A Federação Paulista de Judô (FPJ) em sua nova gestão divulgou a indicação de um dos mais preparados profissionais para assumir a coordenação de kata na gestão 2024-2028. O escolhido é Sen Sei Rioiti Uchida, 8° Dan, que traz consigo uma vasta experiência e um histórico memorável no judô.
Nascido em Tapiraí, interior de São Paulo, em 1952, Rioiti Uchida começou sua jornada no judô em 1971, na academia de Chiaki Ishii. Seu amor pelo kata começou a florescer no início da década de 1980, quando participou de seu primeiro curso na modalidade. Antes disso, já havia tido um gostinho do kata quando o Sen Sei Ishii lhe ensinou o nage no kata, preparando-o para o exame de faixa-preta.
Uchida é um personagem de destaque na arte marcial , com um currículo que inclui três títulos de Campeão Mundial (Canadá 2005, França 2006 e Brasil 2007) e quatro conquistas no Campeonato Pan-Americano (Porto Rico 2005, Argentina 2006, Argentina 2008 e El Salvador 2010). No cenário nacional, ele também se destacou como campeão brasileiro em cinco edições (Praia Grande 2005, Bauru 2006, São Paulo 2008, São Paulo 2009 e São Bernardo do Campo 2010).
“Bom, primeiramente quero dizer que senti muito honrado com o convite feito pelo presidente Henrique Guimarães e pelo seu vice, o Sen Sei Hatiro Ogawa, para estar ajudando na coordenação de kata do Estado de São Paulo. Milito nessa área já há muito tempo, já ministrei vários cursos, tanto na capital como em várias regiões do interior. Tenho certeza que vamos realizar um ótimo trabalho”, declarou Ushida.
Com graduação de 8° Dan pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e 6° Dan pelo Instituto Kodokan, Uchida é um professor e técnico respeitado, sendo responsável pela formação da dupla bicampeã mundial de kata, composta por Wagner Uchida e Paulo Roberto Ferreira. Além disso, ocupa o cargo de coordenador de kata da Confederação Pan-Americana de Judô (CPJ) e atua como delegado da CPJ em campeonatos mundiais de kata.
Desde 2005, Rioiti Uchida é juiz continental de kata e, desde 2018, árbitro FIJ Atualmente, leciona na Associação de Judô Alto da Lapa, onde suas aulas abrangem os fundamentos técnicos do kata e também toda a filosofia e ética que a prática exige.
A FPJ acredita que a experiência e o comprometimento do sensei Uchida serão fundamentais para o desenvolvimento do kata no estado de São Paulo e espera que seu trabalho traga novas conquistas e visibilidade para a modalidade. A expectativa é que, sob sua liderança, o kata continue a inspirar novos praticantes.