teve a intenção, porque foi o maior evento, mas não foi atrás. Esse ano, a gente pode ir atrás do Guiness, sim. Vou ver se a gente consegue mostrar fotos e documentos e entrar. Seria bem legal“, disse Cristian Cezário, um dos idealizadores do evento.

A ideia de juntar tanta gente ao mesmo tempo veio quase que sem querer. Em conversas informais, grupos começaram a se mobilizar e deram início ao mega evento.

Nós iriamos fazer um treino despretensioso em São Paulo. Mas aí conversando com os amigos do Rio, eles falaram que queriam fazer também. Como eu tenho muitos amigos, comecei a perguntar: Não quer fazer aí também? Muitos estados acabaram se interessando. Aí surgiu a ideia de fazer um grande evento simultâneo, pra fomentar o judô de veteranos. Com dois objetivos: primeiro, de qualidade de vida, e segundo, que era pra fomentar o judô competitivo“.

O resultado desse evento já pôde ser sentido na prática. No Campeonato Mundial de Veteranos, em sua 10ª edição, realizado em Cancún, no México, o Brasil foi representado por 131 atletas competindo. Com muitas medalhas conquistadas no Mundial, o Brasil, que já havia batido na trave muitas vezes em anos anteriores emplacou o primeiro lugar na contagem geral de pontos pela primeira vez.

 

Em São Paulo, várias cidades aderiram ao desafio: São Paulo, Americana, Tatuí, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, dentre outras. O engajamento da classe Veteranos é muito grande e em São Paulo vem crescendo a cada ano.

O próximo desafio para a classe será a Copa São Paulo de Veteranos que acontecerá nos dias 24 e 25 de março, no ginásio municipal “Adib Moysés Dib”, em São Bernardo do Campo.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fique por dentro de eventos e notícias locais das Delegacias Regionais

Nossos Parceiros

Logo Parceiros

Nossos Apoiadores

Logo Apoiadores

Nosso Instagram @fpjudo