Pindamonhangaba sedia Treinamento de Campo Internacional com a Seleção Brasileira

Pindamonhangaba sedia Treinamento de Campo Internacional com a Seleção Brasileira

Entre os dias 07 e 16 de janeiro a Confederação Brasileira de Judô realizou o treinamento de campo internacional com a seleção brasileira na cidade de Pindamonhangaba. E contou com a participação da seleção da Rússia e do Azerbaijão. O trabalho na pré-temporada visa preparar a equipe para encarar e ter sucesso nas principais competições do ano. O primeiro grande desafio do Brasil será o Grand Prix de Havana, em Cuba, entre os dias 22 e 24 de janeiro. A competição vale pontos no ranking mundial, que servirá para definir os convocados para as Olimpíadas.  Além da seleção principal, os atletas da seleção sub 21 também tiveram a oportunidade de treinar com as equipes principais do Brasil, Rússia e Azerbaijão. Durante os dias de treinamento o Centro de Treinamento recebeu a visita de vários medalhistas olímpicos do Brasil: Carlos Honorato, Luis Onmura, Rogério Sampaio, Aurélio Miguel, Henrique Guimarães, que puderam trocar um pouca da experiência de cada um com os atuais integrantes da seleção brasileira.

Na sexta feira, 15, foi a vez de Chiaki Ishii visitar a seleção, ao lado do presidente da Federação Paulista de Judô, Alessandro Puglia, e passar um pouco de todo seu conhecimento de judô aos atletas. Na bagagem, uma pilha de exemplares de seu livro “Os pioneiros do judô no Brasil” que foram rapidamente distribuídos entre atletas e técnicos. A obra explica o início da modalidade no país, que se confunde com a história do autor, primeiro judoca a colocar o Brasil no pódio olímpico e também em Campeonatos Mundiais.

Bronze em Munique 1972, Ishii elogiou a ação realizada pela CBJ em parceria com o COB e destacou a participação de atletas estrangeiros no treinamento.

“O treino está bom, com judocas do Brasil, Rússia, Azerbaijão. Esse intercâmbio é muito importante para o judô brasileiro se preparar para os Jogos do Rio”, considerou.

Alessandro Puglia também comentou sobre o trabalho realizado no treinamento de campo internacional: “Eu estive aqui na semana passada no primeiro dia de treinamento da seleção brasileira, um treino técnico. Eu conversei com os técnicos e professores e todos concordaram que foi um excelente treino, pois juntos com a seleção estavam atletas do Azerbaijão e Rússia. Muito importante também a presença dos atletas do Sub21, pois vai somar muita experiência para eles, acho isso muito importante. Destaco também a iniciativa da CBJ em convidar os professores e os técnicos de cada atleta do sub 21 que estiveram aqui em Pindamonhangaba treinando, melhorando e compartilhando conhecimento que depois vão levar para a academia.  A seleção brasileira começou a temporada com o pé direito, vão participar agora da competição em Cuba, estão fazendo um treinamento muito forte, a presença dos atletas olímpicos que visitaram o CT durante todo treinamento serviu como um estímulo a mais para os integrantes da  seleção, para acreditarem que todo o trabalho realizado neste ciclo olímpico renderá frutos. Estamos torcendo para que o judô consiga um bom número de medalhas”.

“É um ano olímpico, um ano diferente. Começamos diferente, começamos bem cedo porque nós sentimos que os grandes clubes que abrigam e treinam os atletas nesse período do ano normalmente estão em recesso. O calendário internacional é muito exigente e já temos uma competição agora em janeiro em Havana (Cuba), então foi necessário ter essa iniciativa. Os grandes diferenciais desse treinamento de início de temporada foram dois: O primeiro foi ter aqui no CT a presença dos treinadores. Isso é importante para eles conhecerem a rotina, a vivência, trocar experiência e ver como nós controlamos os atletas dentro do ambiente da seleção, para replicar isso dentro do clube. É controle de peso, controle de alimentação, enfim o controle de todo o processo que o atleta é submetido. Por isso a importância da presença dos treinadores dos clubes aqui conosco.  O outro diferencial foi a presença de duas escolas do leste europeu, que tem um judô bem diferente, diferente do europeu central, diferente da nossa escola, que é uma escola asiática e que nós encontramos bastante dificuldade,  então, tê-los aqui no treinamento onde estão presentes dois campeões olímpicos, inúmeros medalhistas olímpicos e mundiais da equipe da Rússia e da equipe do Azerbaijão, foi muito bom para nossos atletas poder treinar com essas escolas, pois não temos muitas oportunidades de fazer treinos com eles, apenas as competições e aqui tivemos a oportunidade de conviver com eles dez dias”, comentou o coordenador técnico da seleção sênior Professor Ney Wilson.

O medalhista Tiago Camilo comentou sobre a expectativa desse ano olímpico: “Está sendo um começo de temporada bastante puxado com relação aos treinos, pois nós temos uma competição logo na próxima semana em Cuba, e como todo ano olímpico a programação é muito extensa de viagens e competições, então nós temos que cuidar do corpo para não se lesionar, não correr o risco de acontecer uma lesão e você ficar afastado dos treinos e prejudicar toda a preparação, então temos que ter inteligência para administrar tudo isso”.

Mario Tsutsui, técnico da seleção feminina, também teceu seu comentário sobre o treinamento de campo internacional:  “Uma iniciativa bem positiva, nossos atletas participaram com muita disposição, apesar de ser começo de ano. E o local ajudou. É um hotel muito aconchegante, tudo próximo, então tudo isso acabou minimizando problemas que poderiam acontecer pelo fato de ser começo de temporada. Os atletas sofreram um pouquinho, mas suportaram a carga de treino e foi muito positivo”.

O Treinamento de Campo Internacional terminou neste sábado, 16 de janeiro. Agora os atletas já preparam as malas para a disputa do Grand Prix de Havana, que será realizado entre os dias 22 e 24 de janeiro.

A estrutura montada no Hotel Colonial Plaza atendeu mais de 170 atletas e cerca de 50 profissionais das comissões técnicas presentes no Centro de Treinamento.

Clique aqui e confira mais documentação fotográfica do Treinamento de Campo

Assessoria de Imprensa da F.P.Judô

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fique por dentro de eventos e notícias locais das Delegacias Regionais

Nossos Parceiros

Logo Parceiros

Nossos Apoiadores

Logo Apoiadores

Nosso Instagram @fpjudo