Professores e dirigentes que participaram da reunião anual da 1ª Delegacia Regional da Capital © Simone Lima
Como ocorre tradicionalmente, o Centro de Aperfeiçoamento Técnico (CAT) na Água Branca foi o palco da reunião anual da 1ª Delegacia Regional Capital da Federação Paulista de Judô. O encontro realizado neste sábado (3) contou com a participação dos dirigentes e representantes de 39 agremiações filiadas à FPJudô na capital.
A reunião foi conduzida pelo professor Fernando Ikeda, coordenador técnico da 1ª DR Capital, acompanhado dos dirigentes Hissato Yamamoto, delegado regional; Kendi Yamamoto, coordenador de arbitragem; Thaís Sayuri e Roger Uchida, coordenadores de oficiais técnicos; Eduardo Kitadai, coordenador adjunto de arbitragem; e Rioti Uchida e Wagner Uchida, coordenadores de módulos. Compareceram também Arnaldo Luís Pereira de Queiróz, secretário-geral da FPJudô, e Henrique Carlos Serra Azul Guimarães, medalhista olímpico e coordenador-geral do Centro de Excelência Esportiva de São Bernardo do Campo.
Entre os presentes estavam dezesseis professores kodanshas: Antônio Honorato de Jesus, Alcides Camargo, Belmiro Boaventura da Silva, Fernando Catalano Caleja, Osvaldo Hatiro Ogawa, Hissato Yamamoto, José Paulo Figueiroa, Henrique Guimarães, Miriam Minakawa, Eduardo Kitadai, Pedro Luís Fernandes, Ricardo Forte Katchborian, Roberto Forte Katchborian, Eduardo Melato Neto, Jairo Rodrigues, e Rioti Uchida.
No encontro foram apresentadas as determinações para 2024, divulgados os resultados das ações desenvolvidas na temporada passada e discutido o calendário da temporada. Segundo o coordenador técnico da 1ª Capital, várias questões e sugestões levantadas na ocasião agora serão encaminhadas à diretoria da federação.
Entre os temas abordados destacaram-se os planos da diretoria da 1ª Delegacia da Capital para a temporada 2024, bem como os formatos para inscrição de atletas em eventos. Definiu-se a forma de pagamento das taxas de eventos oficiais e amistosos, além da transferência de atletas, custas e documentos. As carências da plataforma Zempo da CBJ, a confecção de crachás de identificação para oficias técnicos da 1ª Capital, a implantação do sistema Mirai da FPJudô e o ato normativo 001/2023, que abrange as técnicas proibidas para as classes sub e sub 11, fecharam o segundo módulo da reunião.
Assim como nas demais delegacias regionais, o último bloco do encontro foi aberto com o tema dos módulos organizados pela regional, que preveem maior participação de professores e técnicos nesta temporada. Foram transmitidas informação sobre as atividades que envolvem os amistosos da regional e, por fim, discutiu-se o calendário de atividades da 1ª Capital para o ano de 2024.
Participaram do encontro os professores Ademar Baeta, da Sociedade Esportiva Palmeiras; Alcides Camargo, da Associação Vila Santa Isabel; Lucas Marques Sturn, da Academia de Lutas Ossturn; Danilo Aoike, da Asociação de Judô de Pedreira; Caio Kanayama, da Associação de Judô Kanayama; Carlos Alberto Previato, da Associação de Judô Previato; Dilso Borges Coelho, do Pirituba Futebol Clube; Edmilson Costa Leão, da Associação Esportiva, Cultural e Educacional da Freguesia do Ó, Felipe da Silva, da ADUC União da Comarca; Fernando Catalano Caleja, do Círculo Militar de São Paulo; Francisco Carlos, da Associação de Judô Carlos Fossatti; Hatiro Ogawa, do Hombu Budokan; Hissato Yamamoto, da Associação de Judô Vila Carrão; Horácio Rodrigo Pissarra, de Academia de Judô Pissarra; Jairo Rodrigues, da Associação de Judô Shoorikan; João Carlos Alves de Souza, da João do Grito de Judô; José Gonçalves, do Instituto Sensei Divino Budokan; José Paulo Figueiroa, da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB); José Vinicius, da Academia Matrix; Laryssa Thabyda Magalhães Silva, da Associação de Judô Kimura; Lauro Hiroshi Miyake, da Associação Pessoa de Judô; Leonardo Luís Vendrame, do Judô Kata Team; Luccas Barbosa, do Judô Constantino; Luís Antônio Bernardo, da Associação de Judô Mito; Marcos Macedo, do Clube Atlético Ypiranga; Maurício de Jesus Neves, da Imecam/Messias; Miriam Minakawa, da Associação A Hebraica de São Paulo; Pedro Luís Fernandes, da Associação Fernandes de Judô; Rafael Asahi, da Associação de Judô Vila Sônia; Raphael Moura, o Juquita, do Esporte Clube Pinheiros; Raphael Magalhães, do Ipê Clube; Ricardo Forte Katchborian, do Clube Atlético Monte Líbano; Ricardo Perez Rodrigues, da Associação Asahi de Judô; Roberto Forte Katchborian, do Esporte Clube Sírio; Rubiane Guarino Pereira, da Associação Colossus de Judô; Vagner Valentim, do Clube Esportivo da Penha; Caio Kanayama, do Projeto Budô; Wellington Vieira, do Colégio Sir Isaac Newton; Rioti Uchida, da Associação de Judô Alto da Lapa; e Creito Nakamura, da Associação de Judô Butantã Budokan.
O professor kodansha Hissato Yamamoto agradeceu a presença de todos os participantes, concluindo a reunião anual da 1ª Delegacia Capital com expressivos agradecimentos aos professores, técnicos e dirigentes das agremiações filiadas que contribuíram para enriquecer o evento.