Em Hortolândia,SESI-SP vence o Paulista sub 18 e conquista o primeiro título da temporada

Com o apoio da Prefeitura de Hortolândia, e por meio da parceria entre a 8ª Delegacia Regional Oeste e a Secretaria de Esportes e Lazer de Hortolândia, a Federação Paulista de Judô realizou neste sábado (4) a fase final do Campeonato Paulista sub 18 de 2019.

Principal evento na contagem de pontos para oranking paulista, o campeonato da classe juvenil reuniu 291 atletas das 16 delegacias regionais do judô paulista no Centro de Especialidades em Artes Marciais Eliel Gomes, projetado exclusivamente para os esportes de combate.

Inaugurado em 16 de setembro de 2017, com investimento estimado em R$ 6 milhões, o Centro de Especialidades em Artes Marciais é resultado de parceria entre os governos federal e municipal. Mensalmente, o espaço atende 3 mil crianças e, segundo a coordenação do equipamento, existe uma fila de espera com nomes de milhares de jovens de Hortolândia e região.

A cerimônia de abertura reuniu autoridades políticas e esportivas, entre as quais Alessandro Puglia, presidente da FPJudô; Francisco de Carvalho Filho, presidente de honra da entidade; Ângelo Perugini, prefeito de Hortolândia; Sidnei Paris, delegado da 8ª DRJ Oeste e anfitrião do evento;Marcos Antônio Panicio, o Mercadão, secretário-adjunto de Cultura, Esportes e Lazer de Hortolândia;José Jantália, vice-presidente da FPJudô;Régis Athanázio Bueno, secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social de Hortolândia; Takeshi Yokoti, coordenadorde arbitragem da FPJudô; Joji Kimura, coordenador técnico da FPJ; Adib Bittar Júnior, coordenador financeiro da FPJ; Marco Aurélio Uchida, coordenador de oficiais de mesa da FPJudô; Júlio César Jacopi, supervisor de eventos da FPJudô; e os vice-campeões olímpicos Douglas Vieira e Carlos Honorato.

Também compuseram a mesa de honra os delegados regionais André Gonçalves Costa (13ª DRJ Alta Sorocabana), Osmar Aparecido Feltrim (6ª DRJ Araraquarense), Cléber do Carmo (12ª DRJ Mogiana),José Gildemar de Carvalho (9ª DRJ ABC), Celso de Almeida Leite (15ª DRJ Grande Campinas), Leandro Tomé Correa (10ª DRJ Central); os professores kodanshas Umeo Nakashima, Paulo Alvim Muhlfarth, Roberto Luís Fuscaldo, Rubens Pereira, Tomyo Takayama, Anderson Dias de Lima, Galileu Paiva dos Santos,Sumio Tsujimoto, Sadao Fleming Mulero, Floriano de Almeida, Marcos Elias Mercadante, Eduardo Freire da Silva, Antônio Carlos Mesquita,Milton Trajano da Silva, Omar Augusto Miquinioty Júnior, Edson Silva Barbosa, Mercival Daminelli, Pedro Edson Neri de Paiva e Antônio da Silva; e os professores Sérgio Matos,Reinaldo Naia Cavazani e Roberta Gecyaza de Andrade Yamashita, presidente da Associação Hortolandense de Judô.

Pronunciamentos da cerimônia de abertura

Após saudar autoridades, professores e atletas, Ângelo Perugini, prefeito de Hortolândia fez uma menção especial aos professores Sérgio Matos e Reinaldo Naia por ostentarem brava e honradamente a bandeira do judô na cidade e deu boas-vindas a todos.

“Agradeço à diretoria da FPJudô,que mais uma vez elegeu o município de Hortolândia para sediar a fase final do Campeonato Paulista sub 18, importante evento da modalidade. Faço uma saudação especial aos árbitros que brilhantemente conduzem os combates, e encerro cumprimentando os atletas que, diferentemente daqueles que fazem do chão o seu fim, fazem do chão e dos tatamis o início de jornada de vitórias para o Estado de São Paulo e para o Brasil”, discursou o prefeito hortolandense.

Agradecendo o empenho de toda a equipe da cidade na realização de mais um importante evento do calendário da federação e cumprimentando todas as autoridades presentes, Alessandro Puglia conclamou os atletas da classe juvenil a perseguirem seus sonhos e ideais.

