O Campeonato Brasileiro Interclubes – Seletiva Nacional Sub-21 de Judô começou neste sábado, 01, em Curitiba, com as disputas entre os meninos. Sete clubes conquistaram medalhas de ouro no masculino: o Esporte Clube Pinheiros (FPJudo), com dois campeões; Minas Tênis Clube (FMJ), Sesi-SP (FPJudo), Club Athletico Paulistano (FPJudo), Associação Atlética Judô Futuro (FJMS), Associação Judô Belarmino (FPJudo) e a Associação Judô Queiroz (FPIJ).
A competição marca o início do processo de formação da seleção brasileira Júnior para o ano de 2019. Estarão em jogo no tatame do Ginásio Tarumã neste final de semana pontos no Ranking Nacional da Base e oito vagas por categoria para o Meeting Nacional Sub-21, que será em fevereiro. Veja os resultados nos arquivos relacionados ao final da matéria.
Neste ano, a competição recebeu pedidos de inscrições de 492 atletas representantes de 169 clubes brasileiros. Esta é a primeira etapa a contar pontos para o Ranking Nacional Sub-21 e selecionará os judocas classificados para outra etapa, o Meeting Nacional da Base, que acontece em fevereiro do ano que vem. Os oito melhores de cada categoria de peso na Seletiva se garantirão no Meeting.
Na Seletiva, o campeão conquistará 180 pontos e no Meeting o primeiro colocado levará 145 pontos.
O segundo dia de Campeonato Brasileiro Interclubes – Seletiva Nacional Sub-21 levou ao tatame do Ginásio do Tarumã, em Curitiba, as judocas das oito categorias femininas em busca de uma vaga no Meeting Nacional Sub-21 e de pontos no Ranking da Base para 2019.
As oito melhores judocas de cada categoria garantiram classificação direta para o Meeting, que ainda terá outras quatro atletas em cada categoria indicadas pela comissão técnica da CBJ, que acompanha as disputas no ginásio. Os técnicos das seleções Júnior, Douglas Vieira (seleção masculina) e Andrea Berti (seleção feminina), fizeram o trabalho de análise dos atletas ao lado do gestor das categorias de base da CBJ, Marcelo Theotônio.
Na disputa por clubes, o Esporte Clube Pinheiros teve o melhor desempenho nas categorias masculinas e o Minas Tênis Clube ficou em primeiro lugar no feminino.
CAMPEÕES – SELETIVA SUB-21 MASCULINA
55KG – EMERSON SILVA – (AJQ/PI)
60KG – JOÃO PAULO CORREIA (ECP/SP)
66KG – WILLIAN LIMA (CAP/SP)
73KG – JULIO KODA FILHO (MINAS TC/MG)
81KG – MARCELO GOMES (AJB/SP)
90KG – IGOR MORISHIGUE (ECP/SP)
100KG – AYHAN ZANELLA (JUDÔ FUTURO/MS)
+100kg – GUILHERME CABRAL (SESI/SP)
CAMPEÃS – SELETIVA SUB-21 FEMININA
44KG – LUANA SANTOS (ASS. YAMAZAKI DE JUDÔ/SP)
48KG – NATASHA FERREIRA (ASS. FRANCISCANA DE ENSINO SENHOR BOM JESUS/PR)
52KG – MARIA TABA (MINAS TÊNIS CLUBE/MG)
57KG – SHIRLEN NASCIMENTO (ASS. DE JUDÔ DE BASTOS/SP)
63KG – RYANNE LIMA (SOGIPA/RS)
70KG – MILLENA SILVA (MINAS TÊNIS CLUBE/MG)
78KG – LUANA MOURA (AD SÃO CAETANO/SP)
+78KG – LUIZA CRUZ (INSTITUTO REAÇÃO/RJ)
Com informações da Assessoria de Imprensa da CBJ