Edinanci Silva é homenageada e entra para o Hall da Fama do Comitê Olímpico do Brasil.

PEQUIM / CHINA – (14/08/2008) – XXIX Jogos Olímpicos de Beijing 2008 – Competição de Judô Feminino, realizada na University Science and Technology Beijing Gymnasium, em Pequim. Na foto, a atleta brasileira Edinanci Silva (azul) durante combate com a espanhola Esther San Miguel. Foto de Wander Roberto / Divulgação COB

Edinanci Silva é homenageada e entra para o Hall da Fama do Comitê Olímpico do Brasil.

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO FPJ- SÃO PAULO

Na noite desta terça-feira (13), o Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, sediou uma cerimônia que celebrou o esporte brasileiro e homenageou atletas que marcaram a história olímpica do país. Entre os homenageados, a ex-atleta e atual técnica de judô Edinanci Silva recebeu uma homenagem e foi incorporada ao Hall da Fama do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

A cerimônia contou com a presença de atletas, autoridades e convidados. O momento central foi a homenagem a Edinanci Silva, que foi conduzida pela campeã olímpica de judô em Paris 2024, Bia Souza. Emanuel Rego, campeão olímpico de vôlei de praia e Diretor Geral do COB, entregou a placa com as mãos de Edinanci, que simboliza sua trajetória e contribuição ao esporte.

Edinanci Silva, que competiu em quatro edições de Jogos Olímpicos (Atlanta 1996, Sydney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008), também obteve resultados em mundiais e pan-americanos. Sua carreira foi marcada por desafios pessoais e sociais que ela superou ao longo dos anos, tornando-se uma referência para as novas gerações de atletas.

Edinanci Silva no Rio 2007 Foto: Divulgação COB

Além da homenagem na cerimônia, Edinanci deixou sua marca no Centro de Treinamento do COB, onde suas mãos foram moldadas e farão parte do acervo do Hall da Fama. Criado em 2018, o Hall já homenageou 35 nomes do esporte nacional, incluindo Torben Grael (vela), Sandra Pires e Jackie Silva (vôlei de praia) e Vanderlei Cordeiro de Lima (atletismo). A entrada de Edinanci Silva no Hall foi aprovada em 2024, após avaliação da Comissão Avaliadora.

A Federação Paulista de judô parabeniza a atletas Edinanci Silva, hoje técnica em São Caetano do Sul, e reafirma que a atleta continua como uma referência de força e determinação no judô brasileiro.

Compartilhar
Fique por dentro de eventos e notícias locais das Delegacias Regionais

Nossos Parceiros

Logo Parceiros