Leonardo Arashiro, um dos palestrantes em Botucatu
No último final de semana, quatro cidades do estado de São Paulo foram palco de importantes módulos de arbitragem, reunindo mais de 800 árbitros no total.
Os eventos ocorreram em Botucatu, São Bernardo do Campo, Votorantim e Aguaí, com o objetivo de atualizar e qualificar os profissionais da área para o novo ciclo olímpico.
Em Botucatu, o módulo de arbitragem atraiu mais de 100 árbitros.
A abertura do evento contou com a presença do presidente da Federação Paulista de Judô, Henrique Guimarães, e do vice-presidente Raul Senra Bisneto, que ressaltaram a importância da qualificação contínua e da participação ativa dos árbitros em torneios da federação.
Organizado pelos delegados Ana Paula Feltrin (6ª DR), Argeu Oliveira (3ª DR), André Gustavo (13ª DR) e Wylmar Shiraga (5ª DR), o evento também contou com a participação de renomados kodanshas, como Jorge Siqueira (7º Dan), Roberto Luís Fuscaldo (7º Dan) e Edson de Freitas (6º Dan).
Leonardo Arashiro apresentou o novo modelo de arbitragem, enfatizando a necessidade de adaptação às mudanças do esporte.
Argeu Oliveira destacou a relevância de Botucatu como anfitriã do evento e incentivou os judocas a se prepararem para a arbitragem, reforçando o compromisso da cidade com a formação de novos árbitros.
Simultaneamente, em Votorantim, mais de 60 árbitros participaram de um seminário que contou com 48 inscritos.
Sob a coordenação do sensei João David, da 7ª DR, e com Wagner Tadashi Uchida como palestrante, o evento também teve como foco a formação de novos árbitros que irão integrar o quadro da Federação Paulista de Judô.
Os delegados Takeshi Yokoti e Jiro Aoyama, ambos da 7ª DR, acompanharam as atividades.
Em Aguaí, o módulo organizado pelas 12ª, 15ª e 8ª Delegacias Regionais reuniu mais de 400 inscritos.
A abertura, realizada no domingo, contou com a presença do presidente da Federação Paulista de Judô, Henrique Guimarães, e dos delegados Sidney Paris (8ª DR), Cleber do Carmo (12ª DR) e Celso Antônio Leite (15ª DR).
O evento reforçou o compromisso com a formação e atualização dos árbitros na região. Na ocasião foi feito um minuto de silêncio pelo falecimento do atleta Paulo Saldanha de Limeira atleta que pertenceu ao projeto futuro no final dos anos 80.
Por fim, em São Bernardo do Campo, o módulo da 1ª DR da Capital, 9ª DR do ABC, 2ª DR – V. Paraíba, 10ª DR e 11ª DR – Litoral reuniu árbitros de diferentes regiões.
O evento contou com a presença de Claudio Calasans Camargo (2ª DR – V. Paraíba), Glauber Diniz Aragão (10ª DR – Central) e Alberto Bittencourt (11ª DR – Litoral), Solange Pessoa, 1ª DR da Capital e Marcelo Nery da 9ª DR do ABC.
Henrique Guimarães também fez questão de saudar os participantes, ressaltando a importância da união e cooperação entre as delegacias.
Os módulos de arbitragem realizados em Botucatu, Votorantim, Aguaí e São Bernardo do Campo demonstram o compromisso da Federação Paulista de Judô com a formação e atualização dos árbitros, preparando-os para os desafios do novo ciclo olímpico e promovendo a qualidade das competições no estado.