Delegação paulista no Encontro Nacional de Kodanshas 2024
Nos dias 25 e 26 de novembro os Kodanshas de São Paulo marcaram presença no Encontro Nacional de Kodanshas, realizado na cidade do Rio de Janeiro. O evento, promovido pela Confederação Brasileira de Judô, ocorreu em um momento especial, logo após os excelentes resultados do Judô nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, que elevaram ainda mais o espírito de celebração e motivação entre os praticantes da modalidade.
Com o objetivo de compartilhar experiências e conhecimentos, os Kodanshas, que são reconhecidos como verdadeiros pilares de conhecimento e tradição dentro da arte marcial, desempenharam um papel fundamental nas discussões e atividades do evento.
A delegação paulista foi representada por 46 Kodanshas, sendo 29 graduados e 17 Kodanshas que estiveram presentes. Entre os professores Kodanshas que participaram do encontro, destacam-se:
– Henrique Carlos Serra Azul Guimarães – Kodansha e Presidente da FPJudô
– Hissato Yamamoto
– Orlando Sator Hirakawa
– José Paulo Figueiroa
– Rioiti Uchida
– Edison Minakawa
– Sérgio Barrocas Lex
– Edson Barbosa
– Paulo Ferraz Alvim Muhlfarth
– Marcos Mercadante
– Luiz Tomilheiro
– Roberto Moyses Dutkiewcz
– Leandro Alves Pereira
– Nelson Claudino
– Soraia Andre
– Sérgio Luiz Ferrante
– Yoshiyuki Shimotsu
Durante o evento, foram graduados, e os seguintes judocas foram promovidos:
– Fernando Hiroyuki Borges Hirakawa
– Francisco Carlos Alves
– Gerson Bortolossi Junior
– Gilson de Vito
– Guilherme Timossi Sumam
– Hercílio Aparecido Benedicto
– Jiro Aoyama
– Júlio de Assis Pimenta
– Kanefumi Ura
– Kendi Yamamoto
– Lairton Cesar Secches Mansor
– Léo Eduardo Secches Mansor
– Lincoln Xavier de Oliveira
– Luciano Makoto Hirakawa
– Marcelo Nery Fontes
– Marcelo Rodolfo de Queiroz
– Márcio André Filho
– Marcos José Hungaro
– Mario Koji Chibana
– Nilson de Jesus Souza
– Odovvaldo de Mello
– Pedro Batista Xavier
– Reinaldo Arantes Gonçalves da Silva
– Roberto Joji Chiba Kimura
– Roberto Magno de Moraes
– Rodolfo Mathias
– Sérgio de Souza Caummo
– Sharon Wajchenberg
– Vlamir Ferreira Dias
– Washington Sumio Aoike
O presidente da Federação Paulista de Judô, Henrique Guimarães, foi um dos representantes que enriqueceram o evento com sua experiência e liderança.
“Gostaria de parabenizar o presidente Silvio Acácio, da Confederação Brasileira de Judô, pelo grande evento realizado nesta segunda e terça-feira, neste importante encontro de Kodanshas. Quero parabenizar todos os senseis que foram graduados para o sexto, sétimo e oitavo dan. A federação se sente muito honrada em ter grandes representantes nesse programa de Kodansha. Foram vinte e nove senseis graduados, cientes das responsabilidades de um Kodansha. Foi um evento de altíssimo nível, realizado pela CBJ. Parabenizo todos os envolvidos e também os dezessete Kodanshas que estiveram presentes, guiando o evento. Mais uma vez, a federação encerra com chave de ouro um grande evento promovido pela Confederação Brasileira de Judô.”
Além das atividades e homenagens, o encontro contou com a presença da seleção brasileira de Judô, que competiu em Paris, incluindo os medalhistas de São Paulo: Bia Souza, Larissa Pimenta e Rafael Silva.