O judoca Rafael Silva é atleta do Time Ajinomoto
Medalhista olímpico e mundial de judô, Rafael Silva, o Baby, não é um talento apenas nos tatamis. O atleta do Time Ajinomoto também mandou bem na cozinha em um vídeo ensinando a preparar dois pratos saborosos e nutritivos: “Frango com Batata-Doce ao Molho” e “Overnight Oats”.
Perfeitas para quem pratica esportes, as receitas seguem o programa “Alimentação para Vencer – Kachimeshi®”. Criado pela Ajinomoto no Japão, esse conceito é utilizado pelo Comitê Olímpico Japonês com seus atletas e estimula o consumo de uma alimentação equilibrada e saborosa, que atenda às necessidades nutritivas e específicas de cada atleta de acordo com suas características físicas e as exigências de sua modalidade.
Além de deliciosas, as receitas feitas por Rafael são práticas. O frango, por exemplo, é preparado usando apenas uma panela. “A batata-doce é uma boa opção de carboidrato de absorção lenta. Ela dá energia e ajuda a manter a saciedade por mais tempo. Já o peito de frango é rico em proteína e tem baixa quantidade de gordura”, ressalta o judoca duas vezes medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres (2012) e Rio de Janeiro (2016) e três vezes medalhista em campeonatos mundiais (prata em 2013 e bronze em 2014 e 2017).
Já o lanche proteico é uma opção para o café da manhã ou como lanche pré ou pós-treinamento e tem a vantagem de ser prático para levar a qualquer lugar. A receita é fonte de proteína e carboidratos, ideal para dar energia antes de treinar ou para repor os nutrientes do organismo e recuperar o corpo para o próximo treino.
“Alimentação equilibrada é essencial para qualquer atleta e ajuda nossa performance nos treinos e competições. Além de me alimentar bem, também faço suplementação com aminoácidos”, diz Rafael. Ele utiliza aminoVITAL® GOLD, suplemento que contém os nove aminoácidos essenciais. “Eu costumo tomar antes e depois do treino para garantir uma boa recuperação muscular e estar preparado para o treino do dia seguinte”, completa o judoca que defende o Esporte Clube Pinheiros e a seleção brasileira.
Gravado em casa com Bruna Gonçalves, sua esposa, como cinegrafista, o vídeo com a performance de Rafael cozinhando pode ser visto nas redes sociais da Ajinomoto do Brasil. As receitas dos dois pratos e outras opções com o programa “Alimentação para Vencer – Kachimeshi®” estão disponíveis no site www.saboresajinomoto.com.br.
Frango com Batata-Doce ao Molho
Ingredientes
2 colheres (sopa) de margarina;
1 cebola pequena picada;
1 batata-doce média cortada em cubos médios;
700 ml de leite;
400 g de peito de frango cortado em iscas;
2 sachês de tempero SAZÓN® Verde;
2 pitadas de sal;
2 colheres (sopa) de farinha de trigo;
50 g de queijo coalho ralado (ou mozarela ou minas padrão) e
2 colheres (sopa) de salsa picada
Modo de preparar
– Em uma panela grande, você aquece a margarina em fogo médio e refoga a cebola e a batata até começarem a dourar;
– Adicione o frango, o Tempero SAZÓN® e o sal, e frite até o frango dourar levemente;
– Acrescente a farinha de trigo e mexa rapidamente;
– Junte o leite aos poucos para não formar grumos, e cozinhe em fogo médio por 15 a 20 minutos ou até a batata ficar macia e o líquido ferver e encorpar;
– Acrescente o queijo e cozinhe por mais 5 minutos;
– Retire do fogo, polvilhe com a salsa e sirva em seguida, acompanhado de arroz e salada.
Overnight Oats (Creme de MID® proteico)
Ingredientes
800 ml de leite;
2 xícaras (chá) de aveia em flocos;
1 sachê de MID® Baunilha com Limão;
2 colheres (sopa) de chia;
12 castanhas-do-brasil picadas e
3 bananas médias picadas.
Modo de preparar
– Em um recipiente (pode ser uma jarra) misture o leite, o MID, a aveia, a chia e metade das castanhas;
– Distribua em 6 potinhos a banana, o conteúdo da jarra e salpique com o restante da castanha;
– Leve para gelar. Você pode preparar essa receita na noite anterior para ser consumida no dia seguinte, assim a praticidade está garantida.
Projeto Vitória
O Time Ajinomoto faz parte do Projeto Vitória, iniciativa criada pela empresa em 2003, no Japão, e que chegou ao Brasil em 2019 com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do esporte nacional. Atualmente, 34 atletas olímpicos e paralímpicos compõem o grupo e recebem suporte relativo à nutrição e aos benefícios da ingestão de aminoácidos por esportistas de alto rendimento.
Cotidiano
12 de dezembro de 2020
Fonte RACE COMUNICAÇÃO
Curitiba – PR