Alexandre Araújo e Alessandro Puglia celebram o início de um novo momento do judô no Estado de São Paulo © fpjcom
Na última quinta-feira (7), o prefeito Alexandre Araújo recebeu em seu gabinete o presidente da Federação Paulista de Judô (FPJudô), Alessandro Panitz Puglia, para assinatura do protocolo de intenções para implantação do Centro de Aperfeiçoamento e Treinamento de Judô Aguaí/FPJudô.
Se implantado, o Centro de Aperfeiçoamento e Treinamento terá sua sede no ginásio Domingão e será responsável pelo desenvolvimento técnico de atletas da base ao alto rendimento. A proposta visa à prospecção e formação de novos talentos, bem como à lapidação de judocas que buscam a excelência esportiva. O novo centro de treinamento receberá atletas de várias regiões do Estado de São Paulo.
“A nossa relação com o judô tem-se consolidado cada vez mais. Essa possibilidade de sediar um Centro de Treinamento e Aperfeiçoamento Técnico da Federação Paulista de Judô nos traz muita alegria e orgulho. Aguaí entra para o mapa estadual do esporte e a nossa cidade só tem a ganhar com isso, tanto em relação aos atletas quanto ao próprio desenvolvimento, uma vez que temos recebido milhares de pessoas em eventos de grande nível, movimentando a nossa economia. Estamos muito felizes por mais essa conquista”, destacou o prefeito Alexandre Araújo.
De acordo com Alessandro Panitz Puglia, a expectativa é que até o início de 2024 o CAT possa receber crianças e jovens de Aguaí e outros municípios que queiram trilhar o caminho do judô. “É com enorme satisfação que anunciamos a realização deste ambicioso projeto com o governo aguaiano. Há alguns anos Aguaí adquiriu status de centro esportivo, sediando importantes eventos estaduais do nosso calendário. Avaliamos que com a implantação do CAT Aguaí/FPJudô o município passará a promover transformação social em toda a região Oeste do Estado de São Paulo por meio do ensino e da prática do judô.”
O dirigente da FPJudô completou lembrando que no futuro o Centro de Aperfeiçoamento Técnico de Aguaí terá várias atribuições. “Além de oferecermos treinamento para crianças e jovens de todo o Estado, estou certo de que com a qualidade do equipamento que já sofreu inúmeras adequações e em breve será climatizado e contará com tatamis olímpicos, oferecendo assim uma estrutura de primeiro mundo o Domingão deverá sediar workshops, clínicas, cursos, módulos e treinamentos como kangeikos e shotyugeikos. Nossa proposta é transformar Aguaí em um polo de desenvolvimento técnico do judô na região Oeste do Estado de São Paulo e estou certo de que juntos atingiremos este objetivo.”
Participaram ainda da cerimônia de assinatura do protocolo representantes de autarquias: Sílvio César Santos Souza, o Tatú, diretor de Esportes de Aguaí; Danilo Pietrucci, representante do Instituto Criança Ativa, que executa os projetos de judô no município; e Diego Buson, professor responsável pelo judô aguaiano.