Paineiras do Morumby vence o Campeonato Paulista Inter-regional da Capital

Competição realizada na capital reuniu 256 atletas de 44 agremiações © Simone Lima

Com 13 medalhas de ouro, dez de prata e oito de bronze, o clube da Zona Sul predominou no certame disputado por 44 agremiações

Por FPJCOM
14 de abril de 2022 / Curitiba (PR)

Realizou-se no dia 2 de abril o Campeonato Paulista Inter-regional da 1ª DR Capital da Federação Paulista de Judô (FPJudô), envolvendo 256 atletas de 44 agremiações nas classes sub 18, sub 21 e sênior da divisão especial. O grande vencedor foi o Clube Paineiras do Morumby, que conquistou 31 medalhas, sendo 13 de ouro, dez de prata e oito de bronze. Em segundo lugar, o Esporte Clube Pinheiros, obteve 13 medalhas de ouro, sete de prata e oito de bronze, seguido pelo Club Athletico Paulistano com nove medalhas de ouro, quatro de prata e seis de bronze.

Grandes nomes do judô paulista abrilhantaram o Inter-regional da Capital © Simone Lima

Classe sub 18

No peso ligeiro feminino sub 18, o primeiro lugar ficou com Gabrielly Nascimento Rosa e o segundo, com Yasmin Rosa Cabral de Miranda. Na categoria meio-leve, Júlia Francisca da Silva foi a primeira colocada. Na categoria leve, o pódio foi composto por Agatha Cassari Benedicto, em primeiro, Gabriela de Melo Dias, em segundo, e Luísa Iutara e Isabelle Alves de Paula em terceiro.

Árbitros que atuaram na competição © Simone Lima

Na categoria meio-médio, Adrielly Lopes de Faria ficou em primeiro lugar; Flávia Jesus da Silva, em segundo, e Catarina de Oliveira e Gabrielle dos Santos em terceiro. Na categoria meio-pesado, Mary Haysy Lys da Silva ficou com a medalha de ouro; Rebeca Rezende, com a de prata e Linda Giovanna Machado e Letícia Silva Macedo, com o bronze. Na categoria pesado, Júlia Gallo da Silva ficou em primeiro lugar.

O Esporte Clube Pinheiros foi vice-campeão conquistando 13 ouros, sete pratas e oito bronzes © Simone Lima

No peso superligeiro masculino sub 18, o pódio foi composto por Matheus Nascimento Rosa, em primeiro lugar, João Francisco Oliveira, em segundo, e Gustavo Nascimento Rosa e Vinícius Curto Berman, em terceiro. Na categoria ligeiro, Marcus Vinícius Ramos foi o medalhista de ouro; João Vitor Yatabe, o de prata; e Igor Teles e Cleiton Carvalho os de bronze.

Vice-campeão Olímpico em Sydney (2000), Carlos Honorato é membro da comissão técnica do Clube Paineiras do Morumby © Simone Lima

Na categoria peso meio-leve, Calebe Rodrigues de Oliveira foi o primeiro colocado; Lucas Henrique Queiroz Bastos, o segundo, e Matheus Martins Soares e Lucas Nata Lima Ribeiro os terceiros. Na categoria leve, o pódio foi composto por Lucas Dell’Aquila, com a medalha de ouro, Lucas Komaki, com a de prata e Eduardo Yuiti e Raul Pissarra com as de bronze.

Grandes destaques das equipes paulistas disputaram medalhas e vagas no Inter-regional da Capital © Simone Lima

Na categoria peso meio-médio, João Paulo Segatelle foi o primeiro colocado; Gustavo Carvalho Silva, o segundo e Ramon Dantas e Leonardo Yuiti, os terceiros. Na categoria médio, Lucas Felipe Ribeiro foi o medalhista de ouro; Francisco Gorgulho, o de prata e Tiago Iori e Diego de Almeida Prado, os de bronze. Na categoria meio-pesado, o pódio foi composto por Gustavo Thierry de Souza Silva, em primeiro, Nicholas Gonçalves de Souza, em segundo, e Nicolas Pires Borges e Maurício Gabriel Gomes em terceiro. No pesado, o vencedor foi Gabriel Ramalho de Albuquerque.

