Muitos dos grandes mestres do judô brasileiro reuniram-se nesse sábado, 18, na sede do Clube Paineiras do Morumby (SP), para o 1º Encontro Nacional de Kodanshas promovido pela Confederação Brasileira de Judô em parceria com a Federação Paulista de Judô. Cerca de 150 professores, ex-atletas e medalhistas olímpicos de todo o Brasil lotaram o auditório do Paineiras para uma tarde de reencontros e de uma rica troca de conhecimento.
“Esse evento tem uma importância muito grande, pois nos proporcionou rever os amigos antigos e, da mesma forma, fortalecer ainda mais o judô do Brasil”, descreveu o faixa vermelha 9º dan, Yoshihiro Okano, de 79 anos, sendo 62 deles dedicados ao judô. “Os Kodanshas vão deixar muito legado para as gerações futuras e é neste tipo de encontro que podemos discutir que tipo de legado será este. O kodansha acaba sendo uma pessoa de referência para a sociedade e isso é uma honra muito grande.”
Sob o comando do presidente Silvio Acácio Borges, o encontro começou com a cerimônia de posse da nova Comissão de Nacional de Graus da CBJ, formada por Antônio dos Santos Gomes (PA), Denis Medeiros de Lima (PE), Aloísio da Costa Short Sobrinho (BA), Takeshi Miura (DF) e Michiharu Sogabe (SP), presidida pelo professor Icracir Rosa (SC).
Em seguida, os professores Shuhei Okano e Michiharu Sogabe ministraram palestras sobre “História, Filosofia e Pensamento do mestre Jigoro Kano” e sobre a “Conduta de um Kodansha”.
“Judô é disciplina, respeito e educação”, pontuou o sensei Okano, que distribuiu uma apostila com ensinamentos sobre o pensamento de Jigoro Kano, o fundador do Caminho Suave.
A segunda parte do encontro foi dedicada à apresentação da estrutura administrativa da CBJ. Cada um dos gestores e parceiros da entidade – Robnelson Ferreira (Executivo), Matheus Theotônio (Eventos), Renato Araújo (Financeiro), Marcelo Theotônio (Categorias de Base), Ney Wilson (Alto Rendimento), Manoela Penna (Comunicação) e Maurício Santos (Marketing) – explicaram as responsabilidades de seus respectivos departamentos na gestão da CBJ.
Entre os presentes estavam alguns dos professores mais graduados do país, como o recém-graduado 10º Dan, Massao Shinohara, Odair Borges, Paulo Duarte, Uichiro Umakakeba, além de velhos conhecidos do esporte, como os medalhistas olímpicos Aurélio Miguel, Rogério Sampaio, Luiz Onmura, Henrique Guimarães, Douglas Vieira, entre outros. As mulheres kodanshas foram representadas por pioneiras da modalidade como Soraia André, Nilza Guimarães e Solange Pessoa Vincki.
Orgulhoso, o presidente Silvio Acácio encerrou o encontro com um agradecimento especial e convidou todos os participantes para o jantar de confraternização.
“Me sinto muito feliz e realizado por estar tendo a oportunidade de liderar a CBJ neste momento histórico, de ter a parceria de todos aqui presentes e de poder fazer um pouquinho mais a cada dia pelo judô brasileiro.”
Com informações da Assessoria de Imprensa da CBJ
Fotos: Everton Monteiro