São Bernardo do Campo sedia a fase final do Campeonato Paulista Sub 18

Ernane Neves do SESI-SP campeão dos pesos leves © Anderson Neves

Clube Paineiras do Morumby vence no masculino e a Associação Brasileira A Hebraica de São Paulo, no feminino. Sesi-SP é o terceiro colocado na classificação geral

Por Paulo Pinto / FPJCOM
18 de maio de 2022 / São Paulo (SP)
Autoridades na cerimônia de abertura © FPJCOM

Com o apoio da Prefeitura e da Secretaria de Esportes e Lazer de São Bernardo do Campo a Federação Paulista de Judô (FPJudô) realizou no sábado (14) o Campeonato Paulista Sub 18 de 2022. Ao todo, 255 judocas das classes masculina e feminina, de 87 agremiações, participaram do certame que definiu a seleção paulista que disputará o Campeonato Brasileiro Sub 18 nos dias 25 e 26 de junho em Vitória, no Espírito Santo.

O potente ippon da campeã Pan-Americana, Júlia Barreto da Associação Namie de Judô de Mogi das Cruzes © FPJCOM

A cerimônia de abertura no Ginásio de Esportes Adib Moisés Dib reuniu autoridades políticas e esportivas, entre as quais Alessandro Panitz Puglia, presidente da FPJudô; Alex Mognon, secretário de Esportes e Lazer de São Bernardo do Campo; Joji Roberto Kimura e Solange Pessoa de Almeida Vinck, vice-presidentes da FPJudô; Fernando Ikeda, coordenador de oficiais técnicos, e Marco Aurélio Uchida, coordenador técnico da FPJudô; e os delegados regionais José Gildemar de Carvalho (9ª DR ABC), Argeu Maurício Oliveira (4ª DR Alta Paulista), Takeshi Yokoti (16ª DR Sul Itapeva), Leandro Tomé Correa (10ª DR Central), Hissato Yamamoto (1ª DR Capital), Alberto Silva Bittencourt (11ª DR Litoral), Fábio de Almeida Feltrin (6ª DR Araraquarense) e Celso de Almeida Leite (15ª DR Grande Campinas).

Judocas fazem o juramento do atleta © FPJCOM

Completaram a mesa de honra os medalhistas olímpicos Henrique Carlos Serra Azul Guimarães, Carlos Eduardo Honorato e Douglas Eduardo de Brito Vieira; Daniel Dell’Aquila, presidente do Instituto Kodokan do Brasil; os professores kodanshas Celestino Seiti Shira, Rubens Pereira, Antônio Rizzardo Rodrigues, Leandro Alves Pereira, Edson Catarino, Pedro Edson Nery de Paiva e Paulo Ferraz Alvim Muhlfarth, o Paulo Pi, que também é vereador da Estância Climática de Atibaia.

Na avaliação de Marco Uchida, técnicos e professores vêm fazendo um excelente trabalho nos dojôs e esta qualidade está refletindo-se nos tatamis © FPJCOM

Após cumprimentar as autoridades e o público presente, o presidente da FPJudô lembrou que São Bernardo do Campo já se tornou a casa do judô paulista. “Em nome de toda a comunidade judoísta faço um agradecimento ao prefeito Orlando Morando pelo grande apoio que a cidade presta ao esporte como um todo e, em especial, ao judô.”

Alessandro Panitz Puglia, presidente da FPJudô © FPJCOM

Citando como exemplo os três medalhistas olímpicos presentes, o dirigente dirigiu-se aos competidores lembrando que, além de treinar e se preparar técnica, física e psicologicamente, o judoca que tem grandes objetivos precisa sonhar, almejar e projetar as conquistas que buscam alcançar. “Com os pés no chão, muita dedicação e disciplina, estou certo de que vocês atingirão seus objetivos.”

O Campeonato Paulista Sub 18 mostrou excelente nível técnico © FPJCOM

Alessandro Puglia informou ainda que depois das lutas haveria a primeira reunião com os técnicos que participavam do campeonato e, no domingo, o primeiro treinamento de campo pós-competição da história do judô paulista. “O trabalho conjunto que faremos amanhã com técnicos e atletas será um marco na gestão técnica e estamos certos de que com esta iniciativa estaremos acelerando o desenvolvimento do judô do Estado de São Paulo.”

Alex Mognon, secretário de Esportes e Lazer de São Bernardo do Campo © FPJCOM

Reiterando a afirmação do dirigente paulista, o secretário de Esportes e Lazer, Alex Mognon, disse que São Bernardo é definitivamente a casa do judô. “Deixo aqui meu agradecimento e estima aos membros da diretoria e ao staff da federação, árbitros, técnicos e professores, bem como aos atletas e seus familiares que mais uma vez abrilhantam um importante evento da FPJudô. Estejam certos de que para nós é muito gratificante recebê-los em nossa cidade.”