Professor kodansha hachi-dan (8º dan) Takeshi Nitsuma é exemplo de dedicação a arbitragem do judô © Simone Lima

Classe sub 21

No peso feminino sub 21 ligeiro, Pietra Garcia de Souza Pinto foi a primeira colocada; Júlia Francisca da Silva, a segunda, e Ana Luísa de Lima Oliveira e Júlia França Almeida as terceiras. Na categoria meio-leve, Agatha Cassari foi a medalhista de ouro, Emily da Silva Rodrigues, a de prata e Luísa Naomi Iutaka e Beatriz da Silva Borges Neves, as de bronze. Na categoria leve, Sarah Vieira de Souza foi a vencedora; Marcella Catarina Adami, a vice-campeã e Aline Pedreira Tarciso Lemos e Wirini Rodrigues de Araújo, as terceiras colocadas.

O Club Athletico Paulistano assegurou a terceira colocação com nove ouros, quatro pratas e seis bronzes © Simone Lima

Na categoria peso meio-médio, Nauana das Dores Lopes foi a campeã. Na categoria médio, o pódio foi composto por Mary Haysy Lys da Silva em primeiro lugar, Mirella Fernandes Nery Fontes em segundo e Laryssa Mirielly Alves Nunes em terceiro. Na categoria meio-pesado, Beatriz Furtado Petri foi a primeira colocada; Thaynma Kailany da Silva, a segunda e Júlia Gallo da Silva, a terceira. Na categoria pesado, Letícia Bandeira foi a campeã.

Hissato Yamamoto, André Luiz Cipriani, Paulo César Cristal e Antônio Mesquita © Simone Lima

No masculino sub 21, a categoria peso ligeiro teve o pódio composto por Gabriel Anselmo de Arruda em primeiro lugar, Chrystian Diógenes da Silva em segundo e Ângelo Luiz Sousa e Ítalo Moura dos Anjos Teixeira em terceiro. Na categoria meio-leve, Ronald Oliveira Lima foi o primeiro colocado; Guilherme Castro de Oliveira, o segundo e Matheus dos Santos e Anderson Cano os terceiros. Já na categoria leve, João Paulo Segatelle e Victor Sambatti foram os primeiros colocados, seguidos por Samuel de Souza em segundo e Pedro Henrique Arruda em terceiro.

Ao todo, 16 árbitros atuaram na competição © Simone Lima

Na categoria meio-médio, Francisco Gorgulho foi o vencedor; Victor Romero, o vice-campeão e João Pedro Salgado Moraes e Lucas Felipe Ribeiro, os terceiros colocados. Na categoria médio, o primeiro colocado foi Gabriel de Freitas e o segundo, Diego Santos Sales. Na categoria meio-pesado, João Pedro Alencar foi o medalhista de ouro e Leonardo Moura o de prata.  Na categoria pesado, Pedro Henrique Jorge ficou em primeiro lugar no pódio; André Marques, em segundo e Cristian Pires Borges e Fabrício da Silva Garcia em terceiro.

Professor kodansha Belmiro Boaventura, árbitro da Associação de Judô Vila Sônia © Simone Lima

Classe sênior

Na classe sênior feminina, a categoria peso ligeiro teve o pódio composto por Laura Louise Ferreira em primeiro lugar, Beatriz da Silva Borges Neves em segundo e Ana Luísa de Lima Oliveira em terceiro. Na categoria meio-leve, Kenia Astrom de Souza foi a campeã; Emily da Silva Rodrigues, a vice-campeã e Aicha José Maurício, a terceira colocada. Na categoria leve, Ketelyn Araújo Nascimento foi a primeira colocada; Gabriela Shinobu Chibana, a segunda e Layana Lacerda Soares e Amanda Ferreira Culato, as terceiras.

