2ª Delegacia Regional Vale do Paraíba define agenda 2024 na reunião anual em São José dos Campos

Dirigentes e professores que participaram da reunião anual da 2ª Delegacia Regional Vale do Paraíba © 2ª DR

Sessão realizada no dojô da Academia Calasans Camargo reuniu 41 dirigentes e representantes de 21 agremiações filiadas à FPJudô no Vale do Paraíba.

Por Paulo Pinto / FPJCOM
25 de fevereiro de 2024 / São Paulo (SP)

A diretoria da 2ª Delegacia Regional Vale do Paraíba da Federação Paulista de Judô realizou a reunião anual que orienta os trabalhos da nova temporada no dia 17 de fevereiro no dojô da Academia Calasans Camargo. Conduzido pelo professor kodansha e delegado regional Cláudio Calasans Camargo, o encontro teve a participação de 41 dirigentes e representantes de 21 agremiações filiadas à FPJudô na região.

Entre as autoridades presentes estavam os professores kodanshas Michiharu Sogabe, kyuu-dan (9º dan); Osvaldo Hatiro Ogawa, hachi-dan (8º dan) e ex-presidente da FPJudô; Antônio Roberto Coimbra e Leandro Alves Pereira, shichi-dans (7º dan); Murani Gomes, João Carlos Arantes Sandro Marcelo dos Santos e Jair Nunes de Siqueira, roku-dans (6º dan); e o delegado Cláudio Calasans Camargo, shichi-dan (7º dan).

Após agradecer a presença de todos, o dirigente abriu a reunião concedendo a palavra aos professores kodanshas que quisessem manifestar-se. Na sequência foram transmitidas as orientações, normatizações e informações recebidas na Reunião dos Delegados realizada em janeiro em São Bernardo do Campo.

Novos coordenadores

Ainda no início da reunião anual o delegado regional apresentou os novos coordenadores encarregados da transmissão de conteúdo do Projeto Faixa Preta. São eles: Arthur de Mello Reis Zumbano, responsável pela sub-região do Litoral Norte; Carlos Miranda Guedes, responsável pela sub-região do Vale Histórico; José Antônio Marques, coordenador de orientação aos candidatos dos exames de graduação; Nélson Antônio Claudino, coordenador do ciclo de palestras Despertar do Sensei; e Jair Nunes de Siqueira, coordenador de orientação aos árbitros iniciantes nos festivais.

Professor Hatiro Ogawa, destacou a importância de difundir e ensinar o kihon e o kata © 2ª DR

O dirigente explicou que a nomeação dos novos coordenadores atende à necessidade de viabilizar as atividades da 2ª Delegacia Regional Vale do Paraíba e dar suporte a elas, somando-se às coordenações já existentes.

Plataforma Mirai

Entre os temas abordados destacaram-se a criação da plataforma digital Mirai, desenvolvida pela FPJudô que, segundo Calasans, proporcionará benefícios e facilidades significativas a entidades, professores e judocas em geral, fazendo cadastramentos, controles e chaves de competição, informando sobre módulos e graduação e publicando resultados das competições, com previsão de implantação progressiva a partir de abril. O dirigente informou ainda que as carteirinhas passarão a ser digitais, com possibilidade de serem impressas para quem se interessar.

Copa São Paulo

O dirigente falou também sobre a mudança na gestão da Copa São Paulos de Judô 2024, que este ano será realizada nos dias 15, 16, 17, 22, 23 e 24 de março. “A FPJudô firmou parceria com a Agência EA, que está reformulando o planejamento e o formato da competição, visando a proporcionar maior visibilidade ao evento, trazendo novos patrocinadores. A EA é uma empresa de marketing de larga experiência em promoções esportivas com parceiros como o Comitê Olímpico do Brasil, a Confederação Brasileira de Futebol e o Novo Basquete Brasil, entre outros.”

Dirigentes e representantes das agremiações filiadas à FPJudô no Vale do Paraíba © 2ª DR

A seguir foi dada a palavra a José Antônio Marques, coordenador de arbitragem da 2ª DR, e ao professor kodansha Leandro Alves Pereira, coordenador do Projeto Faixa Preta de estudo técnico permanente e preparação dos futuros candidatos ao exame de graduação. Ambos fizeram observações e informaram sobre ajustes específicos em suas áreas de atuação para o ano de 2024.

Após elogiar o Projeto Faixa Preta, o professor kodansha hachi-dan (8º dan) Osvaldo Hatiro Ogawa, ex-presidente da FPJudô, destacou a importância de difundir e ensinar o kihon, ou seja, os fundamentos do judô, assim como transmitir a prática dos katas, que são as formas do judô.

Sensei Calasans enfatizou a permanência dos atuais parceiros e apoiadores da FPJudô para 2024. Empresas e entidades como a Ajinomoto do Brasil, o CREF4/SP, a Shihan Kimonos, a Original Tatamis e a IntereSports, além das parcerias com o Governo do Estado de São Paulo, a Prefeitura de São Bernardo do Campo, com a qual faz a gestão do Centro de Excelência Esportiva, e o Governo Municipal de Aguaí, na criação do primeiro Centro de Treinamento da Federação Paulista de Judô no interior do Estado.

Representantes das agremiações acompanham o pronunciamento do professor Hatiro Ogawa, ex-presidente da FPJudô © 2ª DR

Os professores participantes também puderam fazer sugestões e críticas construtivas, além de esclarecer todas as questões e dúvidas apresentadas pelos filiados.

A professora Beatriz Helena dos Santos, de Aparecida, cidade turística que abriga o santuário de Nossa Senhora, deu a notícia de que lá está sendo criada uma associação que em breve se filiará à FPJudô.

Por fim, foi elaborado o calendário esportivo da 2ª Delegacia Regional Vale do Paraíba com debates e sugestões de todos os participantes do encontro. “Definimos o calendário regional de atividades do corrente ano, composto por eventos competitivos, módulos oficiais para exames de graduação e cursos de capacitação técnica e pedagógica para professores e novos faixas-pretas.

Avaliação positiva

Segundo o delegado regional, o encontro registrou adesão expressiva e atendeu plenamente à proposta de impulsionar e fomentar a modalidade no início da temporada.

Na avaliação do professor Calasans, o encontro registrou adesão expressiva © 2ª DR

“Foi uma reunião muito produtiva, com participação expressiva das entidades federadas em nossa região. Entendo que tenha sido de extrema importância para nortear o desenvolvimento das atividades do judô vale-paraibano nesta temporada. Nossa região cobre uma vasta área administrativa, num raio de cerca de 250 quilômetros, que se estende desde a divisa do Estado do Rio de Janeiro, cobrindo o Vale Histórico, grande parte da Serra da Mantiqueira e todas as cidades do Litoral Norte.”

Essa característica, segundo Cláudio Calasans, demanda planejamento e estratégias específicas para o desenvolvimento do judô nas sub-regiões. “Na Serra da Mantiqueira, por exemplo, temos uma cidade federada, por meio da Secretaria Municipal de Esportes de São Bento do Sapucaí. Já estamos avançando no sentido de filiarmos o município de Campos do Jordão, um dos mais importantes centros turísticos do Estado de São Paulo.”

Participantes

A reunião anual da 2ª Delegacia Regional Vale do Paraíba reuniu 41 professores e dirigentes de vários municípios e 21 agremiações filiadas à Federação Paulista de Judô.

Professores Marco Antônio Costa, o Rato, Osvaldo Hatiro Ogawa, Jair Rodrigues Nunes, Michiharu Sogabe e Cláudio Calasans Camargo © 2ª DR

Participaram do encontro os professores Nelson Sishimu Yamazaki, da Associação Yamazaki de Judô de São José dos Campos; Michiharu Sogabe e Edie Braga, da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida de São José dos Campos; Fabrício Evangelista, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Pindamonhangaba; Carlos Ardito, da Divisão de Esportes de Santa Branca; Francisco Rodrigues, da Secretaria de Esportes e Lazer de Guararema; Belisário dos Santos, da Academia Tsugui Ashi de Jacareí; Rogival Matos, da Associação Kihon Kodokan de Guaratinguetá; Airam Rodrigues, da Secretaria de Esportes e Recreação de Jacareí; Koiti Sogabe, da Secretaria de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida de Taubaté; Wagner Mariano, da Associação Kamakura de São José dos Campos; Cláudio Calasans Camargo e Isabela Muniz de Oliveira, da Associação Esporte 10 / Calasans Camargo de São José dos Campos; Jonathan Silva, da Associação Desportiva Classista Embraer de São José dos Campos; João Carlos Arantes, da Associação de Judô de Piquete; Fernando Hirakawa, da Associação Hirakawa de Judô de São José dos Campos; Daniel Monteiro, do Sest/Senat de Taubaté; Arthur Zumbano, da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba; Luiz Carlos Castilho, da Associação Esportiva de Ubatuba; Marcus Alves, da Diretoria de Esporte, Turismo e Lazer de Roseira; Alexandre Mangueira Roque, da Secretaria de Esportes e Lazer de Jambeiro; Uatila Ferreira e Rogéria Cozendei, do Sindicato dos Servidores Públicos de São Sebastião; e Erick dos Santos, da Diretoria de Esporte, Lazer e Juventude de Queluz.

Destaque ainda para os seguintes professores que prestigiaram a reunião: Marco Antônio Costa, excepcional atleta do passado que hoje é técnico do Centro de Excelência Esportiva de São Bernardo do Campo e integrante dos quadros técnicos do Programa Atleta Cidadão de São José dos Campos; Beatriz Helena dos Santos, professora do Clube Umuarama de Aparecida; Rogéria Cozendei Silva, coordenadora estadual do Judô Veterano Feminino; Marcelo Barbosa Moreira e Vanuza Pereira, representantes das escolinhas de judô da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida de São José dos Campos; Murani Gomes, representando o judô escolar do Programa Escola Ativa da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida de São José dos Campos; e Elias dos Santos, professor go-dan e grande difusor do judô na sub-região do Vale Histórico, em cidades como Cruzeiro, Canas e Queluz, entre outras.

Compartilhar
Fique por dentro de eventos e notícias locais das Delegacias Regionais

Nossos Parceiros

Logo Parceiros