Rogério Sampaio prestigiou a posse do colega Henrique Guimarães © FPJCOM
A comunidade do judô paulista comemorou a posse de Henrique Guimarães como presidente da Federação Paulista de Judô para o quadriênio 2024/2028. A cerimônia ocorreu em São Bernardo do Campo e contou com a presença de importantes figuras do esporte, como Rogério Sampaio, diretor-geral do Comitê Olímpico do Brasil e campeão olímpico; Nelson Leme, presidente do Conselho Regional de Educação Física de São Paulo; Alessandro Puglia, ex-presidente da FPJudô; Giuseppe Fagotti, presidente do Tribunal de Justiça da FPJudô; e os vice-presidentes Hatiro Ogawa, Takeshi Yokoti e Raul Senra.
A cerimônia de posse foi conduzida por Arnaldo Luiz de Queiroz Pereira, secretário-geral da entidade. Compuseram a mesa que dirigiu os trabalhos de posse do novo presidente e dos dirigentes da FPJudô Henrique Guimarães e seus vices, Hatiro Ogawa, Takeshi Yokoti e Raul Senra; Arnaldo Queiroz, secretário-geral; André Amoroso e Marcelo Fuzita, membros efetivos do Conselho Fiscal; Giuseppe Fagotti, presidente do TJD; Milton Trajano Júnior, 1º suplente do Conselho Fiscal; Natália Estrela Lourenço, 3ª suplente do Conselho Fiscal.
Entre as autoridades presentes destacavam-se o professor Diego Buson, vereador eleito em Aguaí; Walter Rocha Lira, eleito vereador em Sete Barras; sensei Paulo Pi, reeleito vereador em Atibaia; Daniel Dell’Aquila, presidente do Instituto Kodokan do Brasil; Mauzler Paulinetti, secretário-executivo da Asemesp; Alessandro Puglia, ex-presidente da FPJudô; Felipe Fagotti, procurador-geral do TJD da FPJudô; Alan Garcia, presidente do Conselho Federal de Direito Desportivo da OAB; Marcel Camilo, assessor jurídico da FPJudô; Sérgio Barrocas Lex e Solange Pessoa de Almeida Vinck, ex-vice-presidentes da FPJudô; e Nádia Hori, presidente da Comissão Disciplinar do TJD da FPJudô.
Marcaram presença na cerimônia ainda os delegados regionais Hissato Yamamoto, Cláudio Calazans Camargo, Argeu Maurício Oliveira Neto, Raul de Mello Senra, Wilmar Terumiti Shiraga, Fábio de Almeida Feltrin, Jiro Ayoama, Marcelo Nery, Glauber Aragão Diniz, Alberto Silva Bittencourt, Cléber do Carmo, André Gustavo Costa Gonçalves, Akira Hanawa, Celso de Almeida Leite e Takeshi Yokoti.
O ponto alto da cerimônia foi a assinatura do termo de posse de Henrique Carlos Serra Azul Guimarães como presidente da Federação Paulista de Judô para o quadriênio 2024/ 2028, bem como aos membros da diretoria e demais departamentos.
Na sequência, Arnaldo Queiróz pediu que o professor Rogério Sampaio, como autoridade máxima no evento e representando todas as agremiações filiadas e professores kodanshas do Estado de São Paulo, entregasse o diploma de agradecimento ao interventor da FPJudô, pelo tempo em que exerceu a administração da Federação Paulista de Judô.
Em seguida, o campeão nos Jogos Olímpicos de Barcelona 1992 entregou o diploma ao professor kodansha Alessandro Panitz Puglia, ex-presidente da Federação Paulista de Judô, em cujo mandato a entidade experimentou avanços expressivos e significativos, nos âmbitos esportivo e administrativo. Puglia emocionou-se e foi ovacionado efusivamente. Além de sua expertise e carisma como gestor, Puglia assumiu a FPJudô após uma gestão de 30 anos. Apesar de seu mandato abreviado, ele conseguiu modernizar a entidade em vários níveis estruturais, implementando avanços em compliance e em mecanismos de governança, abrindo caminho para uma administração mais eficiente, moderna e transparente.
O presidente eleito começou seu discurso afirmando que aquele era um momento importante para a comunidade do judô paulista. “Inicio agradecendo a uma pessoa muito importante em todo este processo, alguém que contribuiu imensamente para que chegássemos até aqui. Refiro-me ao grande professor Alessandro Puglia, nosso presidente que deixou um legado importantíssimo para o judô do nosso Estado. Estaremos todos juntos retribuindo o apoio amplo e irrestrito que recebemos dos nossos filiados por meio das urnas. Avalio que este apoio reflete a credibilidade que a gestão que nos antecedeu transmitiu para a nossa comunidade.”
E prosseguiu: “É com imensa alegria e gratidão que estou aqui, diante de vocês, para assumir a presidência da FPJudô para o quadriênio 2024 a 2028. Sinto-me honrado não apenas pela confiança depositada, mas também pela responsabilidade que este cargo representa para o desenvolvimento do judô em nosso Estado.
“Agradeço o apoio recebido da minha família, que é a base de tudo em minha vida, minha esposa e meus filhos que sempre estiveram ao meu lado. Agradeço também a presença das autoridades presentes, e faço um agradecimento especial aos delegados regionais, cuja paixão e comprometimento com o desenvolvimento do judô são essenciais para a disseminação e o fortalecimento da nossa modalidade.
“Estou ciente da grande responsabilidade que é assumir a presidência da Federação Paulista de Judô. Meu trabalho será pautado pela dedicação e empenho, buscando a excelência e a continuidade das boas práticas, além das melhorias necessárias. O judô do Estado de São Paulo merece uma gestão forte e uma nova direção.”
Com a nova diretoria empossada e um planejamento sólido, o judô paulista se prepara para uma nova fase de desenvolvimento. Inspirado pelos princípios de Jigoro Kano, o fundador do judô, Henrique Guimarães encerrou seu pronunciamento destacando a importância de sei-ryoku-zen-yo (o uso eficiência máxima) e jita-kyoei (amizade e prosperidade mútua), lembrando que o sucesso da sua gestão virá da união de forças e do compromisso com o bem-estar coletivo. “Assim, a comunidade do judô paulista dá um passo decisivo rumo a um futuro promissor, em que o esporte será cada vez mais um exemplo de disciplina, respeito e cooperação.”
Durante o evento, Rogério Sampaio demonstrou otimismo e confiança na nova gestão. “A comunidade do judô paulista comemora este momento marcante. Henrique traz consigo vasta experiência que certamente enriquecerá a administração da federação. Estou extremamente confiante que viveremos anos vitoriosos para o judô paulista.” O diretor-geral do COB ressaltou a trajetória de Henrique, que inclui não apenas sua notável carreira como medalhista olímpico, mas também sua experiência como treinador, comentarista esportivo e empresário, elementos que serão fundamentais para a futura administração da entidade.
Alessandro Puglia, por sua vez, demonstrou enorme alegria ao ver que a Federação Paulista de Judô poderá retomar o controle do seu destino, para assim poder projetar um futuro promissor com base nos pilares do judô.
Com essa visão renovada e o compromisso com a eficiência e a cooperação mútua, a gestão de Henrique Guimarães e sua equipe poderá impulsionar uma era de inovações dentro e fora dos tatamis. A meta é expandir o judô paulista, tanto em termos de participação da base quanto no desenvolvimento técnico das demais classes, investindo em novas tecnologias de treinamento, capacitação de professores e na promoção de eventos que fortaleçam os laços entre as agremiações e a federação.
No horizonte, novos projetos já começam a ganhar forma, com foco na inclusão de jovens promissores de comunidades carentes, parcerias estratégicas com entidades nacionais e internacionais, e a revitalização de competições regionais. O futuro do judô paulista será marcado por uma gestão transparente e integrada, capaz de abraçar as mudanças do cenário esportivo mundial e, ao mesmo tempo, preservar a essência e a pureza da arte criada por Jigoro Kano no fim do século XVIII.
A nova administração sabe que o sucesso duradouro virá da continuidade dos valores que sempre nortearam o judô, mas igualmente da coragem de ousar e inovar, levando o judô paulista a novos patamares de excelência.