“Quero mais uma vez lembrar a todos os atletas que vieram a Hortolândia em busca da realização de um sonho ouatingirsua meta que vale a pena lutar por ideais. Nós,atletas que no passado atingimos os mesmos objetivos que vocês perseguem, estamos sempre buscando mostrar referências a vocês. Hoje estão conosco Douglas Vieira e Carlos Honorato, dois gigantes que disputaram as finais dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984 e Sydney 2000, respectivamente, e ambos foram vice-campeões. Além de tudo que os dois fizeram e conquistaram para o Brasil, até hoje eles continuam atuando na área técnica e são um exemplo vivo de que vale a pena treinar duro e perseguir objetivos”, relembrou o presidente da FPJudô.

Ressaltando o comprometimento do governo municipal de Hortolândia com o esporte, e em especial com os eventos da Federação Paulista de Judô, Francisco de Carvalho desejou que em sua gestão o prefeito Ângelo Perugini consiga dar prioridade àqueles que mais necessitam do serviço público e finalizou destacando a importância dos atletas da base no projeto de gestão da FPJudô.

“Reafirmando a importância dos atletas que compõem a base do judô paulista em nosso projeto, destaco que, em parceria com a Ajinomoto do Brasil, este ano o Alessandro Puglia e a coordenação técnica da FPJudô estãodesenvolvendo um trabalho diferenciado,que visa a proporcionarà classe sub 18 um período de treinamento no Japão. Poder oferecer maior intercâmbio técnico que resulte no crescimento dos nossos atletas é a prioridade da Federação Paulista de Judô”, afirmou o dirigente.

Judô Clube Mogi das Cruzes é campeão do feminino e SESI-SP fatura o masculino

Nos tatamis, o primeiro lugar geral em cada gênero foi conquistado por duas equipes que dedicam enorme atenção à base e congregam grandes talentos.

O Judô Clube Mogi das Cruzes ficou no topo do feminino com quatro medalhas (uma de ouro, uma de prata e duas de bronze). Conquistando duas medalhas (uma de ouro e uma de bronze), o Esporte Clube Pinheiros ficou em segundo lugar. OSão João Tênis Clube/APAJA e a Associação Marcos Mercadante de Judô ficaram em terceiro com duas medalhas (uma de ouro e outra de bronze). A Associação de Judô Kyoei, de Suzano, Clube Internacional de Regatas, Projeto Olhar do Futuro e o Judôna Faixa Team ficaram na quarta colocação conquistando uma medalha de ouro. O SESI-SP terminou na quinta colocação no feminino, conquistando quatro medalhas (duas de prata e duas de bronze).

Já no masculino o SESI-SP assegurou a primeira colocação, conquistando cinco medalhas (duas de ouro, duas de prata e uma de bronze). Ratificando sua tradição nos tatamis, o Judô Praia Grande ficou em segundo lugar com duas medalhas de ouro. O Clube Paineiras do Morumby obteve a terceira colocação somando duas medalhas (uma de ouro e uma de prata). A UNIMES – Universidade Metropolitana de Santos e a Associaçãode Judô Araçatuba ficaram em quarto lugar com duas medalhas (uma de ouro e uma de bronze). O São João Tênis Clube/APAJA assegurou a quinta colocação geral no masculino conquistando uma medalha de prata.

SESI-SP inicia a temporada em altíssimo nível

Totalizando nove medalhas, sendo duas de ouro, quatro de prata e três de bronze, a equipe doServiço Social da Indústriaconquistou a primeira final de estadual desta temporada e levou para Bauru o título de campeã geral do certame.

O São João Tênis Clube/APAJA foi vice-campeão geral conquistando três medalhas (duas de ouro e uma de bronze). O Judô Praia Grande assegurou o terceiro lugar no quadro geral obtendo duas medalhas de ouro. O Judô Clube Mogi das Cruzes ficou em quarto lugar com cinco medalhas (uma de ouro, uma de prata e três de bronze). O Esporte Clube Pinheiros e o Clube Paineiras do Morumby ficaram em quinto, conquistando duas medalhas (uma de ouro e uma de prata).

A comissão técnica e os atletas do SESI-SP dedicaram o título do campeonato paulista juvenil de 2019 ao professor kodansha Omar Augusto Miquinioty Júnior, recém-empossado técnico da equipe.

“Há poucas semanas assumi o comando técnico de uma equipe da qual eu já fazia parte, e este título é muito bem-vindo, pois mostra o entrosamento que existe em nosso grupo e premia o excelente trabalho desenvolvido pelos membros de nossa comissão técnica e os atletas. Acima de tudo esta conquista expõe a sintonia das áreas administrativa e técnica do SESI-SP”, disse o professor Miquinioty.

Por: Paulo Pinto – Fotos Budopress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fique por dentro de eventos e notícias locais das Delegacias Regionais

Nossos Parceiros

Logo Parceiros

Nossos Apoiadores

Logo Apoiadores

Nosso Instagram @fpjudo