Torneio Beneméritos de Judô atrai mais de 420 atletas em Itapecerica da Serra

Torneio Beneméritos do Judô no Brasil 2024

Torneio Beneméritos de Judô atrai mais de 420 atletas em Itapecerica da Serra. Paulistano leva o maior número de títulos por equipes.

ASSESSORIA DE IMPRENSA
18 DE AGOSTO DE 2024 / ITAPECERICA DA SERRA (SP)

Neste sábado, Itapecerica da Serra foi palco do Torneio Benemérito de Judô, um evento que homenageia grandes senseis que contribuíram para o desenvolvimento da modalidade no estado de São Paulo. Considerado um dos torneios mais tradicionais da Federação Paulista de Judô, a competição reuniu 62 equipes e mais de 420 atletas, divididos em nove categorias.

A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades, incluindo Caio Medauar, interventor da Federação Paulista de Judô, o secretário de esportes do município, Caio Riscala, e a deputada federal Simone Marqueto.

Durante o evento, foram homenageados diversos professores já falecidos, que deixaram um legado importante no judô paulista. Os troféus foram entregues em memória dos senseis Koji Kiwada, Goro Kosaishira, Francisco de Carvalho Filho, Takeshi Nitsuma, Gerardo Siciliano, George Yasunobu Osaku, Massao Shinohara, Takanori Sekine e Shuhei Okano.

Caio Medauar destacou a relevância do torneio, afirmando que “é um dos mais tradicionais da federação e homenageia os senseis que fizeram história e hoje não estão mais com a gente. A federação tem que trabalhar para que o judô se desenvolva, e os senseis que são homenageados dedicaram suas vidas ao judô para que pudéssemos chegar a esse nível, com essa quantidade de participantes”.

O secretário de esportes, Caio Riscala, também elogiou a iniciativa, ressaltando o potencial de Itapecerica da Serra para sediar grandes eventos esportivos. “A Secretaria de Esporte, além de apoiar atletas de alto rendimento, promove qualidade de vida, saúde e bem-estar. Graças à parceria com a Federação Paulista, estamos novamente mostrando que Itapecerica é a capital do judô.”

Já o primeiro judoca brasileiro a estar em uma final olímpica, Douglas Vieira, que é técnico do Paulistano, destacou a importância da competição que ele participou como atleta e agora como técnico: ‘O Benemérito sempre foi tradicional, lutei muito e por várias vezes fui campeão do torneio. Pra gente, era uma honra lutar o Benemérito. Eu acho que com esse novo formato que eles estão fazendo agora, há uma maior possibilidade de maiores participações. E eu acho que as associações e os clubes deveriam comparecer nesse evento, porque, além de homenagear pessoas que tiveram um alto grau de participação no judô, é uma fase nova por equipes mistas e a participação de clubes e associações é essencial para o desenvolvimento do esporte.'”

Ao final da disputa o maior número de primeiro lugar por equipe ficou com o Clube Athetico Paulistano, com 03 primeiros lugares, seguido por sociedade esportiva Palmeiras, com dois primeiros. São Paulo Futebol Clube, Centro Oímpico Vila Josefina e Ossturn Academia ficaram com um primeiro lugar cada.

O torneio, além de celebrar a memória dos senseis, reforça a importância do judô como um esporte que tem colocado o Brasil no topo de medalhas olímpicas

 

 

 

Compartilhar
Fique por dentro de eventos e notícias locais das Delegacias Regionais

Nossos Parceiros

Logo Parceiros