A nova logo da Copa São Paulo foi apresentada aos delegados regionais no encontro deste sábado © EA
Marcando a retomada das atividades administrativas do judô paulista em 2024, a diretoria executiva da Federação Paulista de Judô (FPJudô) realizou neste sábado (13) a tradicional Reunião dos Delegados com todo o staff diretivo para planejar e definir as principais metas da temporada.
No encontro foram anunciadas diversas inovações no setor de Tecnologia da Informação (TI), entre elas o Sistema Mirai, plataforma digital que proporcionará uma experiência mais moderna e ágil aos usuários. Com ele a federação vai administrar de forma totalmente digital eventos, inscrição de atletas, controle de resultados e muito mais.
Outro ponto importante discutido durante o encontro foi o novo formato da Copa São Paulo. A parceria recém-firmada com a com a Agência EA trará para o evento mais oportunidades de atrair investidores e ampliar a participação de equipes internacionais. Com a implementação de novas estratégias e ações, a Copa São Paulo consolida-se como o maior evento de judô das Américas, proporcionando aos atletas e espectadores uma experiência ainda mais grandiosa.
Além disso, foi anunciado o lançamento da edição digital da revista Judô Paulista, que trará os principais eventos e acontecimentos de 2023. Essa publicação é de extrema importância para divulgar conquistas e avanços do judô paulista, além de promover a modalidade, seus praticantes e apoiadores. A revista também terá uma edição física com quase 200 páginas, levando aos leitores informações mais completas e detalhadas sobre o universo do judô no Estado de São Paulo na temporada passada.
A reunião, realizada no Pampas Palace Hotel, em São Bernardo do Campo, começou com a exposição do presidente Alessandro Panitz Puglia, que, após agradecer a presença de todos, falou sobre a expansão no número de filiados e relatou as conquistas mais relevantes de 2023 nos setores técnico e administrativo.
“A temporada 2023 será sempre lembrada pelo avanço obtido em todos os setores da gestão. As filiações de pessoas físicas atingiram o número recorde de 14.678, e no âmbito das entidades tivemos o registro de 487 clubes, associações e dojôs. Firmamos parceria com grande clubes do Estado que, além de filiados, tornaram-se parceiros na realização dos seus eventos, alcançando sinergia muito bem-sucedida e lucrativa para ambos os lados. A coparticipação da FPJudô na promoção, gestão e realização elevou estes certames a outro patamar, o que nos deixou muito felizes”, disse o dirigente. Em seguida, destacou o sucesso obtido com o lançamento da Divisão Escolar/Iniciante.
“Com a criação da nova categoria estamos certos de que até março de 2025 teremos mais de 500 agremiações e clubes filiados e esperamos ultrapassar a marca dos 20 mil atletas associados, o que certamente nos tornará uma das entidades de administração esportiva mais pujantes do Brasil.”
Arnaldo Queiroz, secretário-geral da FPJudô, destacou o avanço na captação de recursos vindos das iniciativas pública e privada, bem como a concretização de projetos e parcerias que notabilizarão ainda mais o judô bandeirante.
“Iniciamos a temporada inovando no formato da parceria com a Shihan Kimonos, a fornecedora oficial da federação. Em seguida realizamos a colação de grau da primeira turma do Keisei no Michi – Caminhos da Formação, e na sequência demos início à segunda turma do curso desenvolvido e realizado em parceria com o CREF4/SP. A Ajinomoto do Brasil renovou parceria conosco e esta negociação rendeu várias novas áreas oficiais de tatamis que permitiram a melhoria dos equipamentos de algumas delegacias regionais. Concretizamos ainda a instalação do Centro de Treinamento de Aguaí, que será administrado com recursos municipais e do governo do Estado de São Paulo.
Queiroz também destacou a execução do primeiro Projeto Social da FPJudô, com recursos de emenda proposta pelo vereador Aurélio Nomura. Inicialmente deverão ser atendidas 100 crianças.
O secretário-geral enfatizou, porém, que o principal acontecimento de 2023 foi a parceria com a Agência EA. “Avalio que a empresa capitaneada por Marcos Inchausti é uma das maiores do País. Ela e responsável pela realização de eventos e ativações como COB Expo; Casa Brasil dos Jogos Pan-Americanos e Casa Brasil Paralímpica, ambas em Santiago do Chile; Guess Uh-Who, o case de Heineken carregado de desafios; o Festival Olímpico Arena Pinheiros e a execução geral do Campeonato Paulista Feminino de Futebol, entre outros. Mas o importante é que a Agência EA reconheceu o gigantismo da nossa competição de judô, selou parceria até 2027, e estamos certos de que já em 2024 realizaremos um certame infinitamente superior.”
“A Federação Paulista de Judô tem o orgulho de anunciar o lançamento do Sistema Mirai, uma plataforma inovadora projetada para transformar radicalmente a administração do nosso ecossistema administrativo e esportivo, incluindo delegacias, agremiações e atletas”, disse Marcelo Eiji Fugimoto, coordenador de marketing digital da FPJudô. E explicou que ele representa um marco na digitalização e centralização de informações fundamentais, redefinindo as operações administrativas no judô paulista.
“Essencialmente, o Mirai facilitará o registro integrado de todos estes agentes e introduzirá um sistema robusto para o gerenciamento de todos os cadastros, perfis de usuários, controle de acessos e manutenção de logs históricos. Estas inovações são vitais para assegurar a integridade e a segurança dos dados, além de proporcionar uma auditoria eficiente e 100% transparente.”
Na primeira fase deste projeto, já em andamento, a FPJudô implementa a carteirinha digital do atleta, acessível por meio de um aplicativo móvel.
“Sob a orientação de Luiz Lago, fornecedor de serviços e líder técnico de desenvolvimento do sistema, estamos dedicando especial atenção aos aspectos de UX (experiência do usuário) e UI (interface do usuário), assegurando não só a funcionalidade, mas também a intuitividade e a eficiência do aplicativo”, pontuou Fugimoto.
Luiz Lago destacou que um aspecto inovador do Mirai é a criação de áreas de acesso segregadas e específicas para delegacias e agremiações, funcionalidade inédita que proporcionará uma gestão mais eficiente e segura desses setores.
“Esta característica será uma novidade importante na Federação Paulista de Judô e promete melhorar significativamente a organização e a comunicação entre diferentes níveis e departamentos.”
Apresentando relatórios cada vez mais pormenorizados, o professor Marco Aurélio Uchida, coordenador técnico da FPJudô, fez um resumo de todas as atividades que envolvem a área técnica, culminando com a apresentação do calendário oficial do judô paulista para 2024.
No tocante ao número de judocas inscritos nos certames realizados no Estado em 2023, a conta impressiona bastante. A Copa São Paulo reuniu 3.944 participantes, o Open Ajinomoto totalizou 2.532 e as fases finais das seis classes do Campeonato Paulista totalizaram 2.828. Os campeonatos paulistas por faixa, de kata e veteranos receberam 1.121 incrições, as duas seletivas totalizaram 1.851 atletas e o Torneio Beneméritos atraiu 162 judocas, enquanto os cinco torneios amistosos realizados com gestão compartilhada registraram 4.751 inscrições, o que mostra que 17.189 judocas inscreveram-se nas competições realizadas no Estado de São Paulo em 2023.
Uchida acrescentou que nesta temporada caberá a São Paulo realizar o Campeonato Brasileiro da Região V, nos dias 6 e 7 de abril. “Fora isso, devido aos Jogos Olímpicos de Paris, a temporada será ainda mais corrida. Estes fatores exigem maior dinâmica das gestões e coordenações técnicas de todo o pessoal envolvido na administração esportiva da entidade. Não foi a toa que demos a largada já em alta velocidade.”
Com todas essas novidades e iniciativas, fica evidente que a temporada de 2024 começa a todo vapor em São Paulo. A FPJudô está comprometida em promover melhorias e inovações para fortalecer cada vez mais o judô paulista, visando sempre ao crescimento técnico e à expansão da modalidade. A Reunião dos Delegados 2024 foi um marco importante nesse processo.