FPJudô inicia procedimentos para o exame de graduação, que será virtual, mas em novo formato

Este ano o exame ainda será virtual, mas haverá a presença do uke © FPJCOM

Este ano os candidatos paulistas não serão mais avaliados pelo formato tandoku renshu (sombra). Os candidatos gravarão vídeos com a participação do uke

Por FPJCOM
23 de setembro 2021 / Curitiba (PR)

Reeditando o procedimento de 2020, a Federação Paulista de Judô (FPJudô) começa em setembro os trabalhos de preparação dos exames de graduação desta temporada.

Com a redução das medidas restritivas impostas pelo governo estadual devido à pandemia e o fim do processo judicial infundado que imobilizou a entidade por seis meses, a coordenação de cursos reassumiu suas funções.

O coordenador Luís Alberto dos Santos explicou que a prioridade é ajustar todos os setores que envolvem a avaliação dos candidatos a promoção desta temporada.

“Em reunião realizada com a coordenação de exames de graduação da federação, definiu-se que a principal meta neste momento é atender às necessidades dos nossos filiados no que tange à realização do exame de graduação de uma temporada inusual e extremamente difícil para a modalidade. Assim como ocorreu em 2020, este ano não tivemos nenhuma competição de kata ou módulos preparatórios para a realização dos exames, mas estamos certos de que satisfaremos nossos filiados.”

Em seiza, alunos do curso de kata da FPJudô preparam-se para fazer o rei final © FPJCOM

O coordenador de cursos da Federação Paulista de Judô explicou que este ano não será mais utilizado o formato tandoku renshu (sombra).

“A grande novidade é que este ano os candidatos não se apresentarão mais sozinhos. O exame será virtual, porém todos terão de utilizar o uke (aquele que é arremessado). É por isso que o treinamento terá de ser diferente e muito mais aprimorado”, disse Santos.

Sensei Luís Alberto afirmou que o novo formato exigirá mais conhecimento dos candidatos, por isso será disponibilizado mais conteúdo de aprendizado e de prática. O trabalho dos avaliadores será muito mais fácil e palpável em comparação com o sistema tandoku renshu. Por outro lado, os candidatos obterão conhecimento infinitamente superior.

“Claro que ainda não será o mesmo aprendizado proporcionado por meio de cursos e competições de kata ou módulos preparatórios, mas haverá sim um ganho qualitativo muito superior em relação ao que fizemos em 2020”, explicou o professor kodansha shichi-dan (7º dan) Luís Alberto dos Santos.

TREINOS PARA CANDIDATOS

Professor: Luís Alberto dos Santos
Datas: Todas as quartas-feiras
Horário: das 20 às 22 horas
Local: Centro de Aperfeiçoamento Técnico da FPJudô (CAT)
Endereço: Rua Airosa Galvão 45 – Água Branca – São Paulo (SP)
Informações: (11) 3862-0749 ou 3673-0497 – www.fpj.com.br

Compartilhar
Fique por dentro de eventos e notícias locais das Delegacias Regionais

Nossos Parceiros

Logo Parceiros