Águaí, SP – Uma data que ficará marcada na história da cidade, a inauguração do Centro de Aperfeiçoamento e Treinamento (CAT 2) da Federação Paulista de Judô ocorreu no último sábado, no Ginásio Poliesportivo Domingão. O evento, que contou com o apoio da Prefeitura de Águaí, promete impulsionar o desenvolvimento do judô no estado de São Paulo.
O novo centro de treinamento será um importante equipamento para a modalidade, reunindo as delegacias da 12ª Região da Mogiana, 8ª Delegacia Oeste e 15ª Região de Campinas. O objetivo é integrar atletas em um raio de 100 km, fortalecendo a prática do judô na região. Além do CAT 2, Águaí já conta com quatro polos de judô em diferentes regiões, atendendo cerca de 1.000 alunos. A prefeitura também promove a modalidade nas aulas de Educação Física nas escolas municipais, ampliando o acesso ao esporte.
Os tatames do CAT 2 permanecerão no Ginásio Poliesportivo Domingão, que se tornará um espaço para a realização de campeonatos interregionais e etapas do circuito da Federação. A estrutura promete ser um ponto de encontro para atletas e amantes do judô, consolidando Águaí como um polo esportivo.
Durante a cerimônia, a Federação Paulista de Judô homenageou diversas personalidades que contribuíram para a viabilização do projeto, incluindo Diego Buzon, um dos responsáveis pela iniciativa em Águaí, o futuro prefeito Gilberto Selber, o atual coordenador de esportes Silvio Cezar Tatu e o atual prefeito Alexandre Araújo. O evento também contou com a presença de Taku Ichiama, representante do consulado do Japão no Brasil, ressaltando a importância da relação entre as tradições japonesas e a prática do judô no Brasil.
O coordenador de Judô de Águaí, Diego Buzon, compartilhou sua emoção: “A data de hoje é a realização de um grande sonho para os apaixonados pelo judô. Esse centro será muito importante para o desenvolvimento da região, oferecendo mais oportunidades para nossos atletas e promovendo a modalidade entre os jovens.”
O delegado regional da Mogiana Cleber do Carmo também destacou a importância do novo centro: “O judô tem tudo para crescer na região, valorizar os professores locais. Um centro de treinamento como esse, onde o tatame é fixo, facilita a logística e diminui os custos. Aqui na cidade de Águaí, que faz parte da Mogiana e é uma das delegacias que mais realiza eventos no estado de São Paulo, nós vamos realmente juntar com a 8ª Oeste e 15ª Campinas, trazendo mais eventos aqui, mais finais de campeonato paulista e interregionais, assim fomentando mais o esporte.
O prefeito de Águaí Alexandre Araújo falou da importância para a cidade da parceria com a Federação:
“Primeiro, nós temos que agradecer à Federação pela confiança que teve na gente de receber a proposta de trazer o centro de treinamento para cá e acreditar que o judô em Aguaí é hoje um esporte em franca ascensão, faz parte já do cotidiano da sociedade.
Eu acho que a contribuição que a gente pode dar junto com a Federação é a possibilidade de acrescentar ainda mais a atividade do judô, não só em Aguaí, mas na região. A gente acredita que, utilizando bem o centro de treinamento, possamos fazer com que os prefeitos aqui do entorno se estimulem a melhorar a atividade do judô nas suas cidades.” Declarou
Araújo.
O presidente da Federação Paulista de Judô, Henrique Guimarães, também enfatizou a importância do novo centro: “Nossa missão é estar perto dos atletas do interior e incentivar cada vez mais a prática do judô escolar, além de apoiar o desenvolvimento do alto rendimento. Com a inauguração do CAT 2, estamos dando um passo significativo para o crescimento da modalidade em Águaí e em toda a região.”
A inauguração do CAT 2 é um passo significativo para o fortalecimento do judô em Águaí e região, prometendo formar novos talentos e incentivar a prática esportiva entre os jovens. Com a união de esforços da prefeitura e da Federação Paulista de Judô, a cidade se prepara para um futuro promissor no esporte.