Em quarto lugar ficou a Associação de Judô Fernandes com um ouro, duas pratas e três bronzes © Simone Lima

Na categoria meio-médio, Mariana dos Santos Silva foi a campeã; Vitória Siqueira Andrade, a vice-campeã e Nauana das Dores Lopes e Mayrha Lucato completaram o pódio com os terceiros lugares. Na categoria médio, Ellen Santana foi a medalhista de ouro; Vitória Pereira da Silva, a de prata e Bruna Sales e Samara Oliveira, as de bronze. Na categoria meio-pesado, Beatriz Furtado ocupou o lugar mais alto do pódio, Karol Priscilla ficou em segundo e Gabriela Vilhena e Thayna Chiodi ficaram em terceiro. Na categoria pesado, Keila Cristina Zotov foi a campeã; Giovana Mendes, a vice-campeã e Ana Cláudia de Souza e Alanis Evangelista da Silva as terceiras colocadas.

A árbitra Nádia Hori, também da Associação de Judô Vila Sônia © Simone Lima

Na classe sênior masculina, a categoria peso ligeiro teve o pódio composto por João Paulo dos Santos, em primeiro, Gabriel Anselmo de Arruda, em segundo e Lincoln Damasceno e Chrystian Diogenes, em terceiro. Na categoria meio-leve, Phelipe André foi o campeão; Guilherme de Oliveira, o vice-campeão e Nathan de Almeida Borges e Jeyson Rodrigo Fernandes, os terceiros colocados. Na categoria leve, Rafael de Freitas ficou em primeiro; Jonas Ribeiro, em segundo e Orlando do Rosário Filho e Raí Ferreira, em terceiro.

A equipe do São Paulo Futebol Clube ficou em quinto lugar com um ouro, uma prata e cinco bronzes © Simone Lima

Na categoria peso meio-médio, Marcelo Garcia Contini ficou em primeiro; Eduardo Katsuhiro Barbosa, em segundo e Adriano Toshio Miwa e Guilherme Dias Gomes, em terceiro. Na categoria médio, Victor Hugo da Silva ficou em primeiro; Gabriel Bondezani de Freitas, em segundo e Giovani Ferreira e José Augusto Gonçalves em terceiro. Na categoria meio-pesado, Lucas Antônio Martins Lima ficou em primeiro; Gabriel Arevalo, em segundo e Erick Henrique e Humberto Alonso, em terceiro. Por fim, na categoria pesado, o campeão foi Gabriel de Souza; o vice-campeão, Ítalo Rodrigues Barbosa e os terceiros colocados, Jonas Facho e Sérgio Yukio.

Paulo Roberto Ferreira, bicampeão mundial de kata arbitrou no Paulista Inter-regional da Capital pela Associação de Judô Alto da Lapa © Simone Lima

Quadro de medalhas

  • Clube Paineiras do Morumby – 13 ouros – dez pratas – oito bronzes
  • Esporte Clube Pinheiros – 13 ouros – sete pratas – oito bronzes
  • Club Athletico Paulistano – nove ouros – quatro pratas – seis bronzes
  • Associação de Judô Fernandes – um ouro – duas pratas – três bronzes
  • São Paulo Futebol Clube – um ouro – uma prata – cinco bronzes
  • Sport Club Corinthians Paulista – um ouro – uma prata – seis bronzes
  • Associação Brasileira A Hebraica de São Paulo – dois ouros – uma prata – um bronze
  • Instituto Camaradas Incansáveis – um ouro – uma prata – um bronze
  • Associação de Judô Vila Sônia – duas pratas – um bronze
  • Associação Colossus de Judô – um ouro – uma prata – um bronze
  • Associação Cultural Esportiva de Tucuruvi – duas pratas
  • Associação Desportiva Carlos Fossaste – uma prata – dois bronzes
  • Sociedade Esportiva Palmeiras – duas pratas – dois bronzes
  • Instituto Messias / Imecam – uma prata – quatro bronzes
  • Associação Judô Kata Team – uma prata
  • Judô Tomodachi – três bronzes
  • Associação de Judô Chibana – um ouro
  • Academia de Judô Pissarra – quatro bronzes
  • Clube Espéria – dois bronzes
  • Associação Desportiva Centro Olímpico – um bronze
  • Instituto Sensei Divino Budokan – um bronze
  • Projeto Social Judô para Todos – um ouro
  • Secretaria Municipal de Esportes e Lazer Francisco Morato – um bronze
  • Associação Judô Belarmino – uma prata
  • Clube Atlético Ypiranga – uma prata
  • Círculo Militar de São Paulo – dois bronzes
  • Associação Budô – um bronze
  • Associação de Judô Ichikawa – um bronze
  • Associação de Judô Previato – um bronze
  • Clanisa Judô – um bronze
  • Clube Esportivo da Penha – um bronze

