O delegado regional Akira Hanawa e a coordenadora de arbitragem da 14ª Vale do Ribeira Edna Pioker de Lima conduziram o encontro © 14ª DR
A diretoria da 14ª Delegacia Regional Vale do Ribeira da Federação Paulista de Judô realizou a reunião anual que norteia os trabalhos da temporada neste sábado (3) no salão da Paróquia São João Batista, em Sete Barras. Conduzido pelo delegado regional Akira Hanawa, o encontro contou com a participação de 24 dirigentes e representantes de dez agremiações, das 15 filiadas à FPJudô na região.
Além do delegado regional, participaram do encontro a árbitra FIJ A e coordenadora de arbitragem da 14ª Vale do Ribeira Edna Pioker de Lima e a tesoureira Elaine Cristina Mizuno. Os professores kodanshas Edson Silva Barbosa, da Associação Barbosa de Judô, e Rubens Massashi Nakazawa, da Associação Registrense de Judô, prestigiaram o encontro.
O delegado Akira Hanawa abriu a reunião agradecendo a presença de todos os professores e especialmente ao sensei Walter Rocha Lira, da Associação Sete Barrense de Judô, pela recepção, organização e hospitalidade. O dirigente fez também um agradecimento especial ao Padre Francisco Rodrigues da Rocha Neto, pela cessão do salão paroquial.
Na sequência Hanawa agradeceu a todos pelo empenho na temporada 2023, encerrada com 536 atletas federados na área da 14ª Delegacia Regional Vale do Ribeira.
Inovando e buscando fomentar ainda mais o judô na região, o dirigente convidou os representantes das cinco escolas que mais atletas federaram na temporada passada para fazer uma homenagem simbólica. As vencedoras foram a Escolinha de Judô Mauro Sakai, Associação Registrense de Judô, Associação Cultural e Desportiva de Judô de Juquiá, Primeira Igreja Batista de Jacupiranga e Associação Sete Barrense de Judô e todas receberam certificado alusivo ao feito.
No encontro foram apresentadas as determinações para 2024, divulgados os resultados das ações desenvolvidas na temporada passada e foi discutido o calendário o ano que começa.
Entre os temas abordados destacaram-se a criação da plataforma digital Mirai, criada pela FPJudô que, segundo Hanawa, proporcionará benefícios e facilidades significativas às entidades, professores e judocas em geral, fazendo cadastramentos, controles, confecção de chaves de competição, informações sobre módulos e graduação, publicação de resultados das competições. Informou ainda que as carteirinhas passarão a ser digitais, com possibilidade de opção de carteirinha física aos interessados. “Lembro que a implementação do sistema está prevista para final de março, ou seja, após a Copa São Paulo. Até lá todos deverão manter a forma atual, ou seja, proceder por meio de relatórios”, expôs Hanawa.
Dando sequência, o dirigente falou sobre a Copa São Paulos de Judô 2024, que este ano será realizada nos dias 15, 16, 17, 22, 23, 24 de março. “A FPJudô contratou a Agência EA, que está reformulando o planejamento e o formato, visando a proporcionar maior visibilidade ao evento, trazendo novos patrocinadores. A EA é uma empresa de marketing de larga experiência em promoções esportivas com parceiros como o Comitê Olímpico do Brasil, a Confederação Brasileira de Futebol e a Novo Basquete Brasil, entre outros.”
Detalhista, Hanawa enfatizou as parcerias assinadas e renovadas com apoiadores como a Ajinomoto do Brasil, o CREF4/SP, a Shihan Kimonos e a Original Tatamis, além da Prefeitura de Aguaí, na criação do Centro de Treinamento do Interior com ginásio climatizado, com seis áreas de tatamis para treinamentos e eventos.
Após dissertar sobre formas de inscrição e renovação dos filiados e questões financeiras, Hanawa concluiu o primeiro bloco falando sobre o lançamento da revista física Judô Paulista, fruto da parceria entre a Federação Paulista de Judô e a Global Sports Editora. “Trata-se de uma publicação produzida com muita qualidade e esmero, contendo 186 páginas dedicadas à nova gestão da federação relatando os principais eventos e torneios da temporada 2023.”
Na sequência a professora Edna Pioker abordou os temas técnicos e de arbitragem, como o ato normativo 001/2023, que envolve a proibição de técnicas de sutemi-waza, proibidas para as classes sub 9 e sub 11, nas quais o judoca precisa sacrificar sua posição para aplicar o movimento, caindo junto com o oponente nos tatamis.
A coordenadora de arbitragem falou sobre os módulos organizados pela regional, que preveem maior participação de professores e técnicos nesta temporada. Foram transmitidas informação sobre as atividades que envolvem os amistosos da regional. Na sequência discutiu-se o calendário de atividades da 14ª Vale do Ribeira para a temporada 2024.
A árbitra FIJ A concluiu recomendando aos professores do Vale do Ribeira que incentivem os novos praticantes a conhecerem as regras e a atuarem como árbitros, inicialmente em suas associações, preparando-se para futuros eventos da delegacia regional.
Hanawa retomou a palavra abordando o tema do Zempo, reforçando as sugestões e orientações feitas pela delegacia há muito tempo para que os professores registrem seus alunos nessa plataforma assim que efetivarem o registro na federação.
Na sequência, de forma democrática foi elaborado o calendário da 14ª delegacia regional com debates, sugestões e colocações de todos os participantes do encontro.
Finalizando a reunião, Akira Hanawa solicitou aos professores atenção às normativas da FPJudô e da CBJ, de forma continua e cuidadosa, como por exemplo, o Regulamento Nacional para Exames e Outorgas de Faixas e Graduações de 2023 da CBJ. O dirigente agradeceu a presença de todos e convidou-os para o coquetel oferecido pela Associação Sete Barrense de Judô.
Participaram do encontro os professores Daniele Kaori Kurosawa, da Escola Municipal de Judô Mauro Sakai; Daniel José da Silva, da Igreja Casa da Benção de Pariquera-Açu; Eduardo Hiroshi Oliveira Nakate e Arthur Escaleira, da Associação Chodokan de Itariri; José Roberto Soares, Edson Silva Barbosa e Dirce Akiko Nakazawa Barbosa, da Associação Barbosa de Judô; Rubens Massashi Nakazawa Weber, Mikio Kondo, Osmar Mitsuo Kato, Gervásio Hideki Kurosawa e Inês Kato, da Associação Registrense de Judô; Antônio Roberto Rodrigues Bicas e Elizabete Rodrigues Bicas, da Associação Cultural e Beneficente Nipo Brasileira de Jacupiranga; Fábio Pires Marques, Ângelo Castelano e Danilo Yamamoto, da Associação Desportiva de Judô de Juquiá; Walter Rocha Lira e Moacir Camilo de Almeida, da Associação Sete Barrense de Judô; Íris Gonçalves Lima, da Associação de Judô Primavera; e Graciliano Santana Neto, da Associação Cajatiense de Judô.