Neste sábado , o Ginásio Poliesportivo do Esporte Clube Pinheiros foi palco do Festival de Judô da Federação Paulista de Judô, um evento que reuniu 387 jovens atletas, de 5 a 12 anos, representando mais de 30 entidades.
O festival, realizado pelo segundo ano consecutivo, tem como principal objetivo incentivar as crianças a se familiarizarem com a modalidade e a prática esportiva.
A cerimônia de abertura contou com a presença de importantes figuras do judô paulista, como o presidente do Esporte Clube Pinheiros, Carlinhos Brazolin; Alessandro Puglia, ex-presidente da Federação; Arnaldo Queiroz, secretário geral da federação; e Eduardo Achcar, diretor de Judô do clube.
O presidente Carlinhos Brazolin destacou a importância do judô na formação dos jovens: “É maravilhoso, né? Porque o judô mostra uma disciplina para as pessoas, e quando você leva isso para a escola, você coloca o garoto, não só no clube, mas na escola, com uma disciplina fantástica. A ordem e o progresso vêm muito do judô.”
O Sensei Hissato Yamamoto, delegado da capital e representante do presidente da Federação, Henrique Guimarães, também enfatizou a relevância do festival para os jovens atletas. “Esse festival escolar é muito importante porque é a iniciação da criança. É a primeira vez que ela vai entrar no tatame com um colega diferente. Na academia, eles já conhecem uns aos outros. Hoje, aqui, não há ganhador; todos são vencedores. Todos recebem medalhas, mas o principal é que eles se acostumem com a competição. Isso é fundamental”, afirmou Yamamoto.
Já Alex Russo, membro da comissão escolar da federação responsável pela organização do evento, destacou: “A organização estava muito boa, tudo perfeito. Conseguimos começar e terminar dentro do horário previsto. Todas as crianças saíram com medalhas e satisfeitas, recebendo muitos elogios dos professores sobre o formato da competição e a organização. Os efeitos, como a iluminação e o painel, foram um grande atrativo, especialmente a jaguatirica, que foi a sensação do evento. As crianças adoraram!”
Russo também ressaltou a importância do evento para a nova gestão da coordenação: “Em pouco menos de um mês, conseguimos reunir quase 400 crianças e realizar um belo festival para fechar o ano. O sucesso desse evento foi fundamental para marcar a nova coordenação. Eu e o Juquita ficamos responsáveis pela organização dos bastidores, e com o apoio da diretoria da federação, da FPJudô, tudo saiu conforme o planejado. Não há nada a desejar, as medalhas estavam perfeitas, grandes e dentro do padrão da federação. Foi realmente muito bom.” Ele que organizou o torneio junto com Professor Rafael Santos (Juquita)
O presidente da Federação Paulista de Judô Henrique Guimarães destacou a importância do judô escolar – “na nossa gestão vamos trabalhar para fomentar ainda mais o judô escolar que é essencial para formação de novos talentos “, declarou Guimarães.
O Festival de Judô proporciona uma oportunidade para os jovens competirem e também para que tenha vivências com o ambiente de competição e conceitos como respeito, disciplina e superação.
A Federação Paulista de Judô reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do esporte entre as novas gerações.
Em breve, será publicado o álbum de fotos do evento.