Pirituba Futebol Clube, Associação Moacyr de Judô, Associação Aurélio Miguel de Esportes, Judô Constantino, Anhembi Tênis Clube, Associação de Judô Hombu Budokan, Associação de Judô Alto da Lapa, Clube Atlético Monte Líbano, Instituto Roldão, Associação João do Grito de Judô, Academia Shoorikan, Ipê Clube e Associação de Judô Mito não conquistaram medalhas.

Entidades participantes

  • A.C.N.B. Judô Vila Carrão – Hissato Yamamoto
  • Academia de Judô Pissarra – Horácio Pissarra da Silva
  • Academia Shoorikan – Jairo R. de Andrade Filho
  • Anhembi Tênis Clube – Ricardo Regis
  • Associação Aurélio Miguel – Luiz Sérgio Canan
  • Associação Colossus de Judô – Rubens Pereira
  • Associação de Judô Belarmino – Márcio Belarmino
  • Associação de Judô Chibana – Mário Koji Chibana
  • Associação de Judô Fernandes – Pedro Luiz Fernandes
  • Associação de Judô Hombu Budokan – Oscar Hitoshi Ogawa
  • Associação de Judô Ichikawa – Marco Aurélio Uchida
  • Associação de Judô Mito – Luiz Antônio Franco
  • Associação de Judô Previato – Carlos Alberto Previato
  • Associação de Judô Vila Sônia – Rafael Asahi Neves Moura
  • Associação Desportiva Centro Olímpico – Rafael Chiavinato
  • Associação Desportiva de Judô Carlos Fossati – Francisco Carlos Alves
  • Associação João do Grito de Judô – João Carlos A. de Souza
  • Associação Judô Kata Team – Leonardo Luís Vendrame
  • Associação Moacyr de Judô – João Carlos A. de Souza
  • Club Athletico Paulistano – Douglas Vieira
  • Círculo Militar de São Paulo – Fernando P. C. Calleja
  • Clanisa Judô – Rafael Clanisa
  • Clube Atlético Monte Líbano – Ricardo Forte Katchborian
  • Clube Atlético Ypiranga – Marco Almeida
  • Clube Espéria – Eugênio Diniz Ribeiro
  • Clube Paineiras do Morumby – Carlos Kira Yamazaki
  • Esporte Clube Pinheiros – Sérgio Malhado Baldjão
  • A Hebraica – Miriam Minakawa
  • Instituto Camaradas Incansáveis – Ítalo R. Barboza Alves
  • Instituto Messias/Imecam – Maurício de Jesus B. Neves
  • Instituto Sensei Divino Budokan – Alex Sandro Russo da Silva
  • Ipê Clube – Raphael Magalhães
  • Judô Alto da Lapa – Rioiti Uchida
  • Judô Constantino – Renato Ferreira
  • Judô Tomodachi – Sérgio Yukio Matsumura
  • Judô Tucuruvi – Tiago Campos
  • Pirituba Futebol Clube – Dilso Coelho
  • Projeto Budô – Vinícius R. Jerschow
  • Projeto Social Judô Para Todos – Mauro A. Lacerda Neves