O ippon de Ana Bastos da Associação Kamakura de Judô © FPJCOM

Excelente nível técnico

Marco Aurélio Uchida, coordenador técnico da FPJudô, elogiou o alto nível técnico dos judocas da classe juvenil. “Nem parece que estamos voltando de dois anos de paralisação devido à pandemia. Os técnicos e professores vêm fazendo um excelente trabalho nos dojôs e esta qualidade está refletindo-se nos tatamis. Fazendo uma análise técnica, São Paulo vai a Vitória com uma equipe forte e bastante homogênea”, avaliou Uchida.

Judocas perfilados durante a execução do Hino Nacional © FPJCOM

Das 87 agremiações inscritas no certame, apenas 11 conquistaram medalhas de ouro e somente 32 subiram ao pódio. As primeiras colocadas foram: Clube Paineiras do Morumby, campeão geral com três ouros e dois bronzes: Associação Brasileira A Hebraica de São Paulo, vice-campeã com três medalhas de ouro; Sesi-SP de Botucatu, em terceiro lugar com duas medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze; Associação de Judô Araçatuba, que disputou duas finais e totalizou uma medalha de ouro, uma de prata e uma de bronze, assegurando a quarta colocação; e Associação Namie de Judô, de Mogi das Cruzes, na quinta, também com uma medalha de ouro, uma de prata e uma de bronze .

A classe juvenil mostrou grande evolução no ne-waza © FPJCOM

As outras seis equipes que conquistaram medalhas de ouro foram: Sociedade Esportiva Recreativa e Cultural Santa Maria, de São Caetano do Sul, em sexto lugar com um ouro e quatro bronzes; São João Tênis Clube, de Atibaia, em sétimo, com um ouro e um bronze; Club Athletico Paulistano, em oitavo, com uma medalha de ouro e uma de bronze; e Associação Colossus de Judô, em nono, Associação Yamazaki de Judô, de São José dos Campos, em décimo, e Judô Praia Grande, em décimo primeiro, as três com uma medalha de ouro.

A classe juvenil mostrou grande evolução no ne-waza © FPJCOM

Clique AQUI e veja o quadro geral de medalhas do Campeonato Paulista sub 21 de 2022.

O potente uchi-mata de Mary Hayse Lys da Silva do Club Athletico Paulistano © FPJCOM
Dirigentes e árbitros que atuaram no certame © FPJCOM
Ippon de Lucas Ribeiro do Clube Paineiras do Morumby © FPJCOM
Muitos combates foram decididos no chão © FPJCOM
Isabeli Teixeira Barreto da Associação Namie de Judô de Mogi das Cruzes vence um dos seus combates no osae-komi © FPJCOM
Campeã dos Jogos Sul-Americanos da Juventude de Rosário no início do mês, Mary Hayse Lys da Silva e o técnico Marcos Dagnino do Club Athletico Paulistano comemoram a conquista de mais um título na temporada © FPJCOM
Larissa Nakama da Associação de Judô Araçatuba comemora a conquista do bronze © FPJCOM
O wazari de Evellyn Pereira do Judô Chahade de Paulínia © FPJCOM
Matheus Rosa da Associação Brasileira A Hebraica de São Paulo comemora a vitória na final © FPJCOM
Lucas Ribeiro e o técnico Carlos Honorato comemoram a conquista do ouro para o Clube Paineiras do Morumby © FPJCOM
Juan Jesus do SESI-SP comemora a conquista do ouro © FPJCOM
O peso-pesado mostrou vários bons atletas © FPJCOM
Ernane Neves conquistou mais um título na temporada 2022 © FPJCOM
O pódio do peso superligeiro masculino © FPJCOM
O pódio do peso ligeiro masculino © FPJCOM
O pódio do peso ligeiro feminino © FPJCOM
O pódio do peso meio-leve masculino © FPJCOM
O pódio do peso meio-leve feminino © FPJCOM
O pódio do peso leve masculino © FPJCOM
O pódio do peso leve feminino © FPJCOM
O pódio do peso meio-médio masculino © FPJCOM
O pódio do peso meio-médio feminino © FPJCOM
O pódio do peso médio masculino © FPJCOM
O pódio do peso médio feminino © FPJCOM
O pódio do peso meio-pesado masculino © FPJCOM
O pódio do peso meio-pesado feminino © FPJCOM
O pódio do peso pesado masculino © FPJCOM
O pódio do peso pesado feminino © FPJCOM
O pódio com os representantes das três primeiras colocas: Associação Brasileira A Hebraica de São Paulo, vice-campeã; Clube Paineiras do Morumby, campeão geral; e Sesi-SP, terceiro colocado © FPJCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fique por dentro de eventos e notícias locais das Delegacias Regionais

Nossos Parceiros

Logo Parceiros

Nossos Apoiadores

Logo Apoiadores

Nosso Instagram @fpjudo