Neste domingo, o Mundial de Judô em Budapeste teve mais um dia de resultados para o Brasil. A atleta Shirlen Nascimento, do Sesi SP, conquistou a medalha de bronze na categoria até 57 kg. Além dela, Daniel Cargnin trouxe uma medalha de prata para o país na categoria masculina.
Shirlen Nascimento iniciou sua participação com uma vitória contra a coreana Mimi Huh, atual campeã mundial e vice-olímpica. Em seguida, superou uma atleta de Taiwan, avançando às quartas de final. Apesar de perder para uma judoca japonesa na fase seguinte, ela garantiu sua vaga na disputa de bronze ao vencer a sérvia na repescagem. Na disputa pelo bronze, Shirlen venceu Maysa Pardayeva, do Turcomenistão.
O presidente da Federação Paulista de Judô, Henrique Guimarães, que está presente em Budapeste, destacou o desempenho da atleta nas lutas, dizendo: “Shirlen enfrentou desafios difíceis para chegar a essa medalha e mostrou muita força e determinação. Parabenizo todos os técnicos dela pelo trabalho realizado. É importante lembrar que ela começou no judô em Bastos, São Paulo, com o Sensei Umakakeba, e hoje é um dos grandes destaques do Sesi SP.”
A medalha de Shirlen foi comemorada pelo presidente, que também parabenizou a atleta pelo resultado durante o campeonato.
No masculino, o gaúcho Daniel Cargnin também teve uma atuação destacada. Após passar por adversários da Alemanha, Montenegro, Kosovo, Japão e Sérvia, ele chegou à final, mas perdeu para o francês Joan-Benjamin Gaba, conquistando a medalha de prata.
O Mundial de Budapeste segue movimentando a comunidade do judô mundial. Essa foi a primeira medalha do Brasil no Mundial, conquistada pela atleta paulista.