Neste sábado e domingo, dias 28 e 29 de junho de 2025, no Ginásio da AABB Salvador , na Bahia, será palco do Campeonato Brasileiro de Judô na categoria Cadete (Sub 18). A competição reúne atletas de várias regiões do Brasil, incluindo uma delegação paulista formada por 37 atletas classificados pelo Ranking Paulista.
A equipe paulista conta com nomes que se destacam na categoria feminina, como Alessia Sheridan (Associação Brasileira Hebraica de SP), Giovana Imhof (Assistência Infantil Santos – Gota de Leite), Isabella Mitsuda (Clube Paineiras do Morumby), Barbara Franco (E.C. Pinheiros), Anna Silva (Sesi-SP), Katharina Agostinho (Omega Academia), Anna Barbosa (Clube Internacional) e Ana Rossini (C.A. Paulistano). Esses atletas vêm treinando ao longo do ano nas suas instituições para esta competição.
Na categoria masculina, os nomes de destaque incluem Felipe Pereira (Assistência Infantil Santos – Gota de Leite), Jonathan Souza (A.R.C.D. São Bernardo), Miguel Patrick (Palmeiras), Enzo Valerio (A.R.C.D. São Bernardo), Davi Fernandes (Paineiras do Morumby), Davi Gonçalves (Projeto Olhar Futuro/ADPM São José), Arthur Bassi (Desp. Cult. Fábrica de Campeões) e Marcus Rosa (E.C. Pinheiros), entre outros atletas que fazem parte da equipe como Bruno Nóbrega ,
Fernando Mitsuda e Lucas Yamamoto do Esporte Clube Pinheiros
O vice-presidente da Federação Paulista de Judô, Takeshi Yokoti, irá representar o Presidente da entidade Henrique Guimarães na competição. Ele falou sobre a expectativa da delegação paulista:
“Estamos com uma expectativa boa. Levaremos uma das maiores delegações do Brasil, com 37 atletas e 10 técnicos. Nosso objetivo é manter a posição conquistada no ano passado, quando fomos campeões gerais no sub-18. Investimos nas categorias de base, pois é delas que saem os atletas que podem chegar às seleções nacionais e às competições olímpicas. Nossa equipe está preparada e acreditamos que podemos conquistar mais um título para São Paulo.”
A competição em Salvador é importante na formação dos jovens judocas, pois esses atletas representam o futuro do esporte nacional. Muitos já fazem parte da seleção brasileira de base e têm potencial para participar de competições internacionais, incluindo as Olimpíadas.
“A expectativa é que São Paulo mantenha o título de campeão geral, contribuindo para o desenvolvimento dos jovens atletas do estado. A torcida pelo judô paulista acompanha com interesse a participação na competição”. Declarou Takeshi em entrevista.
A Federação Paulista de Judô deseja boa sorte a delegação em busca de mais um titulo.