FPJudô realiza Open Aspirante em Ribeirão Preto e Mogi das Cruzes

A classe aspirante fomenta e fortalece as pequenas associações e projetos sociais, valorizando um segmento que antes competia em desvantagem © Global Sports

O objetivo de realizar em duas cidades a competição que anualmente dobra o número de inscritos é facilitar a participação e o acesso dos judocas da capital e do interior

Por Paulo Pinto / FPJCOM
26 de abril de 2022 / São Paulo (SP)

Criada em 2017, a classe aspirante fomenta e fortalece principalmente as pequenas associações e os projetos sociais, valorizando um segmento que antes ficava à margem das competições ou competia em desvantagem devido à menor experiência dos seus atletas.

Em sua primeira edição, em Sertãozinho, o Open reuniu apenas 290 judocas. Já no ano seguinte, em São Paulo, recebeu cerca de 660. Em 2019 foi ampliado o número de atletas classificados para a fase final do Campeonato Paulista Aspirante, o que causou um aumento expressivo no número de filiados e resultou na duplicação das inscrições: nada menos que 1.475.

Esta quarta edição do certame – voltada para atletas das classes sub 9, sub 11, sub 13, sub 15, sub 18 e adulto iniciante – também vai assegurar vaga na fase final do Campeonato Paulista Aspirante para os quatro primeiros colocados da cada classe e categoria de peso.

A coordenação técnica da Federação Paulista de Judô (FPJudô) decidiu mudar o formato da disputa com o objetivo de facilitar o acesso e a participação dos judocas do interior e da Região Metropolitana da capital, como parte da retomada das atividades no período pós-pandemia, elegendo os municípios de Ribeirão Preto e Mogi das Cruzes.

Treinamento de campo

A primeira competição, em Ribeirão Preto, será realizada no dia 21 de maio, no ginásio de esportes do Ipanema Clube. Já a segunda etapa, em Mogi das Cruzes, está marcada para 4 de junho no Ginásio de Esportes Hugo Ramos, o Hugão. O coordenador técnico Marco Aurélio Uchida explicou que as duas disputas serão abertas e prometem uma excelente surpresa.

“É muito importante frisar que as duas edições da competição serão independentes. Caso queiram, os atletas poderão disputar as duas etapas do Open Aspirante 2022, já que ambas são classificatórias para a fase final do Paulista Aspirante.”

O dirigente disse ainda que a disputa do interior oferecerá treinamento de campo para todos os técnicos e atletas que participarem da competição.

“O treinamento com os técnicos será realizado no dia 21, após a competição, e o treinamento de campo, no dia seguinte, no mesmo ginásio.”

Como forma de apoio, a FPJudô oferecerá jantar e café da manhã aos técnicos que participarem do evento e alojamento para os atletas inscritos no certame que participarem do treinamento de campo.

A coordenação técnica da Federação Paulista de Judô informa que na próxima semana serão publicados os outlines das duas etapas da Open Aspirante 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fique por dentro de eventos e notícias locais das Delegacias Regionais

Nossos Parceiros

Logo Parceiros

Nossos Apoiadores

Logo Apoiadores

Nosso Instagram @fpjudo