Equipe de arbitragem

A equipe de arbitragem foi comandada pelos coordenadores Wagner Tadashi Uchida e Elton Rogério de Carvalho. Ao todo, 16 árbitros atuaram na competição: André de Camargo, da Associação de Judô Kimura; Belmiro Boaventura, da Associação de Judô Vila Sônia; Creito Nakamura, da Associação Butantã Budokan; João Manoel da Rocha, da Associação de Judô Alto da Lapa; Marcelo Moreira, da Associação de Judô Kanayama; Márcio Suzuqui, da Judô Vila Santa Isabel; Mariana Hayakawa, da Associação de Judô Vila Sônia; Nádia Hori, também da Associação de Judô Vila Sônia; Paulo Roberto, da Associação de Judô Alto da Lapa; Rafael Nunes, também da Associação de Judô Alto da Lapa; Renato Camacho, da Associação de Judô Vila Santa Isabel; Roberto Macedo, da Associação Moacyr de Judô; Roberto Moysés DutkIewicz, da Associação Brasileira A Hebraica de São Paulo; Rodrigo Capelucci, da Associação Previato; Rúbia Fabre, da Associação Ichikawa; e Takeshi Nitsuma, da Associação Butantã Budokan.

Equipe de oficiais técnicos

Além dos coordenadores técnicos Thais Sayuri Kozonoe de Andrade e Roger Tsuyoshi Uchida, a equipe foi composta por 48 oficiais técnicos, sendo eles:

  • Daniel Tramutola Alves de Moraes – Clube Atlético Ypiranga
  • Rogério Rufato Gadelha e Richard Klaus Meckien – Associação Judô Kanayama
  • Iara Frateles Chaves de Lima, Laudenir Luís Miranda Melo, Sérgio Ricardo da Silva Rita, Robson Formigoni, Adriane Jacob Nunes Budiski, Ulisses Toledo Tome, Ricardo Moura Paulo, Isabela Heguedusch Lopes, Kauã Demoria, Júlia Murakami e Ulisses Toledo – Pirituba Futebol Clube
  • Felipe Gimenes Moyank, Leonardo Capelo Bernardo, Henrique Barbosa de Souza, Jessilene Lima da Silva e Mauro Roberto – Instituto Camaradas Incansáveis
  • Layla Souza Medeiros – Associação Desportiva Centro Olímpico
  • Fernando Bruno Sinfronio – Instituto Sensei Divino Budokan
  • Guilherme Henrique Canuto de Oliveira, Ewerton Richene de Andrade, Carlos Roberto Vargas da Silva, Adriana Cavalcanti da Silva e Fabrício da Silva Roza Garcia – Academia de Judô Pissarra
  • Júlio César Balasso – SE Palmeiras
  • Beatriz Gonçalves Jaksys – Associação de Judô Previato
  • Orlando do Rosário Filho – SPFC
  • Bruno Vinicius Correia da Silva – Associação Judô Kata Team
  • Steffanie Correia de Assis, André Amoroso, Emerson da Silva Lima e Eduardo Kozonoe – Judô Alto da Lapa
  • Cássia Bellotto Correa, Maria Júlia, Sabrina Helena Rolien Tsuchiya – Projeto Budô
  • Catarina Dizioli – Clube Paineiras do Morumby
  • Belen Guadalupe Jimenez Mamani – Associação Colossus de Judô
  • Leandro de Castro Jordão – ACNBJ Vila Carrão
  • Matheus de Castro Tadei – Hombu Budokan
  • Hyago Marafante – Associação de Judô Vila Sônia
  • Beatriz Barbosa – CEP
  • Nilton Dourado – Associação de Judô Moacyr
  • Pedro Henrique N. Lisboa, Leonardo Hidifira, Fernando José Silva e Priscila Guanaz – Associação Judô Fernandes

Comissões

A comissão disciplinar foi formada pelos professores kodanshas Rubens Pereira, Massakatsu Akamine e Milton Corrêa; o júri de arbitragem, pelos professores Wagner Tadashi Uchida, Elton Rogério de Carvalho e João Manoel da Rocha; a comissão de técnicos, foi composta pelos professores kodanshas Miriam Minakawa e Carlos Kira e pelo professor João Carlos Alves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fique por dentro de eventos e notícias locais das Delegacias Regionais

Nossos Parceiros

Logo Parceiros

Nossos Apoiadores

Logo Apoiadores

Nosso Instagram @fpjudo