Atual presidente da Comissão de Atletas do COB, Tiago Camilo assume mais um cargo na gestão esportiva. Sua nomeação como diretor do Departamento de Gestão do Esporte de Alto Rendimento da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de São Paulo foi publicada nesta quarta-feira (25) no Diário Oficial.
Campeão mundial em 2007, medalhista de prata na Olimpíada de Sydney (2000) e de bronze em Pequim (2008) e tricampeão dos Jogos Pan-Americanos, Camilo vai dirigir o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa de São Paulo.
O Centro Olímpico pertence à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEME) e suas atividades estão voltadas para os esportes olímpicos de alto rendimento. Prepara crianças e jovens de 5 a 19 anos para as principais competições municipais, estaduais, nacionais e internacionais, sem nenhum custo para atletas ou seus pais.
“Ainda não sei qual será nosso maior desafio, mas sabemos que o esporte brasileiro precisa de inovação nos programas aplicados para os atletas. São Paulo sempre foi o maior centro de formação de atletas do Brasil e a minha proposta é tornar o Centro Olímpico referência nessa transição”, disse o peso médio tricampeão dos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro (2007), Guadalajara (2011) e Toronto (2015).
Atual presidente da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (CACOB), Tiago Camilo explica por que não tentou reeleger-se nas eleições realizadas no mês passado no Rio de Janeiro.
“Sim, dezembro será meu último mês como presidente da CACOB e saio com a sensação do dever cumprido. Fizemos muitas alterações e modificações em prol dos atletas, mas estou certo de que os colegas que ficaram na comissão darão continuidade ao que foi feito nesses quatro anos. Não tentei a reeleição por que acredito que outros podem fazer melhor, e também sinto que fiz o meu melhor e cumpri a minha função”, explicou Camilo.
Na Prefeitura de São Paulo, Tiago Camilo seguirá os passos dados por outros judocas como Henrique Guimarães, medalhista olímpico em Atlanta 1996 (bronze), que coordenou o Centro Olímpico de 2010 a 2013, e Rogério Sampaio, campeão olímpico em Barcelona (1992), que esteve à frente do equipamento municipal de 2013 a 2015. A última atleta medalhista olímpica e mundial a dirigir o Centro Olímpico de São Paulo foi a jogadora de basquete Magic Paula, de 2001 a 2003 e de 2005 a 2010.
Fundamentado nas duas décadas de vivência e a vasta experiência adquirida no esporte de alto rendimento, Tiago Camilo revelou à Budô o que tem em mente no sentido de ampliar o atendimento de jovens assistidos pelo Centro Olímpico de São Paulo e fomentar o surgimento de novos talentos.
“Primeiramente quero entender quais programas estão em andamento e como poderemos melhorar ou ampliar tudo que já vem sendo feito. Minha experiência certamente me ajudará, viajei pelo mundo todo e tenho conhecimento de muitos programas aplicados no exterior. Assumi este desafio visando a deixar um importante legado para os atletas e para o esporte paulista”, adiantou o campeão mundial.
Avaliando as parcerias existentes na atualidade, o medalhista olímpico projeta aumentar a produtividade dos atletas formados no Centro Olímpico. “O centro é um local de passagem para o aprimoramento e a evolução técnica dos atletas. Certamente as parcerias continuarão a existir, mas quero que essa passagem seja ainda mais produtiva e que os atletas saiam com uma base técnica sólida para continuar desenvolvendo-se em outros locais ou clubes”, disse.
Ex-técnico da seleção paulista de judô, amigo pessoal e um professor que acompanhou Tiago Camilo desde o início de sua trajetória em Tupã (SP), Alessandro Puglia, vice-presidente da Federação Paulista de Judô, destacou a trajetória vencedora do novo diretor do Centro Olímpico de São Paulo.
“Particularmente fico muito feliz, pois acompanho o desempenho do Tiago desde a infância. Em tudo que fez até hoje ele foi muito bem-sucedido. Tornou-se um dos maiores medalhistas do judô brasileiro e como presidente da CACOB obteve enorme sucesso, assim como à frente do Instituto Tiago Camilo, onde atende muitas crianças e jovens. É extremamente comprometido com tudo que assume e tenho certeza de que fará excelente gestão à frente do Centro Olímpico de São Paulo. Ele é um exemplo de judoca e seu legado certamente influenciará positivamente milhares de atletas que seguem hoje o exemplo deixado por ele. Em nome da diretoria da FPJudô parabenizo nosso campeão mundial e desejo sucesso total nesta nova empreitada”, expressou o dirigente.
Gestão Esportiva
28 de novembro de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos FABRÍCIO MARQUES e DIVULGAÇÃO
Curitiba – PR