“Projeto Futuro” comemorou 30 anos com treino/encontro no Ibirapuera

“Projeto Futuro” comemorou 30 anos com treino/encontro no Ibirapuera

Sábado, 30 de janeiro, a Arena Olímpica do Complexo Constâncio Vaz Guimarães, o Ibirapuera, acostumado a receber eventos e atletas de renome do judô bandeirante foi palco de um treino/encontro de judô muito especial. Foi comemorado trinta anos do “Projeto Futuro”, atual Centro de Excelência de Esporte um celeiro de talentos do judô.

Encontro organizado pelos judocas Elton Fiebig e Carlos Bortole, reuniu judocas de todas as turmas do “Projeto Futuro”, num encontro memorável que contou também com a presença do presidente da F.P.Judô, Alessandro Puglia, que elogiou o trabalho de todos os professores e coordenadores do projeto. Em seguida agraciou todos os participantes com um mimo ofertado pela F.P.Judô..

O judoca Elton Fiebig publicou em seu perfil no facebook um texto que sintetiza a história do “Projeto Futuro” e também o sentimento de quem participou dele, o qual nós reproduziremos abaixo:

Em 1985 o atleta Olímpico Walter Carmona medalha de bronze em Los Angeles 1984 através de um conhecido de faculdade na época assessor do secretário de esportes do Estado de São Paulo é convidado a trazer ao Projeto Futuro que já existia na modalidade de Atletismo o judô.

Convidou amigos para formarem a primeira equipe técnica Luis Shinohara, Mário Tsutsui e Mario Endo que em 1986 formariam a primeira turma de atletas do Projeto garotos vindos com 15-16 anos do interior de São Paulo muitos nunca tinham vindo a capital mas carregavam o sonho de treinar com a melhor estrutura da época técnica e física no Brasil. Passou por diversos períodos de falta de recursos, falta de apoio político mas todos que estavam ali dos professores aos alunos tinha o mesmo pensamento ficar forte, representar o Brasil numa Olimpíada ou Mundial. Depois de 30 anos com Comissões técnicas com Professor Floriano Almeida, Marcelo Mozzilli De Freitas, Alexandre Garcia, Jaime Braganca, Eu, Hatiro Ogawa, Daniele Yuri Barbosa, Marcos Antonio Inacio e Henrique Guimaraes forjou campeões nacionais, internacionais com medalhas em Sul Americanos, Pan Americanos, Mundiais, Olimpíadas da Juventude entre outros mas uma coisa é preciso dizer que se não houvesse a idéia de Walter Carmona em 1986 talvez não teríamos as medalhas Olímpicas de Aurélio Miguel 1988 e 1996, Rogerio Sampaio 1992, Henrique Guimaraes 1996, Tiago Camilo 2000-2008, Carlos Eduardo Honorato 2000, Leandro Guilheiro 2004-2008, Felipe Kitadai 2012 Rafael Silva Judo 2012 assim como as do feminino Ketleyn Quadros 2008 Sarah Menezes 2012 e Mayra Aguiar 2012 pois muitos destes mesmo não tendo sido do Projeto Futuro com certeza participaram de treinos nacionais e internacionais no local e hoje podemos dizer se existe Programa Olímpico que deu certo e sobreviveu esse é o ‘Projeto Futuro’ desde 1986 forjando Campeões em cima do tatame e para vida!

E uma das coisas que me chamou a atenção hoje os Alunos que foram formados aqui continuam formando alunos e enviando os para lá dando continuidade a esse ciclo de vitórias Parabéns a todos que fizeram parte dessa história onde todos são importantes pois se não tivesse o início, hoje não estaríamos falando de PF aqui!

Grande abraço a todos!

Fiebig ainda complementou: “Momento único de celebração de 30 anos na formação de cidadãos, pessoas do bem e grandes judocas e, o principal, daqui, em 30 anos saíram grande parte das medalhas olímpicas: Aurélio Miguel (1988-1996), Tiago Camilo (2000-2008), Felipe Kitadai (2012) e Rafael Silva (2012)! Tudo porque Walter Carmona (1984) achou possível em 1986!

O Centro de Excelência do Esporte é um projeto do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Esportes, Lazer e da Juventude, em parceria com a Federação Paulista de Judô e que hoje se estendeu por várias regiões do Estado, ampliando a oportunidade dos atletas de treinarem um alto rendimento em busca de sonhos maiores na modalidade.

Assessoria de Imprensa da F.P.Judô
Fotos: Alberto Nunes Junior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fique por dentro de eventos e notícias locais das Delegacias Regionais

Nossos Parceiros

Logo Parceiros

Nossos Apoiadores

Logo Apoiadores

Nosso Instagram @fpjudo