E C Pinheiros sagra-se Campeão da Copa São Paulo de Judô 2016

Um evento para ficar na história da modalidade. A Copa São Paulo de Judô 2016 que desde 2007, ano de sua criação, foi crescendo em números e importância a cada edição realizada.

A edição de 2016 ocorreu no ginásio “José de Almeida”, no Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, o Ibirapuera, um templo do esporte paulista.

Foram três mil e cem judocas inscritos, oriundos de dezoito estados brasileiros que disputaram o título da competição nas classes sub 11, sub 13 e sênior no sábado (19) e sub 15, sub 18 e sub 21 no domingo (20).

CopaSP_2016 (113)

Pela primeira vez na história da modalidade um governador do estado prestigiou um evento de judô. O Governador Geraldo Alckimin fez questão de participar da cerimônia de abertura da competição, acompanhado do Secretário Estadual de Esportes, Lazer e da Juventude Jean Madeira. Ambos foram recepcionados pelo Presidente da F.P.Judô Alessandro Puglia.

CopaSP_2016 (538)

O Judô é um esporte e uma filosofia. O judô nos ensina a honra, a coragem, a honestidade, a modéstia, o respeito, o autocontrole, a amizade. É essa filosofia que fortalece o físico e o espírito e faz bem para a sociedade ”, comentou o Governador Alckmin e complementou: “O judô é o orgulho do Brasil. É o maior número de medalhas das nossas Olimpíadas”.

CopaSaoPauloD5200-18x55mm (199)

Participaram também da abertura da competição o vice-presidente da CBJ, Francisco de Carvalho Filho, o Cônsul do Japão no Brasil Takahiro Nakamae, o coordenador estadual de arbitragem Edison Minakawa, os medalhistas olímpicos Chiaki Ishii, Rogério Sampaio, Douglas Vieira, Henrique Guimarães, Carlos Honorato, a campeão pan-americana Soraia André , o Diretor Presidente da Mitsui Sumitomo Seguros, Keiichi Hara, os Delegados Regionais da F.P.Judô, os professores Kodanshas de São Paulo, os presidentes das Federações de Judô dos estados do Pará e de Santa Catarina Walter Amaral Junior e Silvio Acácio Borges respectivamente, o presidente da Kodokan no Brasil Takanori Sekine, entre outras autoridades presentes.

DCIM100GOPRO

“Apesar de ter sido convidado para as edições anteriores, esta é a primeira vez que consegui me organizar para chegar aqui. A Copa São Paulo é uma maravilha, um espetáculo a toda prova. Para nós que batalhamos e trabalhamos com o judô, ver um evento desta magnitude nos deixa até assustados. Nossos atletas sempre vieram aqui. Nós fazemos um evento onde São Paulo sempre participa conosco que é o Meeting Sul Brasileiro, um evento grandioso que nos dá um respaldo, mas que une em torno de 600 a 700 atletas. Num universo de três mil e cem atletas é assustador! E é aí que a gente ver o que é ter uma equipe unida e comprometida. A competição está rolando desde o primeiro hajime, sem parar, oito áreas, é maravilhoso ver tudo isso! ”, comentou o Presidente da Federação Catarinense de Judô Silvio Acácio Borges.

“A Copa São Paulo serve para mim como aprendizado. Eu venho para cá para aprender. A gente aprende com aquilo que é bom. Se tem um produto que é bom, que funciona, preciso aprender como funciona a estrutura, a logística, a organização antes, durante e depois do evento. A gente sempre encontra o judô do estado de São Paulo de portas abertas, e por isso agradeço ao presidente Puglia, inclusive por receber muito material didático da F.P.Judô como livros, DVDs. Isso é importante porque o judô não se faz só da medalha, do troféu, ele se faz sim da partilha, da distribuição do conhecimento. Isso que é a questão principal, o Jita Kyoei, que é bem estar e benefícios mútuos”, afirmou o Presidente da Federação Paraense de Judô Walter Amaral Junior.

“Um evento muito bem organizado, no padrão internacional, atletas crianças muito bem arrumadas, cumprimentando direitinho e as disputas de dois, três minutos (para crianças) realizadas da forma ideal. Eu estou no Brasil há 53 anos e desde aquela época até os dias atuais o judô está bem evoluído, bem desenvolvido e bem disciplinado porque tem muitos professores acompanhando as ações dos alunos. Quero parabenizar também a Federação Paulista de Judô pelo trabalho realizado ”, disse o presidente do Kodokan no Brasil, Takamori Sekine.

O professor Uichiro Umakakeba, professor responsável pelo Centro de Excelência de Bastos disse sobre suas expectativas com a sua equipe na Copa São Paulo: “Esse campeonato, para nós do interior, é um marco que faz medir o nível dos atletas. Damos muita importância e queremos ver aqui o nível dos atletas de Bastos. E aqui, vejo que realmente são atletas muito fortes neste campeonato. É um marco que daqui levo para continuarmos o treinamento lá em Bastos. Estamos no começo da competição, mas tenho expectativa de boas classificações da turma de Bastos”.

A Copa São Paulo de Judô contou com a participação de atletas dos seguintes estados: Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraíba, Distrito Federal, Espírito Santo, Paraná, Mato Grosso, Tocantins, Amazonas, Bahia, Santa Catarina, Maranhão Rondônia, Piauí, Pará, Rio Grande do Norte e Roraima.

Após os dois dias de competição, no cálculo da contagem geral de pontos, o Esporte Clube Pinheiros foi declarado o grande Campeão da Copa São Paulo de Judô 2016.

Resultados dos 10 melhores clubes classificados:
Esporte Clube Pinheiros – 67 pontos
São João Tênis Clube / APAJA – 62 pontos
Associação Brasileira A Hebraica de São Paulo – 44 pontos
SESI SP – 36 pontos
Associação de Judô Araçatuba – 31 pontos
Associação Namie de Judô – 28 pontos
Associação de Judô de Bastos – 27 pontos
Associação Marcos Mercadante de Judô – 27 pontos
Grêmio Náutico União do Rio grande do Sul – 25 pontos
10º Academia de Judô Pissarra – 23 pontos

Clique aqui e confira os vídeos da competição.
Clique aqui e confira os resultados completos

Clique aqui e confira o primeiro álbum de fotos as fotos do primeiro dia de competições.
Clique aqui e confira o segundo álbum de fotos as fotos do primeiro dia de competições.

Clique aqui e confira o primeiro álbum de fotos do domingo

Clique aqui e confira o segundo álbum de fotos do domingo

Assessoria de Imprensa da F.P.Judô

DSC_0270

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fique por dentro de eventos e notícias locais das Delegacias Regionais

Nossos Parceiros

Logo Parceiros

Nossos Apoiadores

Logo Apoiadores

Nosso Instagram @fpjudo