Exame de Graduação 1o semestre
A Federação Paulista de Judô está preparando o Exame de Faixa que será realizado no dia 18 de maio de 2024, no Centro de Excelência do Judô, localizado na Rua Tiradentes, 1845, em Santa Terezinha, São Bernardo do Campo, SP.
Os candidatos interessados em participar do exame devem estar atentos às informações de participação e inscrição, que é exclusiva para os candidatos aprovados e com as taxas pagas. O valor do exame é de R$ 1.139,00, com possibilidade de parcelamento em até 3 vezes e visa contemplar 125 atletas que foram impedidos de realizar o exame em outubro de 2023 devido a pendências de documentação.
A programação do evento está prevista para iniciar às 07h com a chamada dos 125 candidatos com pendências administrativas, seguida da abertura oficial às 08h30, desta vez com a participação de todos os candidatos. As chamadas para a entrega das faixas e juramento começarão às 09h, encerrando o evento em seguida.
“Esse exame de graduação decorre de uma situação de atletas que tinham pendências no sistema Zempo. Eu, quando assumi a intervenção, falei com o Presidente Silvio, para que a CBJ agilizasse o processo de análise dos currículos e conseguissemos liberar a graduação para esses atletas”, afirmou Caio Medauar, Interventor da Federação.
É importante ressaltar que somente os candidatos aprovados pela CBJ poderão participar do Exame de Faixa. A lista com os aprovados está disponível e todos receberão o boleto para pagamento. Além disso, os candidatos devem estar em dia com os critérios estabelecidos para o exame.
Para mais informações e esclarecimentos, os candidatos podem se manifestar através do e-mail fpj@fpj.com.br.
O professor Luís Alberto dos Santos – Prof. Kodansha 7⁰ Dan – Coordenador de cursos da Federação Paulista de Judô e Coordenador Estadual de Kata – foi um dos responsáveis pela regularização dos atletas e viabilização da documentação e, em entrevista, nos conta como foi o processo.
FPJudô: Professor o senhor pode explicar como se deu o impedimento dos atletas?
LAS: “Desde que eu fui inserido nesse processo pelo professor Silvio Acácio, presidente da CBJ, tenho me empenhado para realizar esse exame o quanto antes, em consideração aos candidatos, porque eu os vejo como os únicos prejudicados por não ter culpa de não ter podido realizar o exame em outubro do ano passado e impedidos de participar do campeonato. Eles não tinham e, na verdade não tem, carência na plataforma Zempo. Carência essa exigida pela Confederação Brasileira de Judô, que havia sido notificada ao país todo em 2018. Mas muitos professores não se atentaram a essa notificação, levando em conta que passamos um período de pandemia da covid 19, quando a grande maioria dos professores teve seu trabalho prejudicado. Ano passado, quando a Confederação Brasileira de Judô cobrou esse registro de quatro anos mínimos de carência para que pudesse realizar o exame, esses 125 candidatos não puderam participar, devido a carência mínima. O cadastro compete ao professor de cada um desses candidatos, que tinha que ter feito no prazo exigido pela confederação. E muitos acabaram perdendo o prazo principalmente pela questão da pandemia e esqueceram dessa informação, dessa exigência.”
FPJudô: Quais foram os passos para regularizar a situação?
LAS: “Em dezembro de 2023, a Federação Paulista de Judô encaminhou para a Confederação Brasileira de Judô informações adicionais de cada um desses candidatos, comprovando a vivência deles anterior ao tempo exigido de registro na plataforma. Então, nesses 125 casos, tiveram anexados documentos, fotos, registro de atividades competitivas inclusive, entre outras, para que comprovasse, mesmo não tendo o tempo de registro na plataforma, mas comprovasse a vivência deles no judô.”
FPJudô: Como foi concluído o processo?
LAS: “Esses 125 processos foram analisados pela Confederação Brasileira de Judô e no início de abril de 2024 veio o parecer oficial da entidade, de que todos eles estavam liberados a ser submetidos ao exame. Eu e o Dr Caio Medauar nos empenhamos para isso. A partir daí nos restava organizar o evento.”
FPJudô: Qual foi o trâmite para organizar um evento deste porte?
LAS: “Então, eu fui atrás do local, que vai ser no Centro de Excelência do Judô de São Bernardo do Campo, uma data onde o calendário permitia, 18 de maio, e estou fazendo a convocação dos professores que vão trabalhar como avaliadores desses candidatos no exame. Além disso, estamos organizando, também, toda a logística para um bom evento. “.
➡️ Clique aqui e baixe o Outline do Exame de Graduação.