Sílvio Acácio Borges participa da cerimônia de abertura da Copa São Paulo de Judô

Dirigentes dos Estados do Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Ceará, Sergipe e Tocantins também marcaram presença no maior evento do judô nacional

Com o apoio da Prefeitura de São Bernardo, a Federação Paulista de Judô (FPJudô) está realizando neste fim de semana a tradicional Copa São Paulo de Judô, evento que anualmente abre o calendário competitivo do judô bandeirante.

A competição que é classificatória para o Campeonato Brasileiro da Região Vestá sendo realizada no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, e reúne 2800 judocas provenientes de 16 Estados: Alagoas, Maranhão, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio Grande Norte, Roraima, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina.

A cerimônia de abertura aconteceu neste sábado (17), e contou com a presença de autoridades políticas e esportivas. Entre estes Sílvio Acácio Borges, presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ); Alessandro Panitz Puglia, presidente da FPJudô; Francisco de Carvalho, presidente de honra da FPJudô; Rogério Sampaio, secretário Nacional de Alto rendimento do Ministério do Esporte; Alex Mugnon, secretário de Esportes de São Bernardo do Campo; Luiz Hisashi Iwashita, presidente da Federação Paranaense de Judô; Georgton Pacheco, presidente da Federação de Judô do Estado de Tocantins; José Caldeira Cardoso, presidente da Federação Cearense de Judô; Cesár Augusto Progetti Paschoal, presidente da Federação de Judô do Mato Grosso do Sul; Jucinei Gonçalves da Costa, Presidente da Federação Judô Estado do Rio Janeiro; Durval Américo Corrêa Machado, presidente da Federação Sergipana de Judô; Sérgio Pessoa, técnico da seleção de judô do Canadá; os medalhistas olímpicos Douglas Vieira e Henrique Guimarães; Michel Raymond, presidente do Clube Hannagata do Canadá; delegados regionais e inúmeros professores kodanshas.

As disputas de sábado envolveram as classes sub 11, sub 13 e sênior. A classes sub 15, sub 18 e sub 21 acontecem neste domingo.

Em seu pronunciamento, Alessandro Puglia destacou os 60 anos de fundação da FPJudô e a importância do Estado de São Paulo no processo de desenvolvimento do judô brasileiro como um todo.

“Este ano comemoramos 60 anos de fundação da nossa entidade e não poderíamos deixar de reverenciar nossos antepassados. Professores, atletas e dirigentes que pavimentaram a estrada que nos trouxe até aqui. Temos a responsabilidade de dar sequência ao projeto iniciado por nossos antecessores e seguir projetando o judô brasileiro no cenário mundial”, disse dirigente.

Após cumprimentar e dar boas-vindas a todos, Francisco de Carvalho fez um agradecimento especial aos atletas, professores e dirigentes de outros Estados e de outro País, o Canadá.

“Recebemos aqui dois personagens importantíssimos para o judô brasileiro, os professores Sérgio Pessoa e Michel Raymond, que são do Canadá. Sensei Sérgio foi o primeiro professor brasileiro que migrou para o Canadá, enquanto o professor Michel é o canadense responsável pela migração de mais de uma dezena de professores do Brasil para o Canadá. Este País é hoje um excelente mercado de trabalho para os nossos professores. Por meio da iniciativa destes dois professores o Brasil e o Canadá promovem um intercâmbio técnico que está aprimorando o judô deste importante País da América do Norte”, disse o dirigente paulista.

Sílvio Acácio Borges enfatizou a relevância e a importância da Copa São Paulo, no calendário nacional.

“Já estive neste evento em outras oportunidades, e a cada ano me surpreendo com a quantidade e a qualidade que a Copa São Paulo oferece aos milhares de atletas que anualmente veem a São Paulo, no início da temporada,em busca de ritmo e aperfeiçoamento técnico. Parabenizo o presidente Puglia e toda a equipe técnica da FPJudô pela realização deste importante evento”, disse o presidente da CBJ.

Clique aqui e confira os resultados completos dos dois dias de competição

Por: Paulo Roberto Pinto – Revista Budô

Fotos: Paulo Roberto Pinto

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fique por dentro de eventos e notícias locais das Delegacias Regionais

Nossos Parceiros

Logo Parceiros

Nossos Apoiadores

Logo Apoiadores

Nosso Instagram @fpjudo