Foto: Gabriela Sabau/IJF
A Federação Paulista de Judô parabeniza Michel Augusto pelo quinto lugar no Campeonato Mundial de Judô realizado em Budapeste. O desempenho reforça a trajetória do atleta, que atualmente ocupa a terceira colocação no ranking mundial.
Michel Augusto, que já conquistou o título de campeão pan-americano, uma prata em Grand Slam e um bronze no Grand Prix neste ano, entrou na competição como uma das apostas brasileiras na busca por medalhas. E ele avançou na competição.
Na sua estreia, Michel aplicou um golpe de chave de braço em Ashik Andreyan, da Armênia, garantindo sua primeira vitória. Depois, superou o judoca Bakhrom Boturev, do Uzbequistão, bronze no Grand Slam de Paris, numa luta de resistência e estratégia. Na fase seguinte, Michel passou com facilidade por Ariunbold Enkhtaivan, da Mongólia, com um ippon.
Nas quartas de final, Michel enfrentou Marton Andrasi, lutador local que contou com o apoio da torcida húngara. Com uma estratégia, Michel conseguiu marcar o primeiro ponto e, após resistir às investidas do adversário, avançou às semifinais do mundial.
Na semifinal Michel perdeu para o Japonês Ryuju Nagayama que depois ganhou a medalha de ouro por Yuko.
A disputa pelo bronze foi marcada por uma luta difícil. Michel iniciou levando uma penalidade e, posteriormente, recebeu duas, ficando em desvantagem. Sem pontos no tempo regular, a luta foi para o golden score. Neste momento, Michel sofreu uma lesão no pé direito, saindo carregado pelo adversário, que, mesmo sem comemorar, ajudou o judoca brasileiro.
O presidente da Federação Paulista de Judô, Henrique Guimarães, destacou o esforço de Michel Augusto. “Parabéns ao Michel pelo desempenho. Numa luta difícil e muito equilibrada, buscou o resultado até o final, mas acabou lesionado. Michel é um dos talentos do judô paulista e continuará trazendo conquistas”, afirmou Guimarães.
Outra brasileira Natasha Pereira competiu nesta sexta-feira e perdeu na primeira luta.
A Federação Paulista de Judô reforça seu reconhecimento pelo desempenho de Michel Augusto e de todos os brasileiros que participaram do Mundial de